Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Just Google it!"] [Página Inicial] [Próximo: "O bom filho à casa torna"]

06/04/2005 Uau! Virei Guru! Ou não?...
por Mario Persona

Uau! Virei Guru! Ou não?...

O título da matéria no Correio Popular gritava: "Gurus cobram altos cachês em palestras". Um pouco antes eu dera uma entrevista à repórter que perguntou a quantas andava o mercado de palestras, compartilhando minhas impressões de aprendiz de guru.

De repente me vejo ombro a ombro com gurus de verdade como Tom Peters, Jack Welch, Fernando Henrique e Ricardo Semler. Ombro a ombro só no jornal, porque na vida real ainda não vi os 50 mil dólares que a matéria diz que o FHC cobra para falar.

Sob o subtítulo "Palestrante já lançou cinco livros" a matéria diz que "do time de 120 gurus cadastrados na Palestrarte, Mario Persona é dos mais solicitados e está permanentemente com a agenda cheia". Dos mais solicitados eu não sei, mas que a agenda vive cheia, "that's true" (devo falar inglês se quiser ser guru). Aguarde um pouco; preciso levar o lixo para fora.

Onde eu estava? Ah, sim, agenda cheia. Lá diz que recebo em média duas solicitações de propostas por dia. "True again". No Google meu nome aparece em mais de 8 mil páginas e se você buscar por "palestrante", dentre 156 mil resultados meu site aparece... bem, descubra você. É claro que isso gera muitas propostas, mas a maioria não vinga. Nem em sonho. Só se eu fosse guru de verdade.

Um dia eu chego lá. Estou até me preparando. Por exemplo, o cabelo. Guru mente a idade — para mais — e tem cabelo branco — quando tem. Com meio século de vida, estou deixando o meu ficar. Peço ao barbeiro que corte apenas os fios pretos, mas ele nem sempre consegue, talvez por ser barbeiro. Quando for guru, terei cabeleireiro particular.

Quando for guru, vou dar um jeito na barriga, no papo, nas peles. Fazer lift-botox-lipo total. É isso aí, cabelo cor prata-ancião, corpo maneco, abdome tanquinho e pele ouro-iate. Bronzeada num iate particular ancorado ao lado de um heliporto numa marina do Caribe. Um dia chego lá. Enquanto isso pego meu bronze passeando de pedalinho.

O guru deve deixar logo a modéstia de lado e ensinar "Como Mover o Monte Fuji", como faz William Poundstone, ou criar um projeto de embasbacar, como o "Wow!" de Tom Peters!, cujo nome no site termina com um ponto de exclamação. O importante é ser original, mesmo que use o velho truque editorial do título que começa com números, como "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", de Stephen Covey ou "Os 100 Segredos das Pessoas Felizes", de David Niven.

Eu, original? Até para escrever esta crônica precisei me inspirar no artigo "If I Were A Guru", de John R. Brandt que saiu na Industry Week. Eu lia no banheiro quando, entre outras coisas, surgiu a idéia. Um guru de verdade não faria isso. Newton, humilde, confessava: "Se enxerguei um pouco mais foi por estar sentado em ombros de gigantes". Eu, na privada.

Gurus também ganham destaque na mídia. A matéria abre com a frase: "Clube restrito conta com medalhões como FHC...", mas eu estou na que vem depois: "...mas também tem espaço para pessoas não tão conhecidas". Sou eu. Stephen Covey está nas páginas amarelas da Veja. Eu, nas da lista telefônica.

Bem, uma vez a revista Exame me entrevistou. Pediu minha opinião sobre uma empresa que conseguiu vencer uma crise em seu mercado. Uma hora de conversa com o repórter e eu mal podia esperar para ler. Corri para a banca — um guru jamais faria isso — para ver se saiu. Saiu. Uma hora inteira de minha sapiência condensada no comentário: "'É de admirar que a empresa tenha se mantido de pé', diz o consultor de gestão Mario Persona." [>> Envie a um amigo >>]

Comentários? Deixe os seus no formulário mais abaixo.




resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

O Guia dos Gurus
JIMMIE BOYETT e JOSEPH BOYETT

Os autores pesquisaram as diretrizes dos 70 empreendedores mais bem-sucedidos do mundo e organizaram seus ensinamentos em tópicos que vão desde como desenvolver um projeto a exploração de novas tecnologias. Entre eles, estão Bill Gates, Soichiro Honda e David Packard.

O Guia dos Gurus II
JIMMIE BOYETT e JOSEPH BOYETT

Conheça as dicas de setenta grandes empreendedores para se dar bem nos negócio. Os autores abordam desde como escolher o melhor negócio a como desenvolver planos de gestão e novas tecnologias. Entre os empresários estudados estão Jeff Bezos, fundador da Amazon; Bill Gates, fundador da Microsoft e Ray Kroc, fundador de McDonald´s Corporation...

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 11 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

Mario vc é fantastico, quem dera os que se intitulam "gurus" tivessem o seu humor e sua criatividade.
Você não precisa de rotulos vc é o nosso rotulo...

Um abraço

Enviado por Marcelo Cassiano em 13/05/2005


Já enviei email à você elogiando e dizendo como o encontrei na internet e me interessei.
Também li este artigo sobre ser "Gurú ou Não" sorrindo. Você é mesmo admirável e vejo que se perde em meio a tantos elogios. O meu é apenas MAIS UM. Mas do jeito que é admirado e procurado, não tem como não se sentir um gurú?
Abraços e continue alcançando muito sucesso.
Cristina - SP

Enviado por Cristina em 01/05/2005


Mário ou melhor Guru Mário, tenho muito orgulho de dizer que você já foi meu Professor, quando saiu um comentário na revista Você S/A, fiquei orgulhosa ao quadrado, sai gritando em casa : Meu professor foi mencionado na revista !!!!!Gostaria de ter esta garra que você tem, e acima de tudo continua muito humilde. Espero encontar novamente você. Será que você irá lembrar de mim ? Bom um Guru com tantas palestras e compromissos, talvez não se lembre, mas sempre terei orgulho em dizer: " Este Sr. já foi meu Professor. "
Um abraço .

Enviado por Alessandra Fadel em 25/04/2005


Caro Mário ...

Na minha função de professor atualização é impressindível. Tenho que ter novidades e assuntos interessantes para levar aos meus alunos (além do "pão nosso de cada dia"). Quero agradecer por você ser essa pessoa tão aplicada, talentosa e de bem com a vida ao ponto de influenciar comportamentos e gerar idéias. Sempre venho ao seu site para pesquisas e acabo sempre levando algo de interessante para a sala de aula. Sou professor de Recursos Humanos para os cursos de Administração, Turismo, Hotelaria e Gastronomia. Pode ficar orgulhoso do seu talendo e da sua equipe. Muito obrigado "Guru" (eheh).

Enviado por Prof. Rodrigo Cesar Rateke em 20/04/2005


muito bom, exemplar, gostaria de compreender quando vc vai expor um comentário sobre mim!!!!!!!!!!! abraços de seu amigo Rodrigo Hussar,...

Enviado por Rodrigo Hussar em 14/04/2005


Enviado por dito que só com simplicidade e flexibidade, para ouvir e entender, é chegamos lá. Vc é natural, verdadeiro e por tudo isso, sua elegância e charme profissional ganham espaço e com certeza, mais admiradores. Sou sua fã. Um abraço carinhoso Cristina Pontes em 00/00/


Querido Mário,
Sou sua fã! Vc com todo jeito simples, porém verdadeiro e criativo, consegue transmitir o que realmente faz a diferença. Dizer vá em frente, a vida é bela! Fica bonito, mágico, elegante, mas mostrar como IR em frente, o que buscar, como aprender, viver, ou seja, como transformar em AÇÃO o que fica em palavras, é um gde desafio. E, acredito que só com s

Enviado por Cristina Pontes em 13/04/2005


Olá fazia já dias que não passava por aqui, mas o artigo guru me fez parar um pouco para ler e refletir.
Prá mim o melhor entre alguns que vc se referiu é Tom Peters.
Onde já se viu FHC cobrar 50 mil para dar uma palestra, do que ele vai falar de como se faz uma inflação.(brincadeirinha)
Sobre o posto eu já comprei uma camiseta preta no mesmo e logo na dutra, agora nada de botox e lipo, mas sem cabelo branco, ou se o telos não tenha vergonha pois á muita gente de cabelos negros e mente de brancos se é que me entende. Já a sua voz eu nunca ouvi mais os seus artigos eu já li e posso dizer que vc está sim preparado mais nada de parar de se atualizar.
Não ligue por ter tido que se expirar em alguém como John R. Brandt, pois ele deve ser bom, e como diria chacrinha nada se cria tudo se copia .
Newton, humilde, confessava: "Se enxerguei um pouco mais foi por estar sentado em ombros de gigantes". acredite e tenha orgulho disso.
Eu também já estou evoluindo estou também nas páginas das listas telefônicas, um grande abraço e continue se expirando nos grandes pois saiba que alguém um dia ou ainda se inspira em vc , eu por exemplo.
Abraço Denise -Franca- SP

Enviado por Denise Matos em 12/04/2005


Rolei de rir ao ler "Uau! Virei Guru! Ou não?..." !!
O seu site também é muito criativo...

Quando crescer quero ser como você!! Hahahahahah

Abraço e sucesso!!

Enviado por Soany Vargas em 07/04/2005


Olá Mário:
Na correria da minha vida atribulada, agora com a faculdade no período da noite, o tempo é muito escasso,mas sempre disponível para a leitura das tuas matérias, sempre enriquecedoras e maravilhosas.
Estou estudando BI em SI, e já sei onde buscar mais material para a faculdade!
Beijos, com o meu carinho de sempre:distante mas verdadeiro!
Parabéns!!!

Enviado por Teresinha Herrmann(Téca) em 06/04/2005


Olá Mário. Impressionante. Descobri o teu site dia 04/04 por acaso, estava procurando matérias sobre marketing, minha nova aventura a partir da segunda quinzena, e minha feliz descoberta foi você! Já li bastante desde então e serei, sem a menor sombra de dúvidas, uma futura leitora dos teus livros, os quais não vejo a hora de comprá-los. Parabéns pela matéira de hoje. Bárbara como todas as demais.

Enviado por Cris Murari em 06/04/2005


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?