ENTREVISTA

SUPERMERCADOS E DIFERENCIAÇÃO

Fui entrevistado pela "Revista Ticket" para uma matéria sobre o projeto de decoração de supermercados, ambiente de vendas, diferenciação e promoção. A íntegra da entrevista você encontra aqui.

P. Investir em decoração é um caminho para os supermercados atraírem mais clientes nas compras de fim de ano?

Mario Persona - 
Sim, pois é exatamente o que o cliente espera de um estabelecimento, que reflita o momento e a disposição que o cliente está experimentando. As pessoas "entram no clima" quando chegam as festas de fim de ano, e supermercados que não estão no mesmo clima podem gerar um sentimento de decepção no subconsciente. O clima criado por um ambiente - seja um supermercado, uma empresa, um lar - tem um impacto que pode ser positivo ou negativo sobre quem entra ali.

P. Como um mercado consegue se diferenciar dos demais, já que todos possuem grande semelhança e organização parecida?

Mario Persona -
 Criatividade e inovação são duas coisas que ninguém tem. Alguns têm criatividade, que é gerar novas ideias, mas não têm inovação, que é colocá-las em prática. Todo gerente deveria ter o hábito de fazer reuniões rápidas com sua equipe para criar um brainstorm, motivá-los a detectar oportunidades e descobrir formas de aproveitá-las. Veja que deve partir de cima, pois se não existir o estímulo da direção, não haverá a resposta da equipe. As ideias geradas e colocadas em prática podem ser as únicas coisas que irão diferenciar o supermercado da concorrência, quando produtos e preços se equipararem.

P. Promoções, degustação e artifícios como a música ambiente ajudam?

Mario Persona -
 Sim, e devem ser explorados ao máximo. É importante que a direção do supermercado entenda que essas coisas não requerem investimento. O supermercado é uma grande vitrine onde muitas empresas e profissionais gostariam de estar, por isso cabe ao gerente detectar quem gostaria de estar ali para distribuir produtos para degustação ou mesmo animar o ambiente com música e atividades recreativas. Conheci um gerente de supermercado que faz parcerias com boutiques de sua cidade e promove desfiles de moda dentro do supermercado. Isso atrai muito público que acaba comprando algo.

P. Segundo uma pesquisa da Abras, a expectativa é que as vendas de fim de ano aumentem em relação ano anterior, com destaque para as bebidas. Como um mercado pode usar esse tipo de informação a seu favor?

Mario Persona - 
Ter informação privilegiada é o que diferencia muitos negócios. Embora uma informação assim seja pública, ela passará ao largo de muitos gerentes e donos de supermercados que não se empenham em buscar informação. Os supermercados deveriam assinar todas as publicações do segmento e disponibilizar o que for importante para toda a equipe. Se o funcionário da loja sabe que um determinado produto terá maior demanda ele irá ficar atento para isso na hora de repor o produto nas gôndolas ou até de posicionar outros produtos de menor demanda próximo a esses que terão uma venda quase certa. Quem compra a cerveja pode levar também o isopor ou até uma churrasqueira em promoção, se ela estiver próxima.

Entrevista concedida ao "Revista Ticket" em 09/11/2010.

Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba sendo publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas frases a título de declarações do entrevistado. Para não perder o que eu disse na hora da entrevista, costumo gravar ou dar entrevistas por escrito. A íntegra do que foi falado você encontra aqui. 

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br

UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Com seu estilo inconfundível, o palestrante Mario Persona transforma grandes questões em conceitos simples e de fácil compreensão para qualquer audiência.

Um fino senso de humor e talento de cronista, aliados à experiência empresarial, lhe permitem extrair do banal o extraordinário e transformar "causos" corriqueiros em analogias perfeitas para a vida, carreira e negócios.

Para saber mais sobre o palestrante
clique aqui ou entre em contato para
receber uma proposta. Ou ligue para
(19) 99870-7899 / 99789-7939
contato@mariopersona.com.br

Laura Loft - Diário de uma recepcionista
Laura Loft
Diário de uma recepcionista
Marketing de Gente
Marketing
de Gente
Receitas de Grandes Negócios
Receitas de
Grandes Negócios
Gestão de Mudanças
Gestão de
Mudanças
Crônicas de uma Internet de verão
Crônicas de uma
Internet de verão
Marketing Tutti-Frutti
Marketing
Tutti-Frutti
Dia de Mudança
Dia de
Mudança
Crônicas para ler depois do fim do mundo
Crônicas para ler
depois do fim do mundo
Eu quero um refil!
Eu quero
um refil!
Meu carro sumiu!
Meu carro
Sumiu!
Moving ON
Moving
ON
Uma luta pela vida
Uma luta pela vida
Lia Persona Hadley
O Evangelho em 3 minutos - Mateus
O Evangelho em 3 minutos
Mateus
O Evangelho em 3 minutos - João
O Evangelho em 3 minutos
João
O que respondi - Vol. 1
O que respondi
Vol. 1
O que respondi - Vol. 2
O que respondi
Vol. 2
O que respondi - Vol. 3
O que respondi
Vol. 3
O que respondi - Vol. 4
O que respondi
Vol. 4
O que respondi - Vol. 5
O que respondi
Vol. 5
O que respondi - Vol. 6
O que respondi
Vol. 6
O que respondi - Vol. 7
O que respondi
Vol. 7
O que respondi - Vol. 8
O que respondi
Vol. 8
O que respondi - Vol. 9
O que respondi
Vol. 9
Você encontra os livros de Mario Persona também nestes endereços: