Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "As 110 lâmpadas"] [Página Inicial] [Próximo: "Operação Persona"]

01/10/2007 Se todo mundo pensa assim... tou fora!
por Mario Persona

Verdade ou lenda, não sei. George Soros ou Warren Buffett? Não me lembro. Mas a história que li era de um investidor. Ou não? Bem, não importa, o que vale é a mensagem, ainda que o fato seja tão real quanto um sonho meu.

No elevador um desses investidores ouviu o ascensorista comentar: "O negócio agora é comprar ações de empresas ponto-com".

O investidor saiu do elevador e imediatamente vendeu suas ações ponto-com. "Quando até o ascensorista sabe que ações comprar, é hora de vender" -- teria dito ele. Logo depois a bolha das empresas ponto-com estourou.

Segundo Warren Buffett, "uma pesquisa de opinião pública não substitui o pensamento". Segundo eu mesmo, "se você for a Maria-Vai-Com-As-Outras vai acabar se casando com o João-Ninguém". Fuja da moda, do consenso, do lugar comum. Ele é comum demais para valer a pena estar lá.

Se quiser que sua empresa continue fazendo o que sempre fez e deu certo até aqui, trate bem quem sabe trabalhar em equipe e mantém o bonde nos trilhos. Se quiser que um dia ela deixe de ser bonde e vire trem-bala, trate melhor aquele visionário que não se encaixa no grupo.

É claro que sou suspeito em afirmar isso porque eu mesmo nunca fui muito de equipe. O único esporte que pratiquei foi natação, minha paixão desde a infância foi desenhar, meu hobby de adolescente era o aeromodelismo e o que mais faço hoje é escrever. Nada disso funciona em equipe. Então a equipe não é importante?

Claro que é. Veja a orquestra, é um trabalho de equipe. Agora tente colocar uma equipe de maestros para dirigi-la para ver se funciona. Ou peça que a orquestra toque uma composição criada em consenso pelos melhores músicos do mundo. Não existe tal partitura.

A singularidade da criatividade humana não é medida pelo IBOPE. Opinião pública é opinião média, quando não é burra. Quanto mais gente envolvida numa criação, maior o nivelamento pela média ou, o que é pior, pelo consenso que geralmente nivela por baixo.

Algumas eleições são assim e se você às vezes fica decepcionado com a democracia é porque ainda não entendeu que decisão majoritária não é sinônimo de decisão inteligente. O "chapéu pensador" do Prof. Pardal é individual.

Alguém comentou que Chuck Noland, o personagem vivido por Tom Hanks no filme "O Náufrago", consegue sair da ilha sozinho, usando apenas um pedacinho de plástico que sobrou do avião para a vela de sua jangada. Já um montão de gente da série "Lost" continua encalhada na ilha, apesar de terem metade de um avião na praia, computadores em cavernas e sabe lá mais o quê.

A série de 117 episódios vai se arrastar até maio de 2010 e eu não ficaria surpreso se, no final, apenas um conseguisse escapar. Alguém poderá argumentar que o Tom "Chuck Noland" Hanks não estava sozinho: ele tinha seu fiel amigo Wilson, a bola. Pois é, e o Wilson nunca deu um palpite.

O problema de seguir a maioria é que a maioria se contenta com pouco. A maioria sempre tem sua visão estreitada pelas necessidades prementes -- noves fora, sempre voltamos às necessidades básicas do comer, vestir e se divertir.

A visão 'holística' (use esta palavra para impressionar seus amigos), ou a 'big picture' (use esta também) é perdida quando estamos no meio da multidão. Por mais que você tente ficar na ponta dos pés, se estiver na multidão não verá o que existe lá na frente. É só quem está na periferia, fora da multidão, que enxerga longe.

Quando você abre mão de sua capacidade singular de intuir, pensar e decidir, acaba se sujeitando à maioria ("Se é para o bem de todos..."), ao consenso ("Satisfazendo gregos e troianos...") ou à sorte ("Vamos tirar no palitinho...").

Durante uma execução, decidida por uma maioria, quatro soldados repartiram as roupas do condenado em quatro partes iguais, por consenso. O que não deu para repartir foi decidido por sorteio. Saíram dali satisfeitos com alguns trapos, mas sem Jesus.


POSFÁCIO

Tudo isso aí não é sabedoria minha, mas um bordado com linhas de diversas cores. A mais forte delas encontrei em um blog, "Creating Passionate Users", que infelizmente agora está parado porque sua autora, Kathy Sierra, foi ameaçada de morte por suas idéias saírem da... sabedoria convencional das multidões! Traduzi algo que encontrei lá:

Inteligência Coletiva X Burrice Coletiva

Inteligência Coletiva (IC) é um monte de gente escrevendo suas opiniões sobre livros no site da Amazon.

Burrice Coletiva (BI) é um monte de gente colaborando em um wiki para escrever um livro coletivo.

IC são todas as fotos no Flick, tiradas por pessoas individualmente, e as novas idéias criadas com essa fotos.

BC é esperar que um grupo de pessoas crie e edite uma foto juntos.

IC é receber input e idéias de muitas pessoas e perspectivas diferentes.

BC é medir cegamente o input médio de muitas pessoas e esperar algo de excepcional.

IC é uma comunidade votando e discutindo sobre camisetas pintadas por pessoas individualmente.

BC é esperar que uma comunidade pinte as camisetas juntas, como um grupo.

Arte não é feita por comitês. Os grandes projetos não são criados por consenso. A verdadeira sabedoria não é encontrada nas multidões. Pelo menos não quando as multidões tentam agir como uma única entidade.

Evidentemente sabedoria em muitos desde que você não contamine os muitos fazendo com que concordem (votar não significa concordar). De acordo com Surowiecki (autor de "A Sabedoria das Multidões"), até mesmo quando você compartilha conhecimento demais com seu grupo isso já é suficiente para corromper a sabedoria e emburrecer o grupo.

São os extremos, as lacunas e as diferenças no conhecimento individual que fazem a sabedoria das multidões funcionar, todavia a visão equivocada da Web 2.0 é exatamente o oposto -- vamos todos colaborar e nos comunicar e conversar juntos como uma grande "coisa" colaboradora, comunicadora e conversadora até que nossas diferenças individuais se tornem superficiais.

Imagine uma comunidade -- digamos do tipo Sociedade dos Amantes de Cães -- que por alguma invenção genética seja capaz de projetar o cão perfeito. Todos vão contribuir. Todas as idéias serão levadas em consideração. O cão será a perfeita expressão da sabedoria de uma multidão de amantes de cães. Como vai sair esse cão? Um Cão Genérico ou um Frankscão?

Vejo duas possibilidades:

1) Um Cão Genérico -- a média de todos os atributos possíveis a um cão. Ele vai se parecer com aqueles cães abstratos usados em cartilhas para você ensinar uma criança a apontar o dedo e dizer: "Cão".

ou

2) Um Frankcão -- uma horrível colcha de retalhes de pedaços de cães que JAMAIS foram projetadas para estarem juntas. Seria algo parecido a um acidente com o transponder de Jornada nas Estrelas.

por Kathy Sierra

Dogs

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

A Estratégia do Oceano Azul
W. CHAN KIM & RENEE MAUBORGNE


O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. O livro ensina como colocar em prática essa estratégia. O livro também defende a idéia de se abandonar os "oceanos vermelhos" da "sabedoria" popular e se aventurar nos oceanos azuis da inovação. Competir fora do espaço estreito delimitado pelo mercado, parar de se concentrar na concorrência, evitar explorar tão somente a demanda atual é deixar de ficar brigando pelo osso que todos querem roer.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 3 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

Se quisermos crescer profissionalmente e na sociedade em que estamos inseridos temos que ter atitude, "principamente atitude", pois é das atitudes que tomamos nno nosso dia-a-dia que formamos as nossas relações profissionais e de sucesso.
Leio sempre suas crônicas e, procuro tirar delas algum assundo para discutir nas reuniões que fasço na empresa que trabalho. tenho grande interesse em assuntos relacionados a motivação e Cresimento pessoal, por isso gosto muito de ler, escrever e dar açgumas palestras na empresa. Tenho 30 pessoas na minha equipe da qual, sou Supervisor e procuro discutir assuntos relacionados a motivação e crescimento pessoal, inserindo, também algumas dinâmicas deixando, assim, as nossas reuniões sempre descontraídas. Obrigado pela oportunidade de estar sempre aprendendo e podendo ajudar as pessoas a terem amis motivação no trabalho.

att.:
Valmes Dias Mello
Blumenau-SC

Enviado por Valmes Dias Mello em 21/10/2007


Mario Persona,

Fui seu aluno no ISCA, me formei em 2004, talvez você não se lembre, mas uma vez falei para você que gostaria de ser palestrante. Meu amigo, você não tem idéia do quanto eu aprendo com você. Tenha certeza que aqui você tem um fã incondicional, da tua forma de contar histórias, da sensibilidade com as palavras.

Um Abraço,
Renato J. T. Ichano

Enviado por Renato José Trento Ichano em 16/10/2007


Concordo plenamente. Não adianta querermos fazer sempre a mesma coisa e esperar um resultado diferente.
E também não adianta querermos fazer sempre igual aos outros e querer um resultado diferente do resultado que os outros obtém.

Se queremos nos destacar, ter um melhor emprego, ter uma melhor remuneração, precisamos fazer diferente, fazer mais ou fazer melhor.

Abraços,
Rodrigo Schmidt
http://emporiodosucesso.com.br

Enviado por Rodrigo Schmidt em 02/10/2007


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?