Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Quem canta seus leitores espanta"] [Página Inicial] [Próximo: "Mudar sempre"]

16/03/2006 TV Barbante
por Mario Persona

Quando postei aqui um link para o vídeo que fiz cantando de brincadeira com meus filhos, não esperava que tanta gente fosse acessar, escrever ou comentar. Uns pelo interesse no vídeo em si, outros pelas circunstâncias e outros até para sugerir que eu continue na carreira de palestrante e esqueça a música.

Minhas pesquisas sobre podcasting e outras formas de broadcasting caseiro continuam e descobri um novo conceito ou nome para a coisa: Slivercast. Considerando que "sliver" é o fio ou emaranhado ainda tosco de fibras produzidas por uma carda, o Slivercast é a transmissão de conteúdo de diversas origens, a maioria toscas produções independentes e caseiras visando cobrir pequenos nichos de mercado. Mas já tem gente grande de olho no mercado.

É claro que isso já existia por aí com outros nomes, como videoblogs ou 10 Segundos e você não vai achar novidade se pensar nos milhares de videocassetadas disponíveis na rede. Mas do mesmo modo como aconteceu com os blogs, que estavam acontecendo há anos nos bastidores e só agora são capa de revista, os videoblogs ainda não explodiram como negócio viável.

Se ninguém ainda criou um nome tupiniquim para isso, eu chamaria de "TV Barbante", uma modalidade que não precisa da imensa infraestrutura e investimento de uma TV aberta ou a cabo. É a TV ao alcance de qualquer adolescente com ganas de criar seu próprio canal e transmitir direto da bagunça de seu quarto. Quer apostar como não vai demorar para aparecer um videoblog chamado tvbarbante?

A idéia de explorar comercialmente vídeos pela Internet é também a evolução das obscuras fitas de vídeos de produção individual ou de pequenas empresas com conteúdos como cursos, documentários, entrevistas ou até produções independentes de curtas e longas. É o blogTV. Fazer o mesmo com fitas VHS ou DVD esbarra no problema da distribuição. Na Internet não.

Já existem empresas atuando neste mercado, vendendo tecnologia e know-how de produção de programas para a "TV barbante" ganhar uma cara mais profissional. É o exemplo da NarrowStep. O site diz que eles ajudam a gerenciar, proteger, distribuir e comercializar seu vídeo de produção independente. Estão crescendo a uma média de dois a três novos canais de TV Barbante por dia, cobrindo os assuntos que você puder imaginar.

Alguns com qualidade e objetivo profissionais já estão velejando seus programas pelos mares afora, como a Sail TV especializada barcos a vela. Outra, também profissional, é a Jump TV com noticiário internacional. Meu filho contou de uma dupla, um garoto e uma garota, que estão fazendo um belo trabalho na área e fui lá ver.

É o RocketBoom, vlog criado, dirigido e produzido por Andrew Baron Amanda Congdon com três minutos diários transmitidos para uma audiência de 100 mil pessoas. É, você leu certo. Cem mil. Haja barbante! Eles falam de tudo um pouco em um cenário que não passa de um mapa na parede, duas lâmpadas, um laptop e uma câmera. E criatividade, muita criatividade.

Quem sabe você não seja também um produtor de TV Barbante, só esperando a oportunidade de se embramar nesse emaranhado da rede? Cara, você acha que algum dia terá oportunidade de aparecer na TV convencional? Pode esquecer. É melhor criar sua própria TV e dar tchauzinho de lá para seus amigos. Eu já comecei com a TV Barbante. Oras, quem precisa de cabo?

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

Blink: a Decisão Num Piscar de Olhos
MALCOLM GLADWELL
BOB BUFORD

O título Blink, a decisão num piscar de olhos pode sugerir algum tratado de auto-ajuda mas, na verdade, o novo livro do jornalista Malcolm Gladwell, conhecido pelo sucesso Ponto de desequilíbrio (Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença), analisa, de forma detalhada e fascinante, a importância do que chamamos de intuição. Blink (The Power of Thinking Without Thinking, no original) trata das decisões instantâneas, da parte do nosso cérebro, conhecida como inconsciente adaptável, capaz de realizar raciocínios imediatos e chegar a conclusões antes que tomemos noção consciente do que está acontecendo. O livro começa citando na introdução um curioso exemplo desse processo mental. Entre 1983 e 1986, o museu J. Paul Getty negociou a compra de uma estátua de mármore grega datada do século VI a.C. e durante esse período foi realizada uma série de exames científicos e pesquisas históricas que pareciam autenticar a origem do precioso objeto.

No entanto, em diferentes momentos ao longo desses três anos, aconteceu de seis especialistas duvidarem da autenticidade da obra, aparentemente sem motivo, à primeira vista. "Eles simplesmente deram uma olhada na estátua, uma parte de seus cérebros efetuou uma série de cálculos instantâneos e, antes que tivessem qualquer espécie de pensamento consciente, eles sentiram algo", narra o autor para em seguida dedicar o resto do livro a explicar como funciona esse processo mental e mostrar mais exemplos de situações relativas a ele. Como conclusão, Gladwell defende a importância dos dois primeiros segundos em que o ser humano reage a uma situação. Em suas 254 páginas, Blink trata a intuição como importante ferramenta de decisão, um diferencial que deve ser cada vez mais valorizado no mercado de trabalho e na vida pessoal. E faz isso com uma linguagem acessível e envolvente que tornou o livro um sucesso que vendeu mais de 200 mil exemplares nos Estados Unidos em apenas três meses. Motivo pelo qual o astro e produtor Leonardo DiCaprio, numa decisão rápida, comprou os direitos do best-seller para uma adaptação cinematográfica com estréia anunciada para 2007.


E a gorjeta, doutor?


Respostas: 8 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

funny ringtones

Enviado por wprxmu4@lycos.com em 25/07/2006


online ********* main

Enviado por saggvkp@yahoo.com em 17/05/2006


online ********* main

Enviado por mzyq4j6@gmail.com em 27/04/2006


online ********* main

Enviado por txjihkd@altavista.com em 14/04/2006


hueaheahuehauhuehua....devia vira uma emissora isso

Enviado por gabriel em 04/04/2006


Peço que leia a matéria "Aconteceu com Justin Berry". Confesso que não tenho a mínima intenção de tornar o Blog conhecido dessa maneira. É uma história que deve ser repassada e discutida por todos que preservam seus lares. Não é necessário que indiquem o Blog.

Tomem suas providências!

Um abraço,

Vinicius S Factum

Enviado por Vinicius S Factum em 20/03/2006


Achei interessante.

Enviado por Eduardo F em 17/03/2006


TV Barbante?
Tá na hora de registrar esse nome...

Enviado por Eduardo Martins em 16/03/2006


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?