Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Imagem e marketing político"] [Página Inicial] [Próximo: "Terror por assinatura"]

01/10/2008 Circunstâncias
por Mario Persona

Você planeja, calcula e faz previsões. Elabora orçamentos, traça estratégias e neutraliza a concorrência. Engrossa a blindagem, burila o discurso e dá um trato na imagem. Tudo pronto, tudo controlado, tudo dominado, não há o que dar errado. Até as circunstâncias decidirem agir.

A campanha Obama-McCain à presidência dos EUA parecia indicar que tudo seria como dantes na terra de Abrantes. Barack Obama era indicação certa para o Oscar de melhor apoteose política na convenção democrática. A republicana... bem, a do herói veterano trombou com um furacão eslavo, o Gustav. As circunstâncias tomavam o palanque.

Circunstâncias mudam tudo. Por mais que você planeje, elas sempre estão lá, espreitando, conspirando e esperando a hora de entrar em cena e passar uma rasteira na lição de casa que você fez com tanto esmero. Sem elas a vida seria previsível, monótona e chata. Com elas... bem, voltemos ao assunto antes que algo me interrompa.

O Gustav nem tinha terminado de ventar quando outro furacão vindo do Alasca se abateu sobre os EUA e mudou o rumo da política. Quando os meteorologistas contaram ao McCain que os furacões mais poderosos têm nome de mulher ele invocou Sarah Palin, o furacão que veio do frio.

Mais uma vez as circunstâncias bagunçavam a arena e os holofotes eram desviados de Barack Obama para a "Hockey Mom". Quem melhor do que uma mulher jovem e cheia de filhos e energia para ser presidente dos Estados Unidos? McCain suspirou orgulhoso e voltou a dormir.

Perfeita para qualquer papel de mãe em filme da Disney, daqueles em que o cachorro é mais inteligente do que o dono, a candidata não contava com a astúcia das circunstâncias.

McCain nem bem se acostumara com a idéia de ser vice de sua vice e duas entrevistas de Sarah fizeram McCain se arrepender de não ter convidado a Lassie para sua vice. Na terceira entrevista ele apareceu ao lado da neta, só para garantir.

De repente ninguém mais se lembrava de contar piada de loira e Sarah virou a piada pronta do Saturday Night Live. Para imitá-la, Tina Fey não precisou nem de um script. Bastou repetir o que Sarah disse e o Youtube fez o resto.

Como desgraça pouca é bobagem, as circunstâncias assoviaram e o colapso financeiro veio correndo, pegando os candidatos e o mundo no contrapé. Se hoje o ditador da Coréia do Norte convidar os candidatos para um almoço com o Papa, Bono e Bin Laden, a imprensa nem vai reparar. As circunstâncias são o buraco negro das estrelas.

Mas se as circunstâncias zombam de uns, elas sorriem para outros. Do lado de baixo do Equador tudo é festa. O Lula do Brasil marca um gol atrás do outro e continua o favorito nas pesquisas. Se vier o terceiro mandato ele ganha para presidente e vice. As circunstâncias tiraram até a Seleção do páreo nas páginas dos jornais. Ninguém quer ser visto com ela; todos querem aparecer ao lado dele.

Enquanto a Justiça Eleitoral proíbe que os candidatos imitem sua voz no rádio, um deles reedita a velha piada do Papa aparecendo com um motorista que é a cara do presidente. Só falta a família real descobrir em sua árvore genealógica um ramo brotado no nordeste e "pronto", como dizem por lá. Pode providenciar um Sedex de Petrópolis para Brasília levando o trono e a coroa.

Enquanto a crise corre solta no norte, no sul é tudo de bom. O presidente do norte tenta desesperadamente assinar uma reforma financeira. O do sul garante sua vaga na Academia assinando a reforma ortográfica. O de lá manda imprimir mais dinheiro. O de cá imprime carteiras assinadas. Tudo o que o "Senhor das Armas" deles toca vira vinagre. Nosso "Midas do Saleiro" faz o que toca virar sal, com petróleo em cima e em baixo.

Não sei o que você vai fazer, mas eu já me decidi. Nas próximas eleições vou votar nas circunstâncias.

© Mario Persona  - Quer publicar Mario Persona CAFE em seu blog? Clique aqui para obter o código do gadget. Vai ficar bonitinho assim:



Você também pode publicar o texto na íntegra em seu site, blog, jornal ou revista, desde que mantenha os créditos do autor e tenha um link apontando para www.mariopersona.com.br

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

O Sal é um Dom: Receitas de Mãe Canô - MABEL VELLOSO

"O sal é um dom promete ser " mais do que receitas, mas um livro sobre a vida. É assim que Mabel Velloso, filha de Dona Canô, descreve o livro que escreveu. " É o nosso dia-a-dia, a nossa casa. As refeições aqui são tratadas como um momento importante", explica Mabel, irmã dos ilustres Caetano Veloso e Maria Bethânia. Conhecendo bem a rotina de sua casa, o caminho escolhido pela escritora não poderia ter sido outro; para contar um pouco da história dos Velloso, nada mais gostoso do que ter o paladar como fio condutor. Primeira parceria entre a editora baiana Corrupio e a Nova Fronteira, a obra apresenta o retrato fiel de uma família que, em meio aos sabores repassados por gerações, sempre celebrou a alegria de estar reunida em casa.


E a gorjeta, doutor?

Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?