ENTREVISTA

Capacitação do empresário e sua equipe

Fui entrevistado pela Revista Bares e Restaurantes para uma matéria sobre a necessidade de capacitação do empresário e sua equipe. A íntegra da entrevista você encontra aqui.

http://youtu.be/Iw_FT8w71eM


É comum vermos empresários que se preocupam apenas com o treinamento de suas equipes de trabalho, por acreditarem que ter uma boa equipe é garantir o sucesso de sua empresa. Isso só basta? O empreendedor também não deve se submeter a treinamentos?

Mario Persona - Sim, é necessário que o empreendedor esteja qualificado até mesmo para saber identificar o que é uma boa equipe e quais os treinamentos mais adequados a ela. Ele deve procurar manter-se informado em todas as áreas que têm um impacto direto em seu negócio, como recursos humanos, tecnologia, administração etc.

Daí a necessidade de participar de palestras, cursos, feiras e eventos voltados para o seu segmento, não apenas como forma de obter novas informações, mas também para conhecer o que os outros estão fazendo no mesmo segmento. Em um mercado extremamente dinâmico não basta ter talento para negócios, mas é preciso saber também para onde os negócios estão se deslocando.

No caso de empresas do setor de bares e restaurantes, qual a visão o empresário precisa ter de seus negócios?

Mario Persona - Creio que a atualização do empresário vale também para o segmento. Muita coisa está mudando na área de bares e restaurantes e o empresário precisa estar atento. Mas ele não deve apenas procurar conhecer as mudanças que acontecem no mercado; ele precisa estar atento às mudanças que acontecem em sua clientela.

Uma rede de restaurantes nos Estados Unidos percebeu que seus restaurantes continuavam atraindo novos clientes, porém estavam perdendo clientes antigos. Uma pesquisa de satisfação indicou que os clientes antigos, e que já tinham passado dos cinquenta anos de idade, reclamavam que o tempero não era tão bom como tinha sido no passado.

Como havia um padrão para o tempero usado em todos os restaurantes da rede, o que estava ocorrendo não era uma diminuição no sabor dos pratos, mas sim da percepção de sabor dos clientes mais velhos. Assim como acontece com outros sentidos como a visão, audição, tato e olfato, à medida que nossas papilas gustativas envelhecem elas perdem a sensibilidade para o sabor. A solução foi adequar pratos com temperos mais fortes dirigidos à parcela de clientes de maior idade.

Para que o empresário tenha esse tipo de percepção ele precisará estar sempre se reciclando em assuntos como marketing, além da culinária e dos aspectos administrativos. Um aperfeiçoamento constante em temas voltados para os recursos humanos lhe dará também a habilidade necessária para lidar com sua equipe. É importante ter em mente que não é só o mercado que muda, mas a própria equipe. Um empresário com alguns anos de atuação no mercado sabe que sua equipe de vinte anos atrás tinha um perfil bastante diferente de sua equipe atual, que pertence a outra geração.

Quais os treinamentos ideais para garantir a produtividade e o crescimento da empresa?

Mario Persona - Isso depende muito do tipo de empresa. Se estamos falando de bares e restaurantes, geralmente estamos falando de empresários que conhecem bem o segmento, pois dificilmente alguém sobrevive no ramo de alimentação se não conhecer bem os meandros desse mercado. É importante ter em mente que não estamos falando aqui de quem entende de bebida e culinária, mas de quem entende da administração desses estabelecimentos que lidam com produtos perecíveis e na maioria das vezes customizados para o cliente.

Se o empresário já tem essa capacidade administrativa, é importante que procure agregar conhecimento em áreas que suportem suas decisões, como é o caso de marketing, atendimento ao cliente, decoração de ambientes, clima organizacional, recompensa e reconhecimento de equipes etc. Cada novo conhecimento poderá potencializar o que ele já sabe, capacitando-o a criar um diferencial para o seu negócio.

A evolução da sociedade traz cada vez novas demandas para o segmento, como acontece hoje com a preocupação generalizada que existe, não apenas de se comer bem, mas de se comer alimentos saudáveis. O segmento de alimentação alternativa e saudável inaugurou um campo tremendo para o segmento de bares e restaurantes, e o empresário que quiser explorar esse campo deverá aprender mais sobre ele. 

À medida que aumenta o poder aquisitivo da classe média, aumenta também o hábito de sair para comer, criando novas oportunidades para crescer no negócio. Outra mudança significativa que está ocorrendo é a globalização e um número cada vez maior de pessoas interessadas em conhecer os hábitos alimentares de outras culturas. Cresce assim o número de bares e restaurantes temáticos, um outro filão que começa a ser explorado no Brasil.

O que caracteriza um empreendedor?

Mario Persona - Creio que as características importantes de um bom empreendedor sejam sua visão e o seu faro para negócios, sua intrepidez para correr riscos, sua capacidade de criar relacionamentos e articular parcerias, e também a habilidade de mudar rapidamente quando o mercado exige. Os que não têm faro deixam passar oportunidades preciosas; os que não estão dispostos a correr riscos acabam se acomodando; os avessos aos relacionamentos irão transferir essa aversão também aos seus clientes e a incapacidade de mudar rapidamente o deixará para trás diante de seus competidores. 

Entrevista concedida à Revista Bares e Restaurantes em 25/01/2011.

Entrevistas como esta costumam ser feitas para a elaboração de matérias, portanto nem tudo acaba sendo publicado. Eventualmente são aproveitadas apenas algumas frases a título de declarações do entrevistado. Para não perder o que eu disse na hora da entrevista, costumo gravar ou dar entrevistas por escrito. A íntegra do que foi falado você encontra aqui. 

Mario Persona é consultor, escritor e palestrante. Veja emwww.mariopersona.com.br

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Com seu estilo inconfundível, o palestrante Mario Persona transforma grandes questões em conceitos simples e de fácil compreensão para qualquer audiência.

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