Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Relacionamento com Clientes"] [Página Inicial] [Próximo: "O umbigo de Adão"]

28/04/2005 O pulo dos jovens
por Mario Persona

O pulo dos jovens

:cry: Tem gente que quer mudar o mundo pulando, como o pessoal do WorldJumpDay. A idéia é antiga. A China poderia aproveitá-la colocando mais de um bilhão de chineses pulando para causar terremotos em outros países e dominar o mundo. O risco da arma sísmica virar simiesca seria grande, por isso até hoje não foi adotada. Mas quem poderá dominar o mundo com sua influência?

Os jovens! Tem uma geração inteira deles chegando aí muito gás. Uma estudante, Samara (20) deixou um recado para mim no Orkut que dizia:

"Sou estudante de publicidade, e na disciplina de Marketing 2 tive que escolher um livro para fazer uma resenha. Bom, acabei optando pelo Marketing de Gente. Ficaria contente se você, o autor do livro, pudesse dar sua opinião sobre tal. Caso se interesse, é só falar que te mando. A propósito, adorei o livro!"

Li com carinho a resenha e adorei. Será que por ser de meu livro? Oras, o que você acha?! Tanto que decidi publicá-la aqui. Aproveito também para descobrir que o site da Rita Apoena (21?) voltou ao ar reformado. Sou fã de seu estilo delicioso de escrever como quem brinca com as letras. Visite o site e faça rolagem na horizontal na página inicial para descobrir o que tem lá.

Por falar em jovens, não podia me esquecer de meus jovens filhos (he! he!). Já falei da Lia Persona (24), autora de Uma Luta Pela Vida, que dá os retoques finais em seu segundo romance, "Se essa vida fosse minha", aguardando a resposta das editoras que já analisam o projeto para publicação. Agora quem começa a explicar o inexplicável é Lucas Persona (23), escrevendo sobre software, sistemas e programação como quem conta histórias.

Fique agora com a resenha escrita por Samara Jorge da Silva, da Universidade Federal do Ceará sobre o livro Marketing de Gente:

A imagem talvez seja o bem mais precioso de qualquer pessoa, sobretudo de profissionais de toda e qualquer área. É o que podemos chamar de nossa marca, pois queira ou não, somos um produto sempre em negociação. Um produto dos mais sofisticados que fala, anda e, vejam só, até pensa! Não é esse tipo de produto que a tecnologia sempre buscou? Não só ela, as empresas também. E como cuidar da nossa imagem e posicionar adequadamente nossa marca? Simples, através do marketing pessoal. É simples, mas não é obvio. Não adianta, por exemplo, anunciar no jornal que você é isso e aquilo, sabe fazer tal coisa e sua mãe te acha lindo. E é dessa maneira simples, com inovação, linguagem fácil e temas atuais que Mário Persona trata o assunto em Marketing de Gente: O marketing pessoal como suporte para o principal ativo das empresas.

Mário Persona, que além de escritor, é palestrante, professor de marketing e consultor de empresas, mostra nesse seu sexto livro como uma pessoa deve se preparar e agir para ter sucesso não só na vida profissional, como na pessoal. Tudo isso com a experiência conquistada em anos no mercado e com a certeza de quem afirma que “gente” é o fator mais importante nos negócios.

O prefácio do livro, uma carta do autor a um filho recém saído da faculdade e prestes a encarar o mundo, já indica que nas páginas que se seguirão o autor falará ao leitor com intimidade. E assim segue o livro, de forma leve, direta, com humor, mas também profundidade dos conceitos e conselhos, contados e passados através de crônicas e contos. Como ele deixa claro no primeiro parágrafo da Apresentação: “Neste livro, falo de marketing e falo de gente como quem conta histórias para mentes e corações. Afinal, marketing e recursos humanos estão casados - e sem direito a separação” (pg 14).

Toda empresa tem que ter a noção de que um serviço depende tanto das pessoas quanto do conhecimento que essas põem em prática, afinal, a tecnologia não é mais o diferencial de uma empresa. A diferença agora está nas pessoas que trabalham nela. Ou seja, para o melhor andamento dos negócios é preciso ter profissionais competentes, com diversas qualidades. Qualidades essas que podemos até ter noção de quais são, mas que o autor explora através de exemplos reais dando uma idéia mais clara do que vem a ser “ser bom e parecer bom”, duas qualidades intimamente ligadas e que resumem todas as outras.

Logo na primeira crônica do livro, “Marketing pessoal e animal”, o autor conta a história de uma palestrante duas caras, que na frente da platéia se mostrava bem humorada, inteligente e transparente, dessa maneira conquistou o público ao falar de ética, respeito e consideração. Mas, bastou as cortinas se baixarem para ela virar uma fera e acabar com a equipe que cuidava do som, que não saíra como o esperado. Então, o autor afirma que o marketing pessoal depende do caráter, comportamento, atitude e reputação da pessoa. Essa última para ser mantida pode se tornar tarefa das mais difíceis, ainda mais em um mundo onde qualquer deslize transforma-se, facilmente, em catástrofe.

Além disso, o profissional tem que estar sempre em busca de renovação, tem que se atualizar e ser original. A originalidade e criatividade que um garoto usou para destacar seu projeto de ciência que concorria com uma pedra da lua exposta ao lado, em plena a década de setenta, é o tema de uma crônica, na qual o autor afirma que originalidade não tem preço, ainda mais quando vem acompanhada de criatividade e inovação. Inspirar-se em alguém não é o problema. O problema está em ser apenas mais uma cópia. Sim, é preciso se diferenciar e inovar, e sim, para isso é preciso correr riscos.

Quem poderia imaginar que trabalho em casa poderia ir além de serviços domésticos ou aquele excedente que levamos para terminar em casa? É, mas isso está cada vez mais comum e cada vez mais eficaz. É disso que se trata a crônica “Paiêêê...seu cliente chegou!”. Muitos serviços podem e teriam melhores resultados se feitos em casa. Uma forte aliada para essa inovação é a tecnologia, por isso o autor sempre toca nesse assunto, no qual se destaca a Internet, o meio de comunicação de maior destaque dos últimos anos. É necessário se atualizar, ler, aprender, escutar e se render ao e-mail, ao e-book, ao blog e até ao Orkut.

Quanto às empresas, cabe a elas encontrar pessoas que cumpram a tarefa de atender bem ao cliente e também atender aos seus desejos e necessidades. Afinal, o que leva a pessoa a adquirir um serviço ou um produto é este dar conta de seus anseios. A ética e a honestidade conquistam o cliente e esse começa a ter respeito pela empresa, como foi o caso apresentado em “Sedativo de Escorpião”, na qual uma vendedora com essas características levou nosso cético autor a comprar o carro que vendia.
Partindo da idéia de que a empresa é o cliente e o produto é o candidato ao emprego, o livro serve tanto para os profissionais que desejam conquistar os melhores empregos, quanto para as empresas que querem escolher os melhores profissionais. [>> Envie a um amigo >>]

Comentários? Deixe os seus no formulário mais abaixo.

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

Marketing de Gente
Mario Persona

Seleção de crônicas de negócios envolvendo conceitos de marketing pessoal, gestão de talentos, criatividade, gestão do conhecimento, publicidade, relações públicas, desenvolvimento humano, atendimento ao cliente e negócios. Em uma época quando as empresas descobrem que o diferencial não está no produto, mas nos serviços, descobrem também que são as pessoas o principal ativo da empresa, já que são elas o elo de serviços para o cliente. A capacidade de relacionamentos de uma empresa é hoje vital para a construção de uma marca forte e uma de suas grandes forças na captação e retenção de clientes.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 4 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

preciso urgente da resenha do livro etica parameu filho. desde ja agradeeco pela atencao

Enviado por Luana Mcahdo Lopes em 22/05/2005


Adorei ter publicado a resenha de samara,sei também que a imagem é tudo...............aliás tenho certeza.
Desculpe -me estou um pouquinho com pressa mas não poderia deixar de começar o dia sem passar por aqui, pode passar no flog, mas não se assuste, eih.
Tenhamos todos um bom dia.

Enviado por Denise Matos em 02/05/2005


Mário, obrigada por publicar a resenha por aqui e pelos elogios. Espero que minha professora também goste!
Nunca poderia imaginar que o meu surto de cara de pau no orkut acabasse assim.

Enviado por Samara em 29/04/2005


Agora os comentários devem ficar mais gostosos com os diferentes sabores... :O :( :D :P ;) :angry: :blush: :confused: :cool: :crazy: :cry: :doze: :hehe: :laugh: :plain: :rolleyes: :satisfied:

Enviado por Mario Persona em 28/04/2005


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?