ENTREVISTA

COMO EXERCER A LIDERANÇA EFICAZ

Revista Mobile Fui entrevistado pela Revista Mobile para uma matéria sobre Liderança. A íntegra da entrevista você encontra aqui.

Revista Mobile: Quais são os desafios da liderança no século 21 e quais as maneiras mais eficientes para gerentes de lojas e proprietários de lojas exercerem a liderança, resultando em uma equipe mais "afinada" e em uma empresa mais competitiva?

Mario Persona: 
A liderança é apenas uma das funções de um gerente. As outras são planejar as ações ou a direção a ser tomada, organizar ou criar os processos e fazê-los funcionar e controlar para assegurar os resultados pretendidos. Nesse quadro todo, liderar é ajudar sua equipe a enxergar a direção a seguir, motivar e entusiasmar seus colaboradores e estimular o empenho e o comprometimento de cada um. Neste aspecto o líder tem muito de um treinador esportivo na hora do jogo, e nos outros aspectos ele é mais um estrategista e contabilista de resultados.

As características de um líder são sua energia e tenacidade em enfrentar desafios, confiança em suas habilidades, criatividade, conhecimento do negócio onde atua, facilidade em identificar comportamentos e interpretar as informações que recebe continuamente, flexibilidade para mudar com facilidade e principalmente ética, integridade e honestidade. Se no passado alguns até consideravam aceitável que um líder usasse de todos os meios possíveis, lícitos ou ilícitos, para atingir seus fins, hoje já ficou provado que um comportamento assim leva ao deterioramento de toda a equipe. As empresas que buscam líderes que sejam leais à organização, porém desonestos para com o mercado, acabam descobrindo que os desonestos tendem a ser assim em todas as direções.

Os desafios de um líder estão em fazer justamente isso: desafiar. Ele deve estar sempre colocando em questão os processos para fazer com que cada um dê o máximo de si. O líder deve ter também um espírito pioneiro, para experimentar novos caminhos, encorajar a inovação e também apoiar pessoas que lhes tragam boas idéias. Ouvi dizer que Michel Dell tem um desses tratorzinhos tipo rolo compressor de brinquedo em sua mesa para lembrá-lo de nunca atropelar pessoas que entram em sua sala trazendo novas idéias.

Outro desafio do líder é demonstrar entusiasmo naquilo que ele faz e nas conquistas da equipe. O líder desanimado ou que não reconhece o progresso de sua equipe, não inspira os outros e nem comemora os resultados logo deixará de ser exemplo para seus liderados. É importante ele entender que liderar não é mandar as pessoas fazerem as coisas, mas sair na frente servindo de exemplo e de norte para sua equipe. O líder antigo era o vaqueiro, que tocava a boiada. O líder do século 21 é o pastor, que caminha à frente do rebanho. Liderar hoje é um trabalho que envolve muita emoção, sentimentos e consideração para com as pessoas.

Ele precisa também detectar e desenvolver os talentos que encontra na equipe, incentivando e descobrindo em que atividade cada um se encaixa melhor. Um bom líder é capaz de reconhecer um bom talento e o lugar mais adequado para ele. Gerentes inexperientes pensam que todas as pessoas servem para todos os postos, o que é um engano. Há pessoas que desempenham melhor em determinadas atividades ou ambientes de trabalho.

Outra função do líder hoje é a de identificar as redes de relacionamento entre as pessoas de sua equipe e se aproveitar disso. Todas as pessoas têm amigos e conhecidos que podem ser os talentos que estão faltando na equipe e o líder deve saber extrair esse conhecimento das pessoas com as quais trabalha. Deve também procurar criar em seus colaboradores não apenas um senso de equipe, mas de relacionamento, fazendo com que a equipe se transforme numa rede de relacionamento onde exista harmonia e auxílio mútuo, mas onde seja estimulada também uma competição saudável para que todos busquem sempre criar novos patamares de excelência.



Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br

UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Com seu estilo inconfundível, o palestrante Mario Persona transforma grandes questões em conceitos simples e de fácil compreensão para qualquer audiência.

Um fino senso de humor e talento de cronista, aliados à experiência empresarial, lhe permitem extrair do banal o extraordinário e transformar "causos" corriqueiros em analogias perfeitas para a vida, carreira e negócios.

Para saber mais sobre o palestrante
clique aqui ou entre em contato para
receber uma proposta. Ou ligue para
(19) 99870-7899 / 99789-7939
contato@mariopersona.com.br

Laura Loft - Diário de uma recepcionista
Laura Loft
Diário de uma recepcionista
Marketing de Gente
Marketing
de Gente
Receitas de Grandes Negócios
Receitas de
Grandes Negócios
Gestão de Mudanças
Gestão de
Mudanças
Crônicas de uma Internet de verão
Crônicas de uma
Internet de verão
Marketing Tutti-Frutti
Marketing
Tutti-Frutti
Dia de Mudança
Dia de
Mudança
Crônicas para ler depois do fim do mundo
Crônicas para ler
depois do fim do mundo
Eu quero um refil!
Eu quero
um refil!
Meu carro sumiu!
Meu carro
Sumiu!
Moving ON
Moving
ON
Uma luta pela vida
Uma luta pela vida
Lia Persona Hadley
O Evangelho em 3 minutos - Mateus
O Evangelho em 3 minutos
Mateus
O Evangelho em 3 minutos - João
O Evangelho em 3 minutos
João
O que respondi - Vol. 1
O que respondi
Vol. 1
O que respondi - Vol. 2
O que respondi
Vol. 2
O que respondi - Vol. 3
O que respondi
Vol. 3
O que respondi - Vol. 4
O que respondi
Vol. 4
O que respondi - Vol. 5
O que respondi
Vol. 5
O que respondi - Vol. 6
O que respondi
Vol. 6
O que respondi - Vol. 7
O que respondi
Vol. 7
O que respondi - Vol. 8
O que respondi
Vol. 8
O que respondi - Vol. 9
O que respondi
Vol. 9
Você encontra os livros de Mario Persona também nestes endereços: