Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Quando a marola bate no queixo"] [Página Inicial] [Próximo: "A hora do Abreu"]

24/03/2009 Slow is beautiful
por Mario Persona

Quando escolhi o título estava pensando em outro parecido, o do livro "Small is Beautiful". Em 1995 o suplemento literário do The London Times colocou "Small is Beautiful na lista dos 100 livros mais influentes do pós-guerra.

Em minha cabeceira, na década de 70, havia também outro best-seller, enorme e ilustradíssimo, o "Whole Earth Catalog". Steve Jobs chamou o livro de Google encadernado. As duas obras apontavam numa mesma direção: a criação de uma sociedade sustentável.

Cheguei a importar estes e outros livros de contracultura e tecnologias alternativas que não existiam no Brasil, só para fundamentar as idéias que defendia na faculdade de arquitetura. Naquele tempo ainda tinha gente encantada com Brasília e seus mausoléus de vidro, concreto e mármore. Um macrobiótico, magrinho, com óculos de Gandhi e camisão de pano de saco de farinha, falando de projetos envolvendo recursos renováveis e preservação do ambiente era marginal ao status quo da época.

Mais de trinta anos depois de minha fase bicho-grilo eu continuo preocupado com a escassez de recursos, principalmente com um recurso que vai ficando cada vez mais escasso para mim: meu tempo. O tempo passa, quer eu faça alguma coisa com ele, quer não. Não posso pará-lo, estocá-lo ou encomendar mais. O que passou, passou.

Apesar de não poder administrar o recurso tempo, posso decidir como executar as tarefas enquanto ele passa. As importantes devem vir primeiro. Mas o que é importante? Depende de como eu encaro minha grande tarefa, aquela que vou terminar quando meu relógio cardíaco, que começou com um "tic", fizer o último "tac".

Aproveitando a crise mundial, que pisou compulsoriamente no freio de nós todos, decidi repensar minhas prioridades e o tempo que devo dedicar a cada uma delas. Posso engolir o cafezinho num gole apressado, ou posso deixar que cada molécula aromática namore cada papila gustativa de minha boca. Sabe quanto tempo vou perder fazendo assim? Sabe quanto prazer e disposição vou ganhar? É disso que estou falando.

Quando achei o resto de creme de barbear que meu filho esqueceu em casa, decidi voltar a desfrutar da magia de fazer a barba com lâmina. O barbeador elétrico vai continuar à mão para viagens e barbas corridas, mas entre as escolhas de como pretendo utilizar meu tempo, incluí o ritual da barba.

Você pode escolher o ritual que quiser - do café, do pentear, do caminhar - o conceito é o mesmo. A idéia é fazer as pequenas coisas ficarem belas, desfrutando melhor do tempo que bem ou mal dedicamos a elas. Isso nos recompõe para enfrentarmos as outras tarefas que não deixam muita margem ao prazer.

O barbear com lâmina é um mundo de sensações. Primeiro vem o milagre da espuma que surge de um dedinho de creme. Eu seria incapaz de fazê-la caber de volta no tubo. Então começa a massagem... ah! e que massagem. Não há nada como sentir cada cerda do pincel deslizando pelo rosto e acalmando os fios da barba como se dissesse a eles: "Não se preocupem, vai dar tudo certo".

Aí é a vez da lâmina esquiar, deixando o seu rastro nas montanhas de creme. Ui! É mais gostoso se for perigoso. E o som, você já prestou atenção no som? Ao lado do rosto a lâmina passa em Si Menor. Já o escanhoar debaixo do queixo é em Dó Maior. Tente você descobrir o seu tom. Depois é hora de enxaguar e enxugar. Aaahhh... refrescante. Cada poro da pele de meu rosto exala a menta.

Isso é administrar o tempo. Fazer as mesmas coisas que você faz, só que de outra maneira. Tentar extrair delas o máximo, não só de resultados, mas de prazer e qualidade. Qualquer um pode fazer isso. Bem, menos as mulheres, na parte da barba, e não deve ter graça nenhuma depilar as pernas com cera quente.

O título "Slow is beautiful" veio a calhar. A idéia é essa, como em "Small is beautiful", que foi lançado no Brasil com o infeliz título de "O negócio é ser pequeno". Por favor, não tente traduzir meu título para "O negócio é ser lento". Não foi isso que eu quis dizer.

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

Wikinomics: Como a Colaboração em Massa Pode Mudar o Seu Negócio - Don Tapscott

O livro Wikinomics - Como a interação global está mudando tudo, de Don Tapscott e Anthony D. Williams (diretores da empresa de consultoria e inovação New Paradigm, no Canadá), mostra, com uma abordagem simples e atraente, que a humanidade está entrando num segundo estágio da Revolução da Informação, que vai mudar para sempre o conceito de uma economia - e até mesmo de uma sociedade - hierarquizada e há séculos montada sobre estruturas de poder. Estas começam a decair por causa das velocidades cada vez maiores de conexão da internet, que dão mais poder às pessoas comuns e lhes permitem interferir nos processos de produção de conhecimento e no próprio consumo.

Editora: Nova Fronteira
Autor: DON TAPSCOTT
ISBN: 9788520919972
Origem: Nacional
Ano: 2007
Edição: 1
Número de páginas: 0
Acabamento: Brochura
Formato: Médio


E a gorjeta, doutor?


Respostas: 1 Pessoa comentou. E você, qual é sua opinião?

Olá Mario, eu gostaria de poder invadir sua vida, para descobrir algumas "coisinhas" sobre você; espero não estar sendo atrevido; gostaria de saber se vc é "cristão do tipo crente"; se congrega em alguma igreja poderia expor o nome da igreja? A formação do seu conhecimento bíblico, deu-se através da bíblia?

Enviado por nilton em 25/03/2009


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?