ENTREVISTA

MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Fui entrevistado pela Revista SESCON-SP para uma matéria sobre mudança organizacional. A íntegra da entrevista você encontra aqui.

P. Por que os funcionários, muitas vezes, tendem a resistir a mudanças organizacionais?

Mario Persona - 
O ser humano é acomodado por natureza, e nem sempre isso é decorrência de má vontade. Como todos os seres vivos, somos programados para economizar energia, e mudar significa sair da rotina e gastar mais energia pensando e fazendo.

O próprio fato de sairmos da rotina já exige uma dose extra de energia para o cérebro, o órgão que mais consome energia em nosso corpo. Quando fazemos um mesmo caminho todos os dias, ou executamos as mesmas tarefas, nosso cérebro entra em uma espécie de piloto automático. Uma vez gravadas as informações necessárias para essas atividades, ele não se preocupa em interpretar coisas novas.

Por exemplo, se você faz o mesmo caminho para o trabalho, das primeiras vezes que fizer o percurso seu cérebro estará levando tudo em consideração, pois é tudo novidade. Cada detalhe chamará sua atenção, e isso é informação nova que precisa ser processada e armazenada. Uma vez gravado o cenário, apenas detalhes que mudarem exigirão esse esforço das próximas vezes. 

É por isso que quando éramos crianças os dias pareciam mais longos, e hoje, na rotina do trabalho diário, às vezes nos damos conta de que o dia acabou e nos sentimos como se não tivéssemos feito coisa alguma. Fizemos. O problema é que só fizemos o que fazemos sempre, ao contrário da criança, para quem cada dia é cheio de descobertas. Daí podemos até concluir que essa estratégia de economizar energia pode ser uma grande sacada para o cérebro, mas não para nosso humor ou sentimento de realização pessoal. 

Se, por um lado, nosso organismo tenta se poupar, por outro nosso espírito nos impele a buscar sempre algo novo, a enfrentar novos desafios, a bater novos recordes.

P. Qual a importância do líder no gerenciamento de mudanças?

Mario Persona - 
O líder precisa conhecer essas características da natureza das pessoas para saber motivar sua equipe e tirá-la da acomodação. Mas isso precisa ser feito de forma a incentivar o espírito empreendedor que todos temos em nós, em maior ou menor medida. É preciso que o líder traduza a mudança na forma de metas percebidas pela equipe. Essas metas precisam ser significativas, viáveis e recompensadoras. 

Ninguém vai subir o Everest só por subir, mas às vezes basta uma boa história de valentia e coragem para alguém virar alpinista. Daí a necessidade do líder saber contar boas histórias, isto é, transformar mudanças e metas em comunicação eficaz. Para ser eficaz a comunicação precisa acertar alvos específicos no rol das necessidades, desejos e expectativas humanas.

Outro fator importante é o líder mostrar comprometimento, quero dizer, ir realmente à frente da equipe. Líderes de gabinete não têm tanta credibilidade quanto aqueles que têm um histórico de contato e envolvimento com suas equipes. 

A administração moderna usa o conceito do MBWA ou Management By Wandering Around, que numa tradução tosca seria gerenciar andando por aí. Líderes precisam ser vistos envolvidos no processo de liderança, e precisam circular entre seus liderados, tanto para encorajá-los por demonstrar interesse pelo que fazem, como para entender e avaliar seu modo de trabalhar.

P. Quais as qualidades que os líderes precisam ter para conseguir a adesão da equipe às mudanças?

Mario Persona -
 Um líder obviamente precisa de alguém para liderar, portanto a primeira qualidade que um líder precisa ter é saber identificar as pessoas certas para cada tarefa. Uma pessoa pode servir para um determinado projeto, mas se transformar em um tropeço para toda a equipe quando colocada em um projeto que não esteja alinhado ao seu perfil. Como acontece no futebol, saber escolher os jogadores é vital para o sucesso do time.

Otimismo para ser sempre pronto para buscar por oportunidades. O líder precisa ter também um certo grau de tolerância para com o erro. Líderes intolerantes costumam manter a equipe em uma zona de conforto e segurança, já que qualquer mudança pode significar um risco de errar e trazer consequências desagradáveis.

O bom humor é também uma qualidade do líder que costuma ser admirado pela equipe. Pessoas bem-humoradas não precisam defender sua posição e aparência, pois sabem levar na esportiva quando suas fraquezas são expostas. O mau humor geralmente é consequência do medo de se expor e revelar falhas. O líder bem humorado tem a mente aberta e é capaz de levar em consideração até as idéias mais absurdas trazidas por sua equipe. Por trás delas pode existir alguma coisa digna de ser explorada.

Persistência é outra qualidade que não pode faltar a um líder, principalmente quando vêm os erros, os desastres ou as circunstâncias adversas. Ele precisa motivar sua equipe a tentar quantas vezes forem necessárias. O líder precisa ser alguém incomodado pelo problema e não sossegar enquanto não conseguir resolvê-lo.

A capacidade de persuadir seu time deve fazer parte da lista de qualidades de um bom líder. Para isso é preciso que ele seja destemido e contagiante, que abrace a causa e transpire essa paixão por tudo o que faz. Líderes apaixonados por sua missão correm riscos, são mais motivados e exalam comprometimento, coisas que obviamente serão detectadas e imitadas pelos melhores de sua equipe.

P. Quais cuidados os líderes devem ter ao realizar uma mudança, para que ela seja realizada com sucesso?

Mario Persona -
 O primeiro cuidado é com a comunicação. Muitas empresas empreendem mudanças sem comunicar à equipe que mudança é essa, qual o objetivo, quando começa, quando termina, como será medida etc. As pessoas de repente são pegas de surpresa pela mudança e nem mesmo sabem para que lado devem remar. Tudo o que eu disse relacionado às metas vale também aqui. 

Entrevista concedida à Revista SESCON-SP em 24/06/2010 .

Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba sendo publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas frases a título de declarações do entrevistado. Para não perder o que eu disse na hora da entrevista, costumo gravar ou dar entrevistas por escrito. A íntegra do que foi falado você encontra aqui. Se achar que este texto pode ajudar alguém, use o formulário abaixo para compartilhar.

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br

UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Com seu estilo inconfundível, o palestrante Mario Persona transforma grandes questões em conceitos simples e de fácil compreensão para qualquer audiência.

Um fino senso de humor e talento de cronista, aliados à experiência empresarial, lhe permitem extrair do banal o extraordinário e transformar "causos" corriqueiros em analogias perfeitas para a vida, carreira e negócios.

Para saber mais sobre o palestrante
clique aqui ou entre em contato para
receber uma proposta. Ou ligue para
(19) 99870-7899 / 99789-7939
contato@mariopersona.com.br

Laura Loft - Diário de uma recepcionista
Laura Loft
Diário de uma recepcionista
Marketing de Gente
Marketing
de Gente
Receitas de Grandes Negócios
Receitas de
Grandes Negócios
Gestão de Mudanças
Gestão de
Mudanças
Crônicas de uma Internet de verão
Crônicas de uma
Internet de verão
Marketing Tutti-Frutti
Marketing
Tutti-Frutti
Dia de Mudança
Dia de
Mudança
Crônicas para ler depois do fim do mundo
Crônicas para ler
depois do fim do mundo
Eu quero um refil!
Eu quero
um refil!
Meu carro sumiu!
Meu carro
Sumiu!
Moving ON
Moving
ON
Uma luta pela vida
Uma luta pela vida
Lia Persona Hadley
O Evangelho em 3 minutos - Mateus
O Evangelho em 3 minutos
Mateus
O Evangelho em 3 minutos - João
O Evangelho em 3 minutos
João
O que respondi - Vol. 1
O que respondi
Vol. 1
O que respondi - Vol. 2
O que respondi
Vol. 2
O que respondi - Vol. 3
O que respondi
Vol. 3
O que respondi - Vol. 4
O que respondi
Vol. 4
O que respondi - Vol. 5
O que respondi
Vol. 5
O que respondi - Vol. 6
O que respondi
Vol. 6
O que respondi - Vol. 7
O que respondi
Vol. 7
O que respondi - Vol. 8
O que respondi
Vol. 8
O que respondi - Vol. 9
O que respondi
Vol. 9
Você encontra os livros de Mario Persona também nestes endereços: