Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "O umbigo de Adão"] [Página Inicial] [Próximo: "Estamos contratando Bob Esponja ®"]

06/05/2005 Tony Blair caiu na rede
por Mario Persona

Tony Blair caiu na rede

:plain: A nota na Folha de São Paulo conta que o partido de Blair foi para a Internet buscar 5 milhões de eleitores e uma das armas usadas foi o blog de Tony Blair e o fotolog de sua mulher. Segundo a Reuters, os blogs "desabrocharam..." e a eleição "viu a explosão deles, de candidatos a jornalistas e franco-atiradores".

Parece que o blog está pegando pra todo lado. Gostei tanto do que uma consultora de blogs - sim, já existe consultora de blogs - escreveu que pedi permissão para publicar em português, claro. Os prós e contras dos blogs e das newsletters enviadas por e-mail você vai ler a seguir, por Debbie Weil:

"O que dá melhor resultado... um blog ou uma e-newsletter?

Prós e contras blogs

Os blogs estão entrando rapidamente no arsenal de armas utilizadas para o marketing on-line. Para mim, é a arma de minha predileção. Os blogs:

- São rápidos e fáceis de publicar.
- Melhoram muito sua colocação nos sites de busca se você acrescentar conteúdo novo regularmente.
- Abrem um diálogo com sua audiência que pode publicar comentários para que todos leiam.
- Dão à sua empresa uma imagem de autêntica e progressista.
- Se atualizados de forma consistente, transformam você em uma referência de pensamento em seu nicho empresarial.

Será que sua audiência irá ler seu blog regularmente? Não, a menos que você tenha uma estratégia para levá-los ao seu blog. Há duas maneiras de se fazer isso:

1. Lembrá-los de visitar seu blog na Web (lembre-se, um blog é apenas um tipo de site Web), ou

2. Criar a possibilidade de assiná-lo via RSS (Newsgator.com e Bloglines.com são duas boas opções).

Todavia, levar seus leitores a utilizarem RSS pode ser uma tarefa árdua, principalmente se a sua audiência não for de pessoas que abraçam correndo a última novidade tecnológica. (Minha previsão é que RSS será popular até o final de 2005 como a palavra "blog" foi a palavra do ano em 2004).

Por enquanto, o melhor que tem a fazer é publicar tanto um blog quanto uma newsletter via e-mail.

Prós e contras das e-newsletters

O e-mail continua sendo o eixo central da maioria das estratégias de marketing on-line. É a forma mais fácil de atingir sua lista de assinantes (supondo que você tenha uma). Mas pode não ser a mais confiável.

O último relatório da DoubleClick sobre tendências de e-mail (Q4 2004) mostra que a taxa de newsletters em htm que são efetivamente abertas pelos destinatários caiu para 32,6%.

Mesmo assim, todo mundo sabe o que uma e-newsletter ou boletim eletrônico é. Se você conseguir com que a sua vença o bloqueio dos filtros e convença seus leitores a abri-la... você pode levar sua audiência a visitar seu blog!

Não importa se você publica em formato html ou texto, basta incluir um link para as últimas atualizações de seu blog com algumas palavras de introdução -- e uma exortação para visitá-lo em busca do que há de novo.

Combinar um e-mail de aviso de atualização com um blog é uma solução fácil de publicar -- permite que você tire proveito de ambas as táticas de comunicação. Vale a pena pensar nisso." [>> Envie a um amigo >>]

Debbie Weil é consultora para blogs corporativos e ajuda grandes empresas a agregar às suas marcas um aspecto de mídia progressista e facilidade de uso para os clientes, usando a Web, blogs e e-mail. Visite seu blog em www.BlogWriteForCEOs.com

Use os formulários abaixo para avaliar, comentar e enviar para alguém.

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

Blog: Comunicação e Escrita Íntima na Internet
DENISE SCHITTINE

Orelha para o livro "Blog: comunicação e escrita íntima na internet", de Denise Schittine, por Cora Rónai:

O que é um blog?

Começo a chegar à conclusão de que esta pergunta, na sua aparente simplicidade, é a ciber-esfinge dos novos tempos. Aquilo que, para a maioria das pessoas, é -- como obedientemente aprenderam em jornais e revistas -- "um diário de adolescente na web", é, na verdade, algo tão variado e complexo quanto a própria rede.

Ou, arrisco dizer, quanto a própria alma humana.

Blogs variam conforme o autor, o dia, o momento. Gente de todas as idades mantém blogs -- inclusive a adolescente de 50 anos que assina esta orelha. Sua extraordinária facilidade de uso, responsável pelo sucesso inicial entre os internautas, conquista, a cada dia, novos adeptos, das previsíveis empresas de comunicação a grandes manda-chuvas do mundo corporativo e até, quem diria, políticos em campanha -- embora ainda esteja para aparecer político que mantenha blog depois de eleito.

Ciente da amplitude do universo que se abria diante dela, Denise Schittine sabiamente optou por examinar apenas uma de suas galáxias, a do blog pessoal -- aquele que é mantido por puro gosto por pessoas tão diferentes quanto a sofisticada Marina W., digamos, referência em elegância no mundo blog BR, ou o pragmático Edney de Souza, sem cujos conselhos a vida on-line de todos nós teria sido tão mais difícil.

Duas perguntas básicas orientaram o seu trabalho: o que leva as pessoas a escreverem blogs, e o que as leva a lerem blogs. Como tudo o que diz respeito a blogs, esta também é uma tarefa simples apenas na aparência, já que há tantas respostas para elas quantos blogs e leitores.

Para mim, foi uma aventura interessantíssima acompanhar uma autora tão bem preparada pelo emaranhado de caminhos cruzados e pistas falsas do vasto mundo dos blogs, um terreno tão escorregadio que já fez muita gente boa perder o rumo e desistir da empreitada. Achei particularmente notável a naturalidade com que Denise aceita a falta de respostas definitivas; afinal, assim é a vida, assim é a Internet e, claro, assim também são os blogs ? mas nem todo mundo se convence disso.
"

E a gorjeta, doutor?

Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?