ENTREVISTA

TRABALHAR EM CASA - HOME-OFFICE

Na sua opinião, quais são as vantagens e desvantagens de levar permanentemente o escritório para dentro de casa? 

Mario Persona - 
A principal vantagem é o ganho com tempo e qualidade de vida, já que muitas pessoas hoje chegam a gastar boa parte do dia deslocando-se para o trabalho. Hoje moro no interior de São Paulo, onde o problema de tráfego quase não existe, mas já morei em São Paulo e costumava gastar cerca de 3 horas de meu dia me deslocando. 

Para quem mora nos grandes centros é possível transformar aquelas horas em tempo útil, por exemplo escutando um audiobook ou lendo, se você vai de ônibus ou metrô, mas não é a mesma coisa que ter tempo para efetivamente executar algum trabalho.

Outra vantagem é poder adequar seus horários ao seu biorritmo. Eu sou mais produtivo nas primeira horas da manhã ou até antes do sol nascer, que é quando meus pensamentos estão mais cristalinos e afiados. Já no final da tarde eu começo a entrar em um estado de letargia e não tenho vontade de pensar. 

Outras pessoas preferem entrar a noite trabalhando, pois são mais produtivas no final do dia do que na sonolenta manhã. Quem trabalha em casa pode organizar sua agenda e fazê-la mais produtiva. Mas é claro que tudo isso depende muito do tipo de trabalho ou tarefa, pois não vou ligar para um cliente às 5 da manhã só porque é minha melhor hora.

Outras vantagens? Economia com aluguel de sala, roupas de trabalho, combustível e várias outras coisas que você precisa ter em duplicata quando monta um escritório, como móveis, computadores, conexão à Internet etc. Hoje qualquer pessoa já tem uma infra-estrutura assim em casa e ela pode ser aproveitada tanto para lazer como para trabalho.

As desvantagens vão depender muito do tipo de atividade e de onde a pessoa mora. Eu moro em um apartamento onde tenho um escritório separado das outras atividades. Não tenho filhos pequenos ou cachorros que possam produzir ruídos indesejáveis na hora de um telefonema importante, por exemplo.

Alguém que precise receber clientes com regularidade também encontrará dificuldades em fazê-lo em casa, pois nem todas as pessoas se sentem bem em ir à casa do prestador de serviços para ser atendida. Como a maioria dos consultores costuma visitar o cliente, e não o contrário, este não é o problema de muitos que gastaram montando uma infra-estrutura de escritório externo moderno e bem decorado, sem perceberem que nenhum cliente jamais esteve ali.

O trabalho em casa pode ser também uma desvantagem para alguns perfis profissionais, como aqueles que precisam estar em uma equipe para se sentirem motivados. Apesar da Internet proporcionar hoje interação imediata com muitas pessoas, isso nunca é igual ao convívio pessoal. A falta de disciplina também pode ser um problema se a pessoa se deixar levar pelo ambiente caseiro e gastar mais tempo vendo TV do que trabalhando. Essa disciplina não é só do profissional, mas de toda a família, que precisa aprender a conviver com alguém que não estará disponível o tempo todo, embora seu corpo esteja ali bem perto.

Você acha que tomou a decisão corretar em levar o escritório para dentro de casa?

Mario Persona -
 Quando comecei a trabalhar com consultoria, palestras e treinamentos, cheguei a alugar um escritório antes de perceber que não precisaria dele. Fiquei 6 meses pagando aluguel do escritório e trabalhando em casa, porque ainda não havia parado para pensar em como meu trabalho de consultor se desenvolveria. Logo percebi que meus clientes jamais viriam até mim, mas eu é que iria a eles. 

Ainda assim, para palestras e treinamentos eu nem mesmo chego a ir a eles até o dia do evento, já que todos os contatos e conhecimento mútuo é feito via Internet e telefone. Quem trabalha em casa precisa também aprender a dominar a tecnologia. Hoje a quase totalidade de meu trabalho vem de contatos feitos via Internet. Meu site é a principal via de acesso de novos clientes.

Quem trabalha em casa precisa também pesquisar formas de fazer as coisas usando serviços de terceiros. Por exemplo, meu atendimento é terceirizado e me mantenho em contato com ele via Skype e telefone. Assim o cliente não precisa ligar em minha casa, mas liga para meu atendimento que irá resolver o que puder ou encaminhar o cliente para meu celular, sabendo de antemão se estou disponível ou não para poder informar o cliente. Quando preciso de uma sala para reuniões eu simplesmente alugo uma por hora em algum escritório virtual desses que existem nos grandes centros, ou marco a reunião em uma sala de hotel.

Na atividade que hoje exerço, e da forma que exerço, eu jamais pensaria em sair de casa para trabalhar em um escritório externo, mesmo porque o conceito de "escritório" mudou muito com a tecnologia. Qualquer profissional do conhecimento pode ter seu "escritório" na sala de embarque de um aeroporto ou até em seu carro estacionado numa garagem. De seu celular e notebook ele pode fazer tudo o que faz uma pessoa sentada numa mesa de escritório, se sua função não exigir contatos pessoais frequentes.

Entrevista concedida ao Site Administradores em 06/04/2010 

Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba sendo publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas frases a título de declarações do entrevistado. Para não perder o que eu disse na hora da entrevista, costumo gravar ou dar entrevistas por escrito. A íntegra do que foi falado você encontra aqui. Se achar que este texto pode ajudar alguém, use o formulário abaixo para compartilhar.

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br

UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Com seu estilo inconfundível, o palestrante Mario Persona transforma grandes questões em conceitos simples e de fácil compreensão para qualquer audiência.

Um fino senso de humor e talento de cronista, aliados à experiência empresarial, lhe permitem extrair do banal o extraordinário e transformar "causos" corriqueiros em analogias perfeitas para a vida, carreira e negócios.

Para saber mais sobre o palestrante
clique aqui ou entre em contato para
receber uma proposta. Ou ligue para
(19) 99870-7899 / 99789-7939
contato@mariopersona.com.br

Laura Loft - Diário de uma recepcionista
Laura Loft
Diário de uma recepcionista
Marketing de Gente
Marketing
de Gente
Receitas de Grandes Negócios
Receitas de
Grandes Negócios
Gestão de Mudanças
Gestão de
Mudanças
Crônicas de uma Internet de verão
Crônicas de uma
Internet de verão
Marketing Tutti-Frutti
Marketing
Tutti-Frutti
Dia de Mudança
Dia de
Mudança
Crônicas para ler depois do fim do mundo
Crônicas para ler
depois do fim do mundo
Eu quero um refil!
Eu quero
um refil!
Meu carro sumiu!
Meu carro
Sumiu!
Moving ON
Moving
ON
Uma luta pela vida
Uma luta pela vida
Lia Persona Hadley
O Evangelho em 3 minutos - Mateus
O Evangelho em 3 minutos
Mateus
O Evangelho em 3 minutos - João
O Evangelho em 3 minutos
João
O que respondi - Vol. 1
O que respondi
Vol. 1
O que respondi - Vol. 2
O que respondi
Vol. 2
O que respondi - Vol. 3
O que respondi
Vol. 3
O que respondi - Vol. 4
O que respondi
Vol. 4
O que respondi - Vol. 5
O que respondi
Vol. 5
O que respondi - Vol. 6
O que respondi
Vol. 6
O que respondi - Vol. 7
O que respondi
Vol. 7
O que respondi - Vol. 8
O que respondi
Vol. 8
O que respondi - Vol. 9
O que respondi
Vol. 9
Você encontra os livros de Mario Persona também nestes endereços: