ENTREVISTA

Boa gestão no varejo

Quais os pilares de uma boa gestão de negócios no varejo?

Uma boa gestão de negócios está fundamentada numa boa gestão de pessoas, e esta começa com uma boa seleção de pessoas. Os negócios serão consequência disso, portanto o principal pilar de qualquer empresa são as pessoas que compõem sua equipe.

Isso anda paralelamente a um bom planejamento de marketing e, obviamente, à capacitação da equipe, o que geralmente costuma ser relegado a um segundo plano nos negócios de varejo, em virtude da rotatividade elevada.

Com a entrada da Internet no cenário, passou a ser importante também um bom planejamento logístico, já que, ao contrário do varejo do passado, no qual o cliente ia até a loja escolher e buscar seu produto, hoje é preciso que a loja vá até o cliente usando meios intangíveis, porém faça a entrega com meios tangíveis.

Quais as estratégias que um varejista deve aplicar nos seus negócios?

Definir uma estratégia é definir como sair do ponto “A” para chegar ao ponto “B”, que pode ser uma meta de curto, médio ou longo prazo. Isso vai depender muito do tipo de negócio, produto ou serviço que oferece e público que atende, além de outras variáveis. A estratégia é definida em algum momento do planejamento do negócio, mas é impossível definir uma estratégia sem um diagnóstico.

Em relação a qualidade no atendimento, qual a importância na gestão empresarial?

O atendimento é a empresa traduzida em termos humanos, é a interface entre o negócio e o cliente. Portanto, ainda que uma empresa tenha tudo funcionando à perfeição, um atendimento precário poderá comprometer todo o trabalho, criando uma barreira entre a empresa e seu público alvo.

Como Marketing pode contribuir no sucesso dos negócios? Aborde a importância do Marketing de Relacionamento e Promocional.

Marketing é um processo que envolve desde o diagnóstico do mercado até a medição dos resultados, passando por todos os aspectos envolvidos em um negócio. Embora muitas vezes o termo marketing seja utilizado como sinônimo de propaganda, esta é apenas mais um componente de todo o processo, e nem de longe o mais importante ou “a alma do negócio” como se costuma dizer. A verdadeira alma do negócio está na satisfação do cliente, pois este é hoje capaz de promover um negócio ou destruí-lo, tamanho o poder de mídia que a tecnologia colocou nas mãos do cidadão comum.

O marketing de relacionamento tem por objetivo criar devedores, isto é, impressionar de tal maneira o cliente que crie nele uma espécie de obrigação de recíprocidade, o que acaba se traduzindo em novas compras ou na divulgação da empresa entre os participantes de sua rede de relacionamentos. O marketing de relacionamento, portanto, não se limita a criar um relacionamento entre a empresa e o cliente, mas a seguir sua rede de relacionamentos.

Como desenvolver um Marketing que traga bons resultados com recursos escassos? É possível?

Quando existe criatividade e uma equipe motivada, sempre é possível ampliar o negócio com um mínimo de recursos. Todavia, para que isso aconteça, é preciso que a própria equipe se sinta gratificada por cada sucesso alcançado, por isso existe a necessidade também de um bom trabalho de relacionamento com o cliente interno. A criatividade e a inovação na forma de se apresentar ao mercado sempre foi o segredo de se conseguir mais com menos.

Entrevista concedida à Revista SINCOPEÇAS em 07/07/2009.

Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba sendo publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas frases a título de declarações do entrevistado. Para não perder o que eu disse na hora da entrevista, costumo gravar ou dar entrevistas por escrito. A íntegra do que foi falado você encontra aqui. Se achar que este texto pode ajudar alguém, use o formulário abaixo para compartilhar.

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br

UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Com seu estilo inconfundível, o palestrante Mario Persona transforma grandes questões em conceitos simples e de fácil compreensão para qualquer audiência.

Um fino senso de humor e talento de cronista, aliados à experiência empresarial, lhe permitem extrair do banal o extraordinário e transformar "causos" corriqueiros em analogias perfeitas para a vida, carreira e negócios.

Para saber mais sobre o palestrante
clique aqui ou entre em contato para
receber uma proposta. Ou ligue para
(19) 99870-7899 / 99789-7939
contato@mariopersona.com.br

Laura Loft - Diário de uma recepcionista
Laura Loft
Diário de uma recepcionista
Marketing de Gente
Marketing
de Gente
Receitas de Grandes Negócios
Receitas de
Grandes Negócios
Gestão de Mudanças
Gestão de
Mudanças
Crônicas de uma Internet de verão
Crônicas de uma
Internet de verão
Marketing Tutti-Frutti
Marketing
Tutti-Frutti
Dia de Mudança
Dia de
Mudança
Crônicas para ler depois do fim do mundo
Crônicas para ler
depois do fim do mundo
Eu quero um refil!
Eu quero
um refil!
Meu carro sumiu!
Meu carro
Sumiu!
Moving ON
Moving
ON
Uma luta pela vida
Uma luta pela vida
Lia Persona Hadley
O Evangelho em 3 minutos - Mateus
O Evangelho em 3 minutos
Mateus
O Evangelho em 3 minutos - João
O Evangelho em 3 minutos
João
O que respondi - Vol. 1
O que respondi
Vol. 1
O que respondi - Vol. 2
O que respondi
Vol. 2
O que respondi - Vol. 3
O que respondi
Vol. 3
O que respondi - Vol. 4
O que respondi
Vol. 4
O que respondi - Vol. 5
O que respondi
Vol. 5
O que respondi - Vol. 6
O que respondi
Vol. 6
O que respondi - Vol. 7
O que respondi
Vol. 7
O que respondi - Vol. 8
O que respondi
Vol. 8
O que respondi - Vol. 9
O que respondi
Vol. 9
Você encontra os livros de Mario Persona também nestes endereços: