Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Os Caçoadores de Mitos"] [Página Inicial] [Próximo: "Medroso! Medroso! Medroso!..."]

18/02/2005 Quem é seu personal coach?
por Mario Persona

Quem é seu personal coach?

O Jornal do Brasil diz que "personal coach é um consultor pessoal, um facilitador que ajuda seu cliente a desenvolver o que ele tem de melhor e, conseqüentemente, a atingir seus objetivos — tanto na vida pessoal quanto na profissional." Eu tive um personal coach. Você tem um?

Se pretender contratar um, que seja alguém de quem você é fã. Se Philip Kotler estivesse disponível para me ensinar a escrever sobre marketing, eu o teria contratado como meu personal coach nessa área. Ou Peter Drucker e Tom Peters, para me ajudarem a abordar temas de gestão de empresas e pessoas. Deixaria lugar em minha agenda para ser ensinado por Luís Fernando Veríssimo a fazer isso em forma de crônicas bem-humoradas. Infelizmente não foi possível.

Hoje sou escritor e admiro todas essas pessoas, mas nenhuma delas foi meu personal coach ou me incentivou a escrever e ser o que hoje eu sou. Mesmo assim, isso não impediu que eu tivesse uma personal coach. Não conte a eles para não deixá-los chateados, mas eu a considero melhor, muito melhor.

A profissional que me preparou para eu ser o que hoje sou não escreveu livros, nunca deu palestras e nem ensinou em universidades. Ela simplesmente se envolveu, se comprometeu e se dedicou em sua missão de me fazer alguém. E sempre me incentivou a escrever, acreditando que um dia eu seria escritor.

Curiosamente, ao contrário do que acontece com um trabalho de coaching, ela não cobrou um tostão sequer para me atender em período integral. É claro que para ajudar em meu desenvolvimento pessoal e profissional precisou abrir mão de muitas coisas, inclusive de uma carreira no comércio onde poderia usar ao máximo sua incrível habilidade para negócios. Nunca se lamentou disso. Ao contrário, sempre me ensinou a buscar valor em investimentos de longo prazo.

Lembro-me de uma época, há quase quarenta anos, quando minha personal coach decidiu voar mais alto do que ficar limitada aos serviços que prestava em regime de home office. Abriu uma butique e começou a ganhar dinheiro. Vinda de um lar onde o pai e a mãe eram bem-sucedidos empresários da indústria de calçados, empreender e negociar eram coisas que estavam em seu DNA. Logo viu que acertou, profissionalmente falando.

Mas errou, pessoalmente falando. Percebeu que os negócios começaram a interferir no relacionamento com seu parceiro e sócio, e com a qualidade dos serviços de coaching que prestava aos seus três principais clientes: eu e minhas duas irmãs. Nossa personal coach decidiu abrir mão de uma carreira própria, com maior ganho financeiro no presente, para investir em três carreiras alheias de valor futuro.

Esta semana minha personal coach encerrou o contrato que teve comigo por quase cinqüenta anos e se aposentou. Seu nome, Ruth Buzolin Persona, nunca vinha precedido por "doutora" ou algum outro título conquistado com diplomas, teses ou monografias. Eu sempre a chamei simplesmente de mamãe.


Ruth Buzolin Persona - 1930-2005


Hoje sinto até um alívio por não ter contratado Philip Kotler, Peter Drucker ou Tom Peters. Eles são bons, mas a atuação dela como minha personal coach foi muito melhor. Por isso é a ela que dedico esta homenagem e meu quinto livro que no dia 16 de fevereiro de 2005 deixava a editora a caminho das livrarias enquanto ela embarcava rumo ao céu.

Leia mais sobre este tema em "Um dia diferente".

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

Marketing de Gente
Mario Persona

Seleção de crônicas de negócios envolvendo conceitos de marketing pessoal, gestão de talentos, criatividade, gestão do conhecimento, publicidade, relações públicas, desenvolvimento humano, atendimento ao cliente e negócios. Em uma época quando as empresas descobrem que o diferencial não está no produto, mas nos serviços, descobrem também que são as pessoas o principal ativo da empresa, já que são elas o elo de serviços para o cliente. A capacidade de relacionamentos de uma empresa é hoje vital para a construção de uma marca forte e uma de suas grandes forças na captação e retenção de clientes.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 11 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

Fiquei impressionado com o número de comentários que recebi, alguns aqui e muitos em particular. Pelo jeito minha personal coach tem muitas concorrentes espalhadas por esse mundo. É bom quando os filhos reconhecem isso, não apenas no Dia das Mães, mas em todos os dias. Afinal, todos os dias deveriam ser dia das maes.

Enviado por Mario Persona em 20/04/2005


Vivi a mesma coisa...sinto muita saudade da minha ...
Sei que tb sou uma personal coach de duas mulheres, lindas, talentosas, hj donas de suas próprias vidas, mas sempre sabendo que podem contar comigo..
Um abraço
Tereza

Enviado por Tereza em 28/02/2005


Meu personal desistiu antes mesmo de começar.. Assim, sigo lendo a tua coluna...

Enviado por Paula em 26/02/2005


Desculpe estar tão ausente aqui no seu cantinho (coisas de trabalho) e não ter tido a chance de mandar um abraço amigo em um momento como esse. O texto foi lindo, nunca vi homenagem tão maravilhosa e despedida tão iluminada.A vida da gente é feita de etapas e com certeza sua mamãe agora está num lindo lugar iluminando o caminho de outras pessoas tão especiais como vc. Fica a certeza de que ela fez um bom trabalho. :) Hoje dia 25 é seu primeiro aniversário sem a sua mamãe, mas tenha a certeza de que ela está te abençoando e te embalando de onde ela está!Beijinhos

Enviado por Kelly em 25/02/2005


Minha "Personal coach", partiu também rumo aos céus já fazem 5 anos. As suas lembranças são maravilhosamente agradáveis, e querem saber, o que realmente tem significado em nossas vidas, e nesse momento tão triste, confuso, e por mais inevitávelmente esperado, é poder sentir, como se fosse algo palpável, todo o AMOR e todo o CARINHO que ELAS sempre tiveram por nós. Só mesmo vindo desse ser iluminado e repleto de Amor, que nos "Assessorou" por muitos anos, nossa "Personal coach", ensinando a buscar e aplicar o que tinhamos de melhor.
Hoje acredito sinceramente que estarão "assessorando-nos" lá de cima.

Força e coragem sempre...
Parabéns pelo seu novo trabalho, e por tê-lo dedicado a essa pessoa tão importante em sua Vida.
Fique com Deus.

Enviado por Marcos "Bona" em 24/02/2005


To descobrindo seus escritos aos poucos, e to adorando. Escreve de um modo que é gostoso ler. A gente foi contemporâneo na faculdade, só que lógico que vc não deve lembrar de mim, mas eu lembro de vc por lá, a gente sempre lembra de quem é mais velho....rsrs. Quando meu pai se foi, fiquei muito triste, muito chateada, hj depois de 14 anos, as saudades ainda bate.beijos

Enviado por Elisa em 21/02/2005


Estou impressionado com o número de e-mails que recebi. Aquilo que para mim foi uma forma de botar para fora meus sentimentos, acabou encontrando muita gente com os mesmos sentimentos à flor da pele. Recebi de José Renato de Freitas Almeida uma mensagem que dizia: "Nesta hora, apesar de nos considerarmos adultos, preparados, prontos para enfrentar todas as adversidades da vida nos sentimos sózinhos, uma criança com uma vontade danada de chorar. Às vezes choramos...como uma criança". É verdade.

Enviado por Mario Persona em 20/02/2005


O seu texto é emocionante e nos remete à nossa própria mãe, que infelizmente, nunca vivem para sempre. Mas tenho certeza que ela nunca se arrependeu do que deixou por vc e com certeza, vc também não a decepcionou. Meus sentimentos. Abraços!

Enviado por Elaíne Cioffi em 18/02/2005


Grande Mário,

Parabéns pelo lançamento de mais um livro e minha tristeza pelo falecimento de sua mãe.
Nesta hora sempre somos egoístas de não querermos largar nosso ente querido que na maioria das vezes está sofrendo muito. Esta é a partida masi dolorosa de nossa vida.
Pessoas como ela sempre estarão ao lado do Senhor velando por vcs.

Como vc. mesmo diz:
"Hoje sinto até um alívio por não ter contratado Philip Kotler, Peter Drucker ou Tom Peters. Eles são bons, mas a atuação dela como minha personal coach foi muito melhor."
Felizes são aqueles que tem ou tiveram uma mãe como D. Ruth.

Grande abraço.

Enviado por Jacques Cardeñas em 18/02/2005


Adorei a crônica mesmo me fazendo parar no meu momento de trabalho e ficar meio deprimida, mais logo lembro que não posso pois ela iria ficar muito brava.
Prá mim siginifica 5 anos sem alguém neste dia no ano de 2000, as 22:30 morria a pessoa mais importante prá mim que também era minha personal coach!!
Hoje sou minha própria personal, sei que onde cheguei tenho a certeza que tem seus dedinhos e sei que olha por mim e me acolhe quando estou triste, sei que é o Sol que me aquece pela manhã o meu dia e a lua que ilumina as minhas noites mais escuras.
E hoje este dia siginifica nada mais do que lembranças Hoje fazem 5 anos que ela me proteje de la de cima dando um toque prá ele não desistir de mim.
Obrigado Deus por tê-la do seu lado e deixar com que ela me proteja.Pois sei que um dia iremos noe encontrarmos.
Bom dia a todos e um ótimo final de semana.

Enviado por Denise Matos em 18/02/2005


é impressionante sua capacidade de articulação, sua criatividade, seu modo simples de colocar em evidencias situações do dia-a-dia que nem paramos para pensar.

bem acho que preciso de um coaching, e é urgente... um dia farei isso... porem terminar a faculdade esta em 1º lugar...

grande abrçao, vc é um grande exemplo a ser seguido...

Enviado por Diogo Lage em 18/02/2005


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?