Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Mudar sempre"] [Página Inicial] [Próximo: "Dieta pra boi dormir"]

23/03/2006 Dor de barriga
por Mario Persona

Pelo número de e-mails e comentários que recebi, o pessoal se amarrou na TV Barbante. Também recebi críticas, sugestões, dicas, todas importantes. Tão importantes são as críticas quanto os elogios e esta é a primeira lição que é preciso aprender para blogar.

Porque quando você bloga — em texto, áudio ou vídeo — você se expõe e dá a oportunidade de outros interagirem com você. O blog é a interatividade que a TV procura há anos e está correndo contra o tempo para viabilizar. Porque a concorrência da interatividade na Internet é grande.

Ouvi de um rapaz que criou um blog, porém bloga como se fosse um bárbaro defendendo seu território. Qualquer comentário deixado por um incauto vira alvo de todas as flechas inflamadas que ele traz na aljava. Quem vai querer interagir com alguém assim?

Dos elogios feitos ao último programa, a maioria se referia à inovação, criatividade e senso de oportunidade. As críticas variavam do título — pouco atraente ou sem grande ligação com o conteúdo — ao vaso fora de moda na estante do fundo, devidamente substituído por minha caneca.

Outros comentários foram sobre a roupa — muito formal para ser barbante —, sobre a leitura que fiz de um teleprompter feito de papel e do corpo ainda todo amarrado. Que, de certa forma, é condizente com o nome da TV.

Não sosseguei enquanto não tentei mudar algumas coisinhas. Coloquei mais livros sob a câmera para não falar de cima para baixo, fiquei de pé para não acomodar o corpo, coloquei as mãos à mostra e gravei de manhã, minha melhor hora.

Por que conto tudo isso para você? Oras, isto aqui é um blog, interativo, e você não é uma câmera para eu dar nós e esconder as pontas. Pois bem, aí estão os nós da TV Barbante e acho que o principal é ainda me amarrar nela. Sinto-me muito mais solto falando para uma platéia de mil pessoas do que para uma lente que nem pisca para mim.

Agora vou parar de enrolar e deixar você ligar a TV Barbante e assistir o programa de hoje: "Dor de Barriga". Se ainda assim você achar que ainda tenho muito a aprender, é só clicar na figura do garçom logo abaixo. Coloquei lá uma lista de desejos e um dia pretendo comprar esses livros. Ou...

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

On Camera: o Curso de Produção de Filmes e Vídeos da BBC
HARRIS WATTS

Este é um manual que -- sem ser escrito em linguagem técnica -- é a base dos cursos de treinamento da BBC. O texto enfatiza a prática, desde a idéia original até os toques finais, de tudo que se refere à produção de um programa. Demonstra que, com criativadade, inteligência e domínio técnico, pode-se produzir uma programação cativante e inovadora. Bem-humorado, dinâmico e preciso, o livro abre as portas para a renovação e o aperfeiçoamento dos profissionais de vídeo e TV.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 1 Pessoa comentou. E você, qual é sua opinião?

online ********* main

Enviado por qre9zew@google.com em 17/05/2006


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?