Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Meu pai não era o McGuyver"] [Página Inicial] [Próximo: "Criatividade genérica"]

19/01/2007 Ascensoria de imprensa
por Mario Persona

Ahá! Aposto como leu o título e correu enviar um e-mail do tipo: "Ô, Persona, sabe escrever não, compadre? O correto é assessoria de imprensa!". Tudo bem, se já enviou eu aguardo.

Se ainda não enviou deve estar lendo este parágrafo e vai descobrir que escrevi "ascensoria" no sentido de "ascender", como faz o ascensorista com o elevador. Sei lá se tirei do latim, do italiano ou inventei. Se eu não estiver errado, estou certo.

Também pensou que escrevi errado "ascender"? Não, não é acender com fósforo... O que quero mesmo é que você saiba que a imprensa pode ser um excelente meio de você subir na carreira, principalmente se seu negócio for vender sapiência. Não, sapiência não é uma espécie de sapo; estou falando de vender tutano. Ai, ai... você pensou em mocotó?!

Deixa pra lá, o importante é criar um bom relacionamento com jornalistas para se tornar fonte deles. Antes, porém, uma palavra de alerta: jamais tente fazer propaganda de você ou seu negócio através de um jornalista. Nada de jabá. Não, eu não disse jaca, cajá e nem fubá. Falei para não subornar para aparecer. Isso sim faria você acender, ao invés de ascender, e acabar se queimando.

Há várias formas de você aparecer nos jornais. Tudo começa ganhando um espaço no caderninho do jornalista. É claro que não é assim, da noite para o dia. Você precisa ser ou ter algo que interesse a imprensa. Se for especialista em alguma área, ficará mais fácil se escrever sobre isso em sites e blogs. O jornalista poderá encontrar seu texto ao pesquisar para uma pauta, por exemplo.

Você também poderá ser entrevistado para matérias no rádio ou TV e, neste caso, a entrevista pode ser presencial ou por telefone, ao vivo ou gravada.

Se for por telefone e estiver trabalhando em casa como eu, tire o pijama e vista algo decente para sentir-se arrumado. Isso ajudará na autoconfiança, timbre de voz e coisas assim. Mas não precisa colocar gravata e passar perfume, como a gente faz aqui no interior para telefonar para a capital.

Entrevistas por telefone podem ser até mais difíceis, se você for desses que não conseguem conversar de olhos abertos ou sem caminhar pela sala. Tudo bem, caminhe ou feche os olhos, só não faça as duas coisas ao mesmo tempo.

Na TV a coisa é mais complicada, mas mesmo assim você pode evitar um desastre se conversar antes com o repórter que irá entrevistá-lo. Eu não conversei e não evitei.

Estávamos em 1998 e eu era diretor de uma empresa de Internet que, por ser novidade, era um tema bastante requisitado para entrevistas na TV. O cenário, nosso estande em uma feira de negócios, com vários computadores ao fundo e a garotada navegando.

Quando a equipe da TV chegou, imediatamente pensei no que falar: tranqüilizar as mães que estavam cancelando nossos serviços, preocupadas com a pornografia na Web. A fim de reverter isso, preparei-me para exaltar a importância das pesquisas escolares e do acesso a museus e enciclopédias. Mas o repórter estava com a cabeça em outro lugar.

Ele chegou bem na hora de irmos ao ar, avisando que inventaria que estávamos navegando, só para criar um gancho. Imediatamente fomos tele-transportados a centenas de lares, e colocados diante das mães preocupadas que eu queria tanto impressionar.

Em pé, ao lado do repórter, sorri para a lente um sorriso cândido que amarelou logo que ouvi o gancho que o rapaz tinha acabado de inventar:

-- Boa noite, telespectadores! Eu e o Mario Persona estávamos há pouco navegando na Internet e vendo as meninas no site da Playboy...

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

A Arte de se Relacionar com a Imprensa
MARIA TEREZA GARCIA

O desenvolvimento e o crescimento da comunicação empresarial no Brasil tiveram sua época mais fecunda no período da ditadura militar, no entanto, no auge da abertura e concorrência de mercado, ocorreu uma nova proliferação de assessorias de imprensa. Abordando esse tema sobre os diversos pontos de vista envolvidos no processo, este livro visa a proporcionar ao leitor uma visão geral do funcionamento da mídia, da assessoria de imprensa e de como deve ser encaminhado um programa de comunicação empresarial.

Este livro tem, ainda, a finalidade de alertar sobre a importância de um trabalho sério e contínuo de preservação da imagem empresarial e também sobre os prejuízos possíveis e prováveis nos casos de uma crise empresarial. Apresentando uma explanação sobre cenários onde se desenvolve a comunicação empresarial, o livro aborda os caminhos e descaminhos traçados no relacionamento entre empresa e imprensa, bem como suas influências e envolvimentos em relação a:

- formação do profissional de comunicação;
- alterações na comunicação com as inovações tecnológicas;
- administração de crises;
- o papel do consumidor;
- responsabilidade social.

Destina-se a alunos de comunicação e administração, professores, profissionais de comunicação, executivos e empresários, que necessitam ou desejam apenas conhecer um pouco mais sobre o universo da comunicação empresarial, bem como todos os aspectos a ela relacionados.


E a gorjeta, doutor?

Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?