Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Contar histórias"] [Página Inicial] [Próximo: "Entrevista Revista Feira & Cia."]

02/11/2004 Carreira e Formação Profissional
por Mario Persona

Carreira e Formação Profissional

Fui entrevistado pelo excelente portal Iniciativa Jovem para falar sobre carreira e formação profissional. Como há muitos que gostam de aprender com exemplos de carreira e formação profissional de outros, acredito que esta entrevista irá ajudar principalmente estudantes e recém formados. A íntegra da entrevista você encontra aqui.

Sou entrevistado com uma certa freqüência e gosto disso. Às vezes em emissoras de rádio, como a CBN, outras em sites, jornais e revistas, publicadas na íntegra ou editadas. Também é comum eu servir de fonte para alguma matéria. Funciona assim: o jornalista procura um ou mais profissionais que atuem na área que será o assunto de sua matéria, faz a entrevista e aproveita esse conhecimento para seu texto ou costura um ou dois comentários do entrevistado em seu texto, como aconteceu comigo na última Exame.

A próxima edição da revista Webdesign deve publicar uma entrevista que dei sobre Internet, design, usabilidade etc. Talvez saia algo também na Revista Feira & Cia. sobre como deve ser a atuação de quem participa de eventos.

Como as entrevistas nem sempre são aproveitadas na sua totalidade, costumo publicar sua íntegra em meu site após o período de vigência do veículo que me entrevistou. Assim preservo idéias que possam ter surgido de estalo na hora da conversa e não foram aproveitadas no texto. Em meu site www.mariopersona.com.br (final da coluna do meio) você encontra vários temas de entrevistas já publicadas. Agora vamos ao que eu disse ao portal Iniciativa Jovem:

Iniciativa Jovem - Li que você é escritor, palestrante, professor e consultor em comunicação e marketing, com ênfase em estratégias de comunicação, marketing, gestão de mudanças e desenvolvimento pessoal. Esqueci-me de alguma coisa? Fale um pouco da sua experiência profissional.

Mario Persona - Minha experiência é, na realidade, uma série de experiências colecionadas ao longo da vida. Acredito que existem duas maneiras de entrarmos numa carreira: do modo convencional e acadêmico, e de uma forma quase acidental. Um dia você olha ao redor e pergunta: "O que estou fazendo aqui?!" Acho que estou mais para essa segunda maneira, uma carreira que é fruto de diversas carreiras. Nunca planejei estar onde estou, mas também não gostaria de estar fazendo outra coisa.

Minha experiência inclui, além de marketing e comunicação, períodos em que estive envolvido com negociação e vendas, mercado editorial, traduções técnicas e até com arquitetura e urbanismo, minha formação original em 1978.

Iniciativa Jovem - Como foi passar de arquiteto e urbanista para um cronista de sucesso? Têm alguma inter-relação pra você essas atividades?

Mario Persona - Sim, por incrível que pareça, arquitetura tem tudo a ver com a atividade de cronista. O arquiteto é, antes de tudo, um observador das pessoas e de seus comportamentos. As próprias dimensões arquitetônicas têm sua origem no ser humano, portanto nada mais lógico que se observe, além das dimensões físicas, as dimensões emocionais e comportamentais de alguém, antes de se dedicar a criar um espaço para essa pessoa morar ou trabalhar. Esse espaço acaba sendo uma extensão do ser humano. E quando você se transforma em um observador do comportamento, fica fácil detectar quais as situações pitorescas do dia-a-dia e colocá-las sob uma lente literária. Daí nasce a crônica. É o banal magnificado.

Outra característica de minha formação em arquitetura e urbanismo que tem sido de grande auxílio profissionalmente, principalmente em marketing, é enxergar as coisas sempre em 3 dimensões, desenhar a perspectiva de uma situação e planejar como quem olha do alto. Arquitetos têm uma facilidade muito grande de, partindo de um detalhe em particular, explodir a cena para uma visão holística de tudo o que está envolvido e de sua relação com o ambiente. Isso tudo tem muito de marketing.

Marketing nada mais é do que você detectar, analisar e atender necessidades e desejos de um mercado, que são as pessoas. Em arquitetura as etapas também são as mesmas e também envolvem uma observação apurada do comportamento, como sucede no marketing.

Iniciativa Jovem - O que exatamente você faz hoje?

Mario Persona - Tenho sido tão requisitado para palestras e treinamentos de comunicação, marketing, negociação e vendas que tem sobrado pouco tempo para me dedicar à consultoria, que é outra de minhas atividades. Sem esquecer, obviamente, o trabalho de escrever, que sempre foi uma paixão. Meu quarto livro, "Marketing Tutti-Frutti", teve uma aceitação muito grande e já tenho um quinto livro, "Marketing de Gente", com lançamento marcado para fevereiro de 2005. Outra atividade, que considero de grande responsabilidade e importância, é ensinar. Leciono em uma faculdade de administração e também para uma turma de MBA.

Iniciativa Jovem - Quando foi criada a Mario Persona Comunicação e Marketing? O que ela oferece?

Mario Persona - Minha empresa foi uma decorrência das atividades que já me ocupavam quando era diretor de comunicação e marketing de uma empresa que desenvolve sistemas de gestão da cadeia de suprimentos usando a Internet. Lá eu planejava, escrevia e falava com o objetivo de promover a marca e os produtos da empresa. Em 2001 saí para continuar fazendo as mesmas coisas, porém agora como produtos colocados no mercado para atender as necessidades de diversas empresas. Além das palestras, sou chamado com freqüência para treinar equipes de vendas em técnicas de negociação, principalmente para vendas corporativas. Minha experiência com vendas e também como negociador em um grande banco e também na Companhia do Metrô, além de tudo o que pesquisei nos últimos anos sobre o assunto, tem sido de grande ajuda no desenvolvimento desses treinamentos.

