ENTREVISTA

OPORTUNIDADE E TRANSIÇÃO NA CARREIRA

Fui entrevistado pela Revista Rodobens Consórcio para uma matéria sobre como detectar e aproveitar oportunidades de transição de carreira. A íntegra da entrevista você encontra aqui.



P. Como enxergar a mudança como oportunidade dentro de uma empresa ou numa parceria de negócios e se destacar?

Mario Persona - 
A mudança deve ser sempre vista como a mola propulsora da criatividade e inovação. Quando olhamos para a história da humanidade, vemos que as grandes mudanças ocorreram justamente nos momentos de crise, como nas guerras. A tecnologia evoluiu, novos medicamentos foram descobertos e até mesmo o mapa do mundo foi redesenhado quando nações entraram em conflito.

Isto não quer dizer que as guerras sejam boas, mas é inevitável perceber que quando somos colocados sob pressão procuramos fazer mais com menos e sempre descobrimos maneiras de inovar. As empresas antigamente mudavam pouco porque havia uma pressão menor do mercado e da concorrência. Hoje o mercado é muito dinâmico e isso força a empresa a acompanhar o ritmo para não sucumbir.

Mudanças internas também geram oportunidades, porque elas tiram as pessoas da zona de conforto e realocam os talentos. Muitas inovações dentro de uma empresa ocorrem quando pessoas diferentes se encontram e juntam suas ideias, porém isso é mais difícil de acontecer se não existir uma certa dose de mobilidade interna e uma boa comunicação entre pessoas e departamentos.

O mesmo princípio vale para sociedades e parcerias de negócios, quando diferentes recursos se encontram para criar algo maior. Costumamos chamar a isso de sinergia, que é quando o todo acaba sendo maior do que a soma das partes.

P. Quais as dicas para que o colaborador/parceiro sinta-se motivado mesmo durante o período de transição?

Mario Persona - 
O colaborador deve enxergar esses momentos de mudança e transição como oportunidades, tanto de descobrir novas capacidades em si mesmo, como de encontrar ideias em colegas. O profissional de hoje deve ser flexível, maleável, capaz de ser espremido e suportar a pressão, saindo dela enriquecido e não destruído. Assim como acontece com os materiais, os mais duros são os que sofrem maior destruição quando submetidos à pressão e às mudanças.

P. Porque as pessoas temem as mudanças e o que elas devem fazer para que não sejam prejudicadas pelo medo no ambiente de trabalho?

Mario Persona - 
O medo das mudanças é natural, mas é também o que sempre impulsionou o homem a buscar novas fronteiras. Ninguém sobe uma montanha se não tiver medo. Ninguém entra em campo para vencer o adversário com tranquilidade. É preciso adrenalina para funcionarmos a todo vapor e superarmos nossos limites.

Outra característica que o profissional deve ter é ser curioso. Já pensou como seria o mundo sem inventores? Mas se temos tantas coisas que hoje nos beneficiam, isso é o resultado de um batalhão de curiosos que ao longo dos séculos não se contentou que as coisas permanecessem sempre iguais. Inventores são pessoas que enxergam um problema e têm o desejo de transformá-lo em uma oportunidade. 

Pessoas curiosas vivem a vida mais intensamente, não se acomodam. Creio que este deve ser o perfil de cada profissional, não importa sua atividade. Existem oportunidades de melhoria em qualquer área de uma empresa e quando alguém descobre uma forma de mudar a maneira de se fazer algo, isso pode ser uma oportunidade a mais para demonstrar sua capacidade e subir em sua carreira.

P. Qual é o segredo para o sucesso do trabalho em grupo? Como a sinergia e a colaboração podem ajudar todas as partes?

Mario Persona -
 Eu acredito muito na criação individual e na soma de estalos criativos. Os grandes criativos são indivíduos, não equipes, mas o resultado de sua criação acaba sendo amplificado pelo trabalho de equipe. A empresa jamais deve tolher a criação individual sob o pretexto de que todos devem trabalhar em equipe para buscar um consenso. O consenso é a média e a média sempre estará abaixo da capacidade do melhor membro da equipe.

É preciso estimular a criatividade individual e buscar somar seus resultados. Mesmo a criatividade individual se baseia nas ideias de muitas pessoas para nascer, portanto para que as coisas aconteçam é preciso que as pessoas conversem em uma empresa, troquem ideias, sejam estimuladas a colocar na mesa suas opiniões, por mais absurdas que possam parecer.

