ENTREVISTA

Estratégia de marketing para os dias atuais

Qual seria a melhor estratégia de Marketing?

Mario Persona -
 O trabalho de marketing resume-se em identificar, analisar e atender necessidades e desejos do cliente com lucratividade. Todas as outras tarefas do marketing dependem dessas três fases, identificar, analisar e atender, que têm seu foco no cliente. 

Na primeira fase, apontamos nosso telescópio para o cliente, seu modo de agir, de comprar, seus desejos, necessidades e expectativas. Então, uma vez identificadas essas necessidades, colocamos tudo sob o microscópio da análise, de como podemos transformar nosso produto ou serviço em valor e benefício para atender o cliente. Finalmente, entregamos e recomeçamos o processo, agora identificando seu grau de satisfação e como seremos capazes de aumentá-lo ainda mais. A melhor estratégia de marketing é aquela que tem sua atenção voltada para o cliente. Evidentemente, ao mesmo tempo fazemos uma análise da concorrência e também das próprias capacidades da empresa.

Qual deve ser "a cara da empresa" atual?

Mario Persona - 
O mundo está mudando rapidamente e o mercado também. À medida que o mercado vai se sofisticando, as pessoas começam a buscar também por produtos mais sofisticados e por um atendimento mais especializado. Uma sociedade pouco sofisticada se satisfaz com pouco. Uma sociedade mais sofisticada precisa ser atendida com produtos e serviços de maior valor agregado para ficar satisfeita.

Se no passado o cliente se contentava com um quilo de arroz pesado na balança, à medida que o mercado foi se sofisticando esse mesmo cliente passou a exigir que o arroz viesse já selecionado, dentro de uma embalagem transparente com tabela de calorias, receitas e um número para atendimento ao consumidor. 

O próximo passo é esse consumidor não querer cozinhar o arroz e procurar por opções onde ele já venha semi-pronto ou até pronto e servido em um ambiente com ar condicionado e música. Nesse estágio vemos a valorização dos serviços como valor agregado. Chega um momento, porém, em que já não é o produto ou o serviço que irá fazer os olhos do cliente brilharem, mas a experiência associada a tudo isso. Eu não quero apenas comprar, eu quero ter uma experiência de satisfação no processo de compra e depois dele.

Tudo isso demonstra que hoje precisamos estar preparados para atuar em uma sociedade mais sofisticada e com mais recursos do que a do ano que passou, portanto a empresa de ontem já não serve para hoje. Ela precisará mais uma vez se reinventar, entender melhor o cliente, descobrir as novas tendências e ir encontrá-lo no patamar onde ele se encontra.

Qual o investimento em marketing mais seguro?

Mario Persona -
 Todo investimento que traz benefícios visíveis para o cliente é um bom investimento. Digo "visíveis", porque muitas vezes podemos investir em melhorias em nossa empresa, produto ou serviço e o cliente nem ficar sabendo disso. Portanto um investimento que deve acompanhar qualquer ação de uma empresa é o investimento em comunicação. Não basta se importar com o cliente, é preciso que ele saiba disso.

Entrevista concedida à Revista Vendas & Liderança de Porto Velho, RO, em 28/11/2007 para uma matéria sobre estratégia de marketing.

Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas frases a título de declarações do entrevistado. Para não perder o que disse na hora e posso nunca mais conseguir dizer, costumo gravar ou dar entrevistas por escrito. A íntegra do que foi falado você encontra aqui. 

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br

UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Com seu estilo inconfundível, o palestrante Mario Persona transforma grandes questões em conceitos simples e de fácil compreensão para qualquer audiência.

Um fino senso de humor e talento de cronista, aliados à experiência empresarial, lhe permitem extrair do banal o extraordinário e transformar "causos" corriqueiros em analogias perfeitas para a vida, carreira e negócios.

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