Iniciativa Jovem - Uma das palestras que você dá tem como tema Técnicas de Apresentação. No que consiste essa palestra?

Mario Persona - Hoje qualquer profissional tem que saber se comunicar bem. Seja para vender um produto ou serviço, seja para conseguir um emprego ou até para atender um cliente, tudo em nossas atividades exigem técnicas de apresentação. Os resultados de nossas ações são, em grande medida, influenciados pela capacidade que temos de comunicar nossas idéias. Este tema tem por objetivo preparar as pessoas para uma comunicação mais objetiva em um mundo onde as pessoas têm pressa. E, principalmente, entender o público alvo de sua apresentação, para colher resultados positivos de seus esforços.

Iniciativa Jovem - Falar em público é uma habilidade desenvolvida por poucos. Quando você dá suas palestras, como você se sente? Hoje, você já deve estar acostumado, mas e no início? Você sempre teve essa habilidade?

Mario Persona - Como tudo na vida, há pessoas que têm uma facilidade maior em determinadas atividades. Falar é uma delas. Mas até para quem fala até pelos cotovelos é preciso aprender. Digo isto porque a comunicação não envolve apenas expor suas idéias, mas também saber ouvir e observar, para então construir um pensamento objetivo e comunicar. Mas a comunicação envolve também o corpo todo, e não apenas a fala. É algo que precisa ser desenvolvido. Eu continuo aprendendo sempre, e espero nunca perder a adrenalina que antecede uma apresentação pública. Sem ela ninguém consegue se superar.

Iniciativa Jovem - Como você constrói um bom relacionamento com o público?

Mario Persona - Creio que a base de qualquer relacionamento é o respeito. Se eu me apresentar olhando com desprezo para o público, estou fadado ao fracasso. As pessoas percebem e rejeitam pessoas orgulhosas, porém se simpatizam com pessoas que demonstram ser seres humanos comuns, com dúvidas e paixões. É preciso mostrar um pouco mais de si antes de esperar construir um bom relacionamento.

Iniciativa Jovem - Que técnicas devem ser usadas durante a apresentação para que você convença o público de que o que você está falando merece ser ouvido?

Mario Persona - Se aquele que fala em público não estiver convicto do que fala, provavelmente não terá sucesso. Há várias técnicas que são usadas antes e durante uma apresentação, e são ensinadas em meu treinamento de comunicação, marketing, negociação e vendas. Uma delas é sempre iniciar uma apresentação falando algo de si. As coisas que fazem parte de nossa vida e de nosso dia-a-dia estão arraigadas à nossa memória e são comunicadas com maior facilidade. Começando com algo assim nos dá segurança para os primeiros minutos de uma apresentação, que são os mais difíceis.

Iniciativa Jovem - E quando se tem apenas dez minutos e você precisa convencer uma banca de especialistas do mercado de que a sua idéia de negócio é viável?

Aí você precisa exercitar seu poder de síntese, o que é algo muito importante para qualquer profissional. O ideal é evitar tudo aquilo que não for absolutamente essencial. Há discursos de uma hora que, se devidamente trabalhados, podem ser facilmente transformados numa fala de dez minutos.

Iniciativa Jovem - Você é um empreendedor de sucesso, inclusive já ganhou prêmios por esse seu perfil. Que dicas você dá a um jovem que está começando sua carreira profissional e precisa mostrar que é bom no que faz?

Mario Persona - Estudar sempre, ler muito, ouvir as pessoas e nunca se considerar pronto para coisa alguma. Para isso é preciso sempre uma boa dose de humildade, reconhecendo-se um eterno aprendiz. Pessoas que acham que sabem são difíceis de aprender e acabam limitadas. Somos nós que colocamos os limites a nós mesmos, não quando nos consideramos ignorantes, mas quando nos consideramos sábios.

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

Empregabilidade: Como Ter Trabalho e Remuneração
JOSE AUGUSTO MINARELLI

O mercado de trabalho mudou pouco, mas vivemos hoje um período de desequilíbrio maior, pois não há empregos para todo mundo, mas, por outro lado, existem muitas oportunidades para prestação de serviços. No entanto, boa parte das pessoas tem ainda software mental de empregado, almeja apenas salário, benefícios, a tradicional relação patrão/empregado e não se vê como um empreendedor que pode prestar serviço para uma empresa. Conquistar e manter o emprego é primordial. Porém, mais do que Isso, ser empregável é vital para todos. Aqui o autor ensina o que é Preciso para ter Empregrabilidade e ser bem remunerado, recuperando assim a seguranca do emprego.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 5 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

Olá Mario adoro ler suas entrevistas,elas abrem minha mente.Parabéns
Um abraço Tatiana

Enviado por Tatiana em 20/01/2006


Quanto mais leio mais gosto do que leio e mais aprendo. Parabéns Mário.

Enviado por Cris Murari em 06/04/2005


Mario, lendo a entrevista "Iniciativa Jovem" realizada contigo analisei o quanto precisamos ser um aprendiz a todo momento em nossas vidas. Muito obrigado..

Marcos

Enviado por Marcos Antonio dos Santos em 24/11/2004


Parabéns Mário pela excelente publicação, dessa forma estaremos instruindo nossos jovens da melhor forma.

Um abraço,
Reginaldo Júnior

Enviado por Reginaldo da Silva Júnior em 02/11/2004


Olá Mário!Sempre que venho aqui no seu blog aprendo um pouco sobre o "mundo" dos negócios.Aprendi muito com essa entrevista que você concedeu a Iniciativa Jovem,para nós jovens que estamos iniciando uma carreira toda ajuda é bem-vinda.
Um abraço Sibele

Enviado por Sibele em 02/11/2004


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?