Um dia conheci um empresário em um aeroporto e ele contou que trabalhava de consultor em uma empresa de agronegócios. Um dia ele apresentou à empresa um plano de exportar mel brasileiro para os Estados Unidos e foi ridicularizado por todos na reunião. Acharam sua ideia absurda. 

Naquele momento ele teve um lampejo de empreendedorismo e disse que ia ele mesmo colocar em prática sua ideia. Os executivos da empresa perguntaram como ele iria fazer aquilo e ele respondeu que o momento de saber já tinha passado e eles não aproveitaram. Foi aí que ele se transformou em um exportador de mel. Quantas histórias de grandes ideias nasceram de funcionários de empresas que foram ridicularizados e acabaram se transformando em grandes empreendedores?

P. Quais benefícios serão gerados por meio da atuação em conjunto dos colaboradores e parceiros? Como potencializar isso com marketing?

Mario Persona - 
O marketing tem o grande papel de identificar, analisar e atender desejos e oportunidades de mercado, mas deve fazer isso levando em conta os recursos de que dispõe. Entre esses recursos estão as capacidades individuais e coletivas, tanto internas, dos colaboradores, como externas, dos parceiros. O marketing deve sempre começar qualquer ação como uma cozinheira antes de preparar um jantar: "O que temos na despensa?", pergunta ela.

Com a ajuda de Recursos Humanos deve fazer um mapeamento dessas capacidades para tentar entender como fazer o casamento desses recursos com as necessidades e desejos do mercado. É assim no desenvolvimento de qualquer produto ou serviço. Tendo isso em mãos, pode-se trabalhar melhor somando as capacidades detectadas para gerar um maior ganho em produtividade ou na criação de novos produtos e serviços. 

É claro que nada disso acontece se não existir o elemento motivador, que geralmente é visto como ganho financeiro, prazer de exceder as expectativas, prestígio de ser visto e coisas assim que são inerentes ao ser humano. O maior ativo de uma empresa são as pessoas e quando a empresa não entende o comportamento humano acaba extraindo apenas o mínimo que cada colaborador é capaz de dar.

Entrevista concedida à Revista Rodobens Consórcio em 26/11/2010.

Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba sendo publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas frases a título de declarações do entrevistado. Para não perder o que eu disse na hora da entrevista, costumo gravar ou dar entrevistas por escrito. A íntegra do que foi falado você encontra aqui. Se achar que este texto pode ajudar alguém, use o formulário abaixo para compartilhar.

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br

UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Com seu estilo inconfundível, o palestrante Mario Persona transforma grandes questões em conceitos simples e de fácil compreensão para qualquer audiência.

Um fino senso de humor e talento de cronista, aliados à experiência empresarial, lhe permitem extrair do banal o extraordinário e transformar "causos" corriqueiros em analogias perfeitas para a vida, carreira e negócios.

Para saber mais sobre o palestrante
clique aqui ou entre em contato para
receber uma proposta. Ou ligue para
(19) 99870-7899 / 99789-7939
contato@mariopersona.com.br

Laura Loft - Diário de uma recepcionista
Laura Loft
Diário de uma recepcionista
Marketing de Gente
Marketing
de Gente
Receitas de Grandes Negócios
Receitas de
Grandes Negócios
Gestão de Mudanças
Gestão de
Mudanças
Crônicas de uma Internet de verão
Crônicas de uma
Internet de verão
Marketing Tutti-Frutti
Marketing
Tutti-Frutti
Dia de Mudança
Dia de
Mudança
Crônicas para ler depois do fim do mundo
Crônicas para ler
depois do fim do mundo
Eu quero um refil!
Eu quero
um refil!
Meu carro sumiu!
Meu carro
Sumiu!
Moving ON
Moving
ON
Uma luta pela vida
Uma luta pela vida
Lia Persona Hadley
O Evangelho em 3 minutos - Mateus
O Evangelho em 3 minutos
Mateus
O Evangelho em 3 minutos - João
O Evangelho em 3 minutos
João
O que respondi - Vol. 1
O que respondi
Vol. 1
O que respondi - Vol. 2
O que respondi
Vol. 2
O que respondi - Vol. 3
O que respondi
Vol. 3
O que respondi - Vol. 4
O que respondi
Vol. 4
O que respondi - Vol. 5
O que respondi
Vol. 5
O que respondi - Vol. 6
O que respondi
Vol. 6
O que respondi - Vol. 7
O que respondi
Vol. 7
O que respondi - Vol. 8
O que respondi
Vol. 8
O que respondi - Vol. 9
O que respondi
Vol. 9
Você encontra os livros de Mario Persona também nestes endereços: