ENTREVISTA

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Fui entrevistado pela Revista BANAS Qualidade para uma matéria sobre qualidade de vida no trabalho. A íntegra da entrevista você encontra aqui.

P. Atualmente, como a Qualidade de Vida no Trabalho tem sido encarada nas empresas? 

Mario Persona -
 As empresas começam a perceber que qualidade de vida é como um aditivo para a melhoria da produtividade e do clima organizacional. Os seres humanos são complexos e não funcionam apenas motivados pelo salário, mas são muitas as variáveis que mexem com suas emoções, saúde e estado de espírito. Quando a empresa investe na qualidade de vida de seu colaborador, está investindo em seu ativo mais importante: as pessoas e a capacidade que elas têm de criar e produzir.

Mas não basta a empresa investir em qualidade de vida; é preciso que ela dissemine uma cultura neste sentido entre os seus colaboradores. Muita gente ainda carrega vícios de uma antiga maneira de viver e trabalhar sem se preocupar com sua qualidade de vida, seja em casa ou no trabalho. Não vai adiantar muito a empresa investir em um trabalhador que não liga para a própria saúde, sem antes prepará-lo culturalmente para viver e trabalhar com uma nova perspectiva. Uma pessoa assim continuará tendo uma péssima qualidade de vida no trabalho por não saber usufruir dos benefícios que a empresa oferecer neste sentido. Portanto, o investimento em qualidade de vida requer também um trabalho em conscientização do que seja qualidade de vida.

P. Quais são as principais ações adotadas nos últimos tempos? 

Mario Persona -
 Não é de hoje que as empresas se preocupam com a qualidade de vida de seus colaboradores ou até mesmo da comunidade onde estão inseridas. É comum vermos grandes empresas investindo em cultura, saúde, educação e empreendedorismo, ajudando a comunidade a ter um incremento em sua qualidade de vida. É claro que existe uma segunda intenção nisso, pois há, por exemplo, os incentivos para quem investe em cultura e em outras áreas. 

Há também ganhos de longo prazo: uma população de melhor nível cultural compra produtos mais caros e sofisticados; uma população com melhor saúde vive mais para consumir por mais tempo; e uma população que recebe incentivo na prática do empreendedorismo, por meio de cursos e programas educacionais, tem mais chances de produzir e aumentar sua renda, o que também resulta em maior consumo. 

Como você pode ver, quando a empresa percebe que faz parte de uma grande cadeia de negócios, ela passa a investir nos elos dessa cadeia e também no ambiente onde essa cadeia está inserida, pois isso de algum modo irá se transformar em benefícios para a própria empresa.

Os benefícios mais óbvios são as escolas profissionalizantes mantidas com recursos das empresas, que são responsáveis por abastecer seus mantenedores de mão de obra qualificada. Mas investimentos em infraestrutura também acabam sendo importantes para criar melhores condições de saúde e transporte para uma população da qual a empresa depende para existir. 

Dentre os pontos analisados por uma empresa na hora de se instalar em uma comunidade estão fatores como escolas, hospitais, transportes etc. Quando falta tudo isso e não existe alternativa para a empresa, como ocorre no caso de mineradoras, por exemplo, ela acabará arcando com o custo de infraestrutura e às vezes até moradias para seus funcionários. Dá para perceber o quão amplo é o conceito de qualidade de vida, pois extrapola os limites físicos da empresa.

P. Quais são os portes de empresas que mais implantam ações de qualidade de vida no trabalho? 

Mario Persona - 
Eu não tenho dados atualizados a esse respeito, mas acredito que normalmente sejam as grandes empresas as mais preocupadas com a implantação de ações de qualidade de vida, até por uma questão de imagem perante a sociedade e blindagem da marca. Mas não precisaria ser assim, pois ações voltadas à qualidade de vida nem sempre exigem grandes investimentos quando a empresa é criativa o suficiente para encontrar meios de fazer muito com pouco.

P. Quais as ações mais comumente adotadas pelas empresas que trabalham com a qualidade de vida e trabalho. 

Mario Persona - 
As primeiras ações de uma empresa para uma melhor qualidade de vida para seus colaboradores começam evidentemente com a criação de um ambiente seguro e a adoção de equipamentos e procedimentos de segurança. De nada adianta a empresa iniciar, por exemplo, um programa de ginástica laboral ou colocar música ambiente no refeitório se o ambiente onde os trabalhadores vivem a maior parte do tempo é insalubre e perigoso. A insalubridade do ambiente de trabalho pode exigir todo um trabalho de recuperação ambiental, que acaba sendo também um investimento em qualidade de vida para os trabalhadores. 

Todo projeto de melhoria na qualidade de vida deve ser aplicado de forma ampla para todas as áreas de uma empresa. Às vezes, em uma mesma empresa, você encontra pessoas trabalhando em escritórios novos e arejados, enquanto há muita gente no chão de fábrica trabalhando em condições totalmente insalubres. Esse contraste gera uma desigualdade que fatalmente irá acarretar danos à produtividade da empresa. Quem trabalha em um chão de fábrica abandonado às moscas certamente trabalha ressentido de ver seus colegas da área administrativa trabalhando em redomas acarpetadas e climatizadas.

P. Qual é o caminho que as empresas devem seguir para a implantação de programas de Qualidade de Vida? Quais devem ser os passos a serem tomados?

Mario Persona - 
O primeiro passo é buscar uma consultoria para fazer um diagnóstico do que existe que pode ser melhorado e do que não existe que pode ser implantado. Não é um trabalho simples, e um bom projeto poderá resultar em maior economia de recursos e melhoria na produtividade. 

Um trabalho assim também exige acompanhamento, pois se os funcionários não forem devidamente educados em qualidade de vida, poderão achar que aqueles minutos de trabalho interrompido para fazer ginástica laboral não passam de perda de tempo. Os resultados de quem é obrigado a interromper uma atividade com um sentimento assim não serão os melhores.

Entrevista concedida à Revista BANAS Qualidade em 08/12/2010.

Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba sendo publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas frases a título de declarações do entrevistado. Para não perder o que eu disse na hora da entrevista, costumo gravar ou dar entrevistas por escrito. A íntegra do que foi falado você encontra aqui. Se achar que este texto pode ajudar alguém, use o formulário abaixo para compartilhar.

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br

UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Com seu estilo inconfundível, o palestrante Mario Persona transforma grandes questões em conceitos simples e de fácil compreensão para qualquer audiência.

Um fino senso de humor e talento de cronista, aliados à experiência empresarial, lhe permitem extrair do banal o extraordinário e transformar "causos" corriqueiros em analogias perfeitas para a vida, carreira e negócios.

Para saber mais sobre o palestrante
clique aqui ou entre em contato para
receber uma proposta. Ou ligue para
(19) 99870-7899 / 99789-7939
contato@mariopersona.com.br

Laura Loft - Diário de uma recepcionista
Laura Loft
Diário de uma recepcionista
Marketing de Gente
Marketing
de Gente
Receitas de Grandes Negócios
Receitas de
Grandes Negócios
Gestão de Mudanças
Gestão de
Mudanças
Crônicas de uma Internet de verão
Crônicas de uma
Internet de verão
Marketing Tutti-Frutti
Marketing
Tutti-Frutti
Dia de Mudança
Dia de
Mudança
Crônicas para ler depois do fim do mundo
Crônicas para ler
depois do fim do mundo
Eu quero um refil!
Eu quero
um refil!
Meu carro sumiu!
Meu carro
Sumiu!
Moving ON
Moving
ON
Uma luta pela vida
Uma luta pela vida
Lia Persona Hadley
O Evangelho em 3 minutos - Mateus
O Evangelho em 3 minutos
Mateus
O Evangelho em 3 minutos - João
O Evangelho em 3 minutos
João
O que respondi - Vol. 1
O que respondi
Vol. 1
O que respondi - Vol. 2
O que respondi
Vol. 2
O que respondi - Vol. 3
O que respondi
Vol. 3
O que respondi - Vol. 4
O que respondi
Vol. 4
O que respondi - Vol. 5
O que respondi
Vol. 5
O que respondi - Vol. 6
O que respondi
Vol. 6
O que respondi - Vol. 7
O que respondi
Vol. 7
O que respondi - Vol. 8
O que respondi
Vol. 8
O que respondi - Vol. 9
O que respondi
Vol. 9
Você encontra os livros de Mario Persona também nestes endereços: