Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "O sabor de uma paixão"] [Página Inicial] [Próximo: "Shakespeare apaixonado"]

28/02/2007 Paixão controlada
por Mario Persona

Hoje descobri que cabem 29 CDs numa embalagem de Catupiry. E daí? Daí que aqueles CDs de backup que costumo espalhar pelas gavetas agora vão ficar juntinhos. Pelo menos 29 deles. Antigamente a embalagem era de madeira e eu guardava nela meus parafusos, que viviam soltos por aí. Agora é de plástico branco e não tenho parafusos para guardar.

Antes que me pergunte, sim, para guardar 29 CDs você precisa antes comer todo o Catupiry. Não, a embalagem tipo bisnaga não serve. Sim, existe uma solução para quem tem muitos CDs: experimente comprar o balde de 3,6 quilos.

Sua quarta pergunta talvez seja o que isso tem a ver com sua vida, carreira ou negócio. Tudo. Mencionei o Catupiry, sem ganhar um tostão de merchandising, só para mostrar que sempre existe outra utilidade para alguém como eu ou você.

Existe utilidade alternativa para você? Bem, ainda que não existam mil e uma -- olha o merchandising grátis outra vez -- sempre é possível encontrar algo lucrativo em seu próprio cardápio de talentos. O jeito é começar a procurar. Você tem um hobby? Será possível transformar um hobby em negócio? Talvez. Alguns dos negócios mais apaixonantes surgiram justamente de um hobby. Muitos profissionais de informática são pessoas que passaram do hobby à profissão.

A grande vantagem de você transformar um hobby em negócio é que acaba tendo a sensação de nunca estar trabalhando. Eu, por exemplo, gosto de falar e escrever, por isso considero como lazer o tempo gasto fazendo palestras ou escrevendo. Por essas atividades ocuparem a maior parte do meu tempo, posso até dizer que parei de trabalhar para me dedicar ao meu hobby.

Geralmente o negócio surge de uma paixão, como a música ou fotografia. Músicos e fotógrafos são pessoas que transformaram o hobby em profissão. Às vezes isso acaba extrapolando os limites da própria atividade e gera negócios paralelos, como o surfista que vira fabricante de pranchas ou lança uma grife de biquínis. Você deve ter conhecido algum.

Mas a mesma paixão que impulsiona um hobby transformado em negócio pode cegar o hobbista metido a empreendedor. Pode fazê-lo acreditar que o mundo inteiro gosta daquilo que ele gosta. Aí o hobby deixa de ser negócio e vira armadilha.

Hobbistas fanáticos e insensíveis às necessidades e desejos das pessoas acabam colecionando negócios pouco lucrativos. O entusiasta que deseja transformar seu hobby em negócio deve, antes de qualquer coisa, ser sensível o suficiente para avaliar se existe público para aquilo que faz.

Portanto, ainda que um hobby tenha tudo para ser transformado em negócio, isso não elimina a necessidade de um bom planejamento de marketing. Um plano ajuda você a descobrir o potencial do mercado, os custos de implantação e manutenção, o perfil dos clientes, a forma de promoção, a localização da empresa, a logística de entrega e muitas outras variáveis importantes na criação de qualquer negócio. Seja ele um hobby ou não.

Outra coisa para a qual o hobbista metido a empresário deve ficar atento é a mão aberta. Todo apaixonado por um hobby é liberal, gasta o que pode e o que não pode e sempre tenta se justificar dizendo que não fuma, não bebe, não sai com os amigos...

Fica aqui minha dica: se você não souber controlar sua paixão transformada em negócio, contrate alguém que cuide desse controle. Pode contratar um administrador, um contabilista ou arranjar um sócio honesto. Se preferir um controle mais rígido e permanente, case-se.


POSFÁCIO

Andei pesquisando o conceito de POD, ou Print On Demand Publishing e descobri que o futuro editorial será muito parecido com o que já acontece com as floriculturas. Você entra em um site de flores sediado, digamos, em São Paulo, e manda um ramalhete para alguém em Xangai. Ou uma coroa de flores, se for alguém que investiu pesado na bolsa de lá. Meia hora depois ele recebe as flores que, na realidade, foram embaladas e enviadas por uma floricultura de Xangai, parceira do site daqui.

A Lulu.com já faz isso com livros. Quem compra na Europa do site que está na América recebe o livro impresso digitalmente por um parceiro de lá. Não há estoques de livros, só de arquivos digitais que são transformados em livros na hora da compra. A Lulu.com foi criada por um dos fundadores da Red Hat, provedor de soluções Linux e open source.

Isso terá um impacto enorme principalmente nas editoras, já que a produção literária acabará seguindo os passos da produção musical. Qualquer banda que não consegue entrar no mercado pelos caminhos tradicionais pode lançar suas músicas para download e, se vingar, ser convidada por uma gravadora de renome.

Do mesmo modo, qualquer autor pode colocar seu livro à venda em questão de horas e, quem sabe, ser descoberto e até ir parar no circuito editorial tradicional. No site da Lulu.com publicar é de graça, mas por 100 dólares existe a possibilidade de ter o livro também no catálogo da Amazon e Barnes & Noble, as duas maiores livrarias do mundo. O negócio tem futuro? A Amazon pensa que sim, ou não teria comprado a BookSurge.com, concorrente da Lulu.com.

Para experimentar, coloquei um e-book grátis na Lulu e já preparo um livro de papel em inglês para ser publicado lá. Vamos ver qual o resultado.

Tirando a tecnologia digital de impressão, o conceito da democratização da autoria e distribuição do livro fora dos limites do mercado editorial convencional já foi usado há quase 100 anos pelo inovador Monteiro Lobato. Veja o que encontrei sobre o assunto:
www.espacoacademico.com.br/028/28netto.htm

Mario Persona

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

O Segredo de Luísa
FERNANDO DOLABELA

O Segredo de Luísa, é um best-seller na área. A linguagem adotada é o romance, a melhor para descrever um processo essencialmente humano como o empreendedorismo. A narrativa leva o leitor de qualquer idade e formação até o fim da história: quando ele percebe já mergulhou no âmago da cultura empreendedora.

O Segredo de Luísa faz a ligação da pesquisa na área com o empreendedor real, adotando uma linguagem extremamente simples e envolvente, sem academicismos. Por isto é uma obra que revoluciona tanto pela forma quanto pelo conteúdo. Seu conceito é o das páginas de Internet, que permite ao leitor abrir janelas para se aprofundar nas informações dadas no texto: a história romanceada de Luísa, uma dentista recém-formada que gostaria de ter um negócio próprio e decide transformar uma idéia em empresa.

Ao longo do livro, o leitor vai descobrindo com Luísa todas as questões que envolvem a criação de uma empresa e aprendendo a usar ferramentas que garantam a solidez e a sobrevivência do negócio. A principal delas é o Plano de Negócios, ensinada nos mínimos detalhes. Desafiando o mito de que o empreendedor já nasce feito, o demonstro que paixão, ambição e persistência compõem o perfil do empreendedor e que tais características podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa disposta a aplicar suas energias na realização de seus sonhos. Aliás, sonho, prazer de trabalhar e realização pessoal são os valores que marcam caminho do empreendedor - um personagem que tanto pode se um empregado (o intra-empreendedor) como estar num negócio próprio.

O Segredo de Luísa é um trabalho sério e oportuno quando se desperta para a realidade de que, num mundo sem empregos, é essencial apresentar uma alternativa aos jovens, estimulando neles o espírito empreendedor e dando-lhes instrumentos para encontrar seu lugar no mercado.


E a gorjeta, doutor?


Respostas: 1 Pessoa comentou. E você, qual é sua opinião?

Mario, notei que você coloca os pósfacios depois, mas acho que isso não atualiza o RSS. Como sugestão, depois de adicionar o pósfacio você poderia tentar fazer ele atualizar o RSS também, pra que o texto apareça como novo e quem já leu possa ver que ele foi modificado.

Abraço Mario!

Enviado por vinicius em 19/03/2007


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?