ENTREVISTA

Pós-graduação no exterior e gerenciamento de carreira

Vale a pena fazer a pós-graduação fora do país?

Mario Persona - 
Sim, aliás qualquer experiência de residir e trabalhar fora do país é importante para o profissional. O contato com outras culturas e principalmente o aprendizado de outros métodos de gestão tem grande valor para quem trabalha em um mercado cada vez mais globalizado.

O que isso ajuda no currículo do profissional? 

Mario Persona -
 Como as empresas buscam hoje formas de reduzir seus custos e ampliar seus mercados, grande parte delas estão transferindo sua produção para o exterior e expandindo seus mercados para outros países. Em um cenário assim, até mesmo o profissional que trabalha na empresa em seu próprio país tem muito a ganhar em termos de currículo se tiver estudado ou trabalhado no exterior. 

O conhecimento e a compreensão dos meandros culturais do comércio internacional são coisas de grande valor que podem evitar muitas dores de cabeça às empresas.

Quando ele volta, as ofertas de emprego aumentam consideravelmente?

Mario Persona -
 Se o profissional vai ao exterior para estudar, certamente ele voltará com um ponto a mais em questão de competitividade, mas é importante ele saber que a formação acadêmica nem sempre é páreo para a experiência prática. 

Dependendo da função, se a empresa precisar escolher entre alguém com pós-graduação no exterior, mas sem experiência de trabalho, e alguém experiente, embora sem a mesma graduação acadêmica, a empresa irá escolher aquele que lhe dará um retorno mais rápido e seguro, o que geralmente acontece com quem tem experiência prática. Há coisas que não se aprende na escola.

Qual a vantagem de se fazer está pós lá fora, uma vez que temos excelentes universidades muito mais em conta ?

Mario Persona - 
A vantagem principal está na experiência cultural e na imersão no idioma, duas coisas que ele provavelmente não será capaz de assimilar ficando em seu próprio país. A visão de quem vive e estuda no exterior se amplia consideravelmente, o mesmo acontecendo com sua capacidade de entender e interagir com diferentes culturas.

Qual deve ser o plano de carreira de alguém que acabou de se graduar; ele deve trabalhar alguns anos antes ou partir diretamente para a especialização fora do país?

Mario Persona - 
Depende muito da área em que atua. Por exemplo, se for um profissional de direito, é preciso considerar que o sistema legal brasileiro difere do sistema legal norte-americano. A menos que ele esteja de olho em uma carreira de direito internacional ou vá para o exterior com um objetivo específico, a experiência ganha não terá o mesmo peso de alguém que vá ao exterior, por exemplo, para fazer uma pós-graduação de administração ou marketing.

Há também profissões que dependem tanto de conhecimento prático que, em termos de carreira, uma pilha de diplomas pode não compensar o tempo que deixou de trabalhar na área. É o caso dos profissionais de informática, uma área que se desenvolve com uma velocidade tão grande que muitos dos grandes profissionais do segmento nem ao menos passaram pelo processo convencional da universidade ao trabalho. Muitos já eram especialistas adolescentes e, quando menos esperavam, já ocupavam posições de gerência comandando equipes de pós-graduados quando, apesar de eles mesmos não terem mais do que um curso universitário ou às vezes nem isso.

Portanto, antes de pensar em fazer um investimento em um curso no exterior, o profissional deve analisar muito bem sua área de atuação e a questão oportunidade. Às vezes ele poderá considerar melhor aproveitar uma oportunidade de trabalho imediato do que ficar algum tempo fora do país sem a garantia de que irá encontrar a mesma oportunidade na volta. Houve um tempo quando diploma era sinônimo de emprego certo, mas hoje não é mais.

Alguém que tenha feito o ensino médio ou a graduação nos EUA deve fazer também uma pós-graduação lá?

Mario Persona - 
Do ponto de vista de se ganhar experiência e visão cultural, pode não ser interessante, mas nem sempre temos os mesmos interesses quando estamos em um país estrangeiros como estudante adolescente e quando estamos em busca de um aprimoramento de carreira. Uma pós-graduação no exterior para quem vai com uma visão de carreira pode ajudá-lo a enxergar coisas que não teria enxergado quando adolescente.

Entrevista concedida ao Diário do Grande ABC em 13/02/2008 para uma matéria sobre pós-graduação no exterior.

Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas frases a título de declarações do entrevistado. Para não perder o que disse na hora, costumo gravar ou dar entrevistas por escrito. A íntegra do que foi falado você encontra aqui. 

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br

UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Com seu estilo inconfundível, o palestrante Mario Persona transforma grandes questões em conceitos simples e de fácil compreensão para qualquer audiência.

Um fino senso de humor e talento de cronista, aliados à experiência empresarial, lhe permitem extrair do banal o extraordinário e transformar "causos" corriqueiros em analogias perfeitas para a vida, carreira e negócios.

Para saber mais sobre o palestrante
clique aqui ou entre em contato para
receber uma proposta. Ou ligue para
(19) 99870-7899 / 99789-7939
contato@mariopersona.com.br

Laura Loft - Diário de uma recepcionista
Laura Loft
Diário de uma recepcionista
Marketing de Gente
Marketing
de Gente
Receitas de Grandes Negócios
Receitas de
Grandes Negócios
Gestão de Mudanças
Gestão de
Mudanças
Crônicas de uma Internet de verão
Crônicas de uma
Internet de verão
Marketing Tutti-Frutti
Marketing
Tutti-Frutti
Dia de Mudança
Dia de
Mudança
Crônicas para ler depois do fim do mundo
Crônicas para ler
depois do fim do mundo
Eu quero um refil!
Eu quero
um refil!
Meu carro sumiu!
Meu carro
Sumiu!
Moving ON
Moving
ON
Uma luta pela vida
Uma luta pela vida
Lia Persona Hadley
O Evangelho em 3 minutos - Mateus
O Evangelho em 3 minutos
Mateus
O Evangelho em 3 minutos - João
O Evangelho em 3 minutos
João
O que respondi - Vol. 1
O que respondi
Vol. 1
O que respondi - Vol. 2
O que respondi
Vol. 2
O que respondi - Vol. 3
O que respondi
Vol. 3
O que respondi - Vol. 4
O que respondi
Vol. 4
O que respondi - Vol. 5
O que respondi
Vol. 5
O que respondi - Vol. 6
O que respondi
Vol. 6
O que respondi - Vol. 7
O que respondi
Vol. 7
O que respondi - Vol. 8
O que respondi
Vol. 8
O que respondi - Vol. 9
O que respondi
Vol. 9
Você encontra os livros de Mario Persona também nestes endereços: