Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Os maiores corredores do mundo"] [Página Inicial] [Próximo: "2010 - Uma Odisséia na Terra"]

11/05/2008 Troféu Fumagalli
por Mario Persona

Em 1959, Sebastião Fumagalli e Ary Bagnolli decidiram premiar os talentos de Limeira, minha cidade. Desde então, uma comissão independente se reúne várias vezes por ano para escolher os laureados. Foi essa comissão que, num momento de distração, me indicou para o Troféu Fumagalli 2008.

Quando me avisaram, senti o mesmo que sentia na época de garoto, quando levava bronca de minha mãe. Eu nunca sabia por qual das traquinagens era a bronca. A mesma dúvida eu tenho agora, só que, no caso da bronca, eu sabia que era merecida.

Se você quiser que um palestrante profissional perca o rebolado no palco, coloque um troféu na mão dele. Você tem medo de microfone? Eu tenho medo de troféu. Subi ao palco, contei uma história engraçada e sumi dali. Puro instinto de autoproteção. Se agradeci a meus pais como todo mundo fez? Cara, eu sou emotivo ao extremo. Da última vez que falei de meus pais em um palco, até as cortinas ficaram pequenas para usar de lenço.

A entrega do Troféu Fumagalli é organizada pela ONG cultural Aldeia e patrocinada pela ArvinMeritor, que produz mais da metade das rodas de aço usadas pelos veículos nacionais. Provavelmente a roda de seu carro começou a rodar aqui em Limeira.

O prêmio é particularmente importante por chamar a atenção para algo que nem sempre valorizamos: o Brasil é um país tecido com talentos locais. Enquanto as grandes empresas do mundo todo promovem a diversidade, por entenderem que é do caldo cultural que nasce a criatividade, tem gente que se envergonha de suas raízes ou acha que talento só tem quem não toca berimbau.

Veja o Troféu Fumagalli deste ano. Além dos talentos locais, e de um sujeito que ainda não descobriu exatamente o que estava fazendo ali, tinha gente cuja atuação vai muito além das porteiras da minha cidade ou do país. Quem? Vou citar alguns.

Raquel Alves Clemente, atleta paraolímpica nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Quer mais? Dionísio Uendro Carlos, geofísico indicado em 2007 para o prêmio "Átomos para a Paz", do World Council of Nuclear Works. Tem ainda o Guilherme Guido, bi-recordista sul-americano de natação, ganhador do troféu pela segunda vez, e de malas prontas para Pequim.

É de gente assim que é feito o Brasil. Cidadãos locais. Mas, como nas novelas todo mundo tem sotaque carioca, a gente acaba pensando que só faz sucesso quem vive nos grandes centros. Oras, quem é que não conhece gente que tem vergonha do sotaque materno e faz um esforço danado para mudar?

Eu não tenho vergonha de meu sotaque caipira do interior. É claro que, por ter nascido nos anos cinqüenta, ser alto e grisalho, ter voz grossa e usar óculos, depois de cada palestra sou obrigado a responder a uma mesma pergunta. Já pensei até em fazer a palestra vestindo uma camiseta com a frase: "Não sou parente do Milton Neves". O sotaque é igual.

O mais bonito na entrega do prêmio foram as estudantes que se destacaram. Numa época quando muitos jovens se enganam achando que o crescimento que leva ao sucesso é aquele obtido com esteróides ou silicone, ainda tem uma garotada preocupada em injetar conhecimento em seus neurônios e fazer coisas que realmente importam.

Esta semana vi uma jovem assim no Youtube, uma menina de quinze anos chamada Mallu Magalhães, que compõe e canta em inglês enquanto toca violão, gaita, piano, escaleta e nem sei mais o quê. Um amigo de meu pai costumava dizer que só não tinha nascido em Nova Iorque porque a mãe dele nunca saiu de Limeira. A Mallu só não ganha o Troféu Fumagalli porque não é daqui.

Mas eu sou, ganhei e estou feliz. Agora posso colocá-lo na minha estante de troféus. Pelo menos ela não vai mais ficar vazia.

Troféu Fumagalli

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

Google Marketing: O Guia Definitivo do Marketing Digital
CONRADO ADOLPHO VAZ
Se o seu trabalho é com marketing e é imprescindível que entenda profundamente as mudanças pelas quais o mercado brasileiro de internet e o consumidor estão passando, este livro é para você.
Conrado Adolpho compartilha, neste livro, o fruto do seu trabalho de pesquisa prática e teórica ao longo dos últimos cinco anos sobre como a internet está mudando a rotina de marketing das empresas. O autor, consultor de internet e publicitário especializado em mídias interativas, mostra o conhecimento adquirido do ponto de vista do marketing de maneira acessível e objetiva.

O livro trata de assuntos como propaganda georreferenciada, publicidade em blogs, como e por que ficar na primeira página do Google, como usar a web 2.0 como forma de se relacionar com o seu público-alvo, como planejar e desenvolver uma campanha de Marketing Viral eficiente, como mensurar o ROI de ações de marketing digital e outros assuntos de extrema importância para quem quer dominar e conquistar market-share neste novo mundo digital.

Gerentes e diretores de marketing, empresários, executivos, empreendedores e profissionais liberais, após lerem este livro, terão segurança sobre suas ações na internet e aprenderão a adaptar suas estratégias de marketing digital ao planejamento de marketing das suas empresas.


E a gorjeta, doutor?


Respostas: 2 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

Mário:

Queria parabenizá-lo pelo maravilhoso material produzido sobre o Troféu Fumagalli, ao qual você foi merecedor, com certeza.

Enviado por Dionisio Uendro Carlos em 29/01/2009


Parabéns Mario pela merecida homenagem ao ilustre limeirense.

Enviado por Mario Câmara em 23/05/2008


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?