Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Superman morreu"] [Página Inicial] [Próximo: "Contar histórias"]

19/10/2004 Paiêêê... seu cliente chegou!
por Mario Persona

Paiêêê... seu cliente chegou!

Transcrevo trecho do editorial da "WEG em Revista", publicação da maior indústria de maior indústria de motores elétricos da América Latina:

"As mudanças gráficas e editoriais que foram feitas ao longo de 30 edições tiveram sempre o objetivo de enriquecer a publicação. É assim que, nesta edição, mais uma mudança chega ao leitor. Contratado pela Globo para redigir uma novela das 7, o cronista Mario Prata passa o bastão ao xará Mario Persona. Palestrante, escritor e professor de Marketing, Mario Persona tem seus artigos e crônicas publicados na internet, em jornais e revistas. A partir de agora, Persona traz o brilho de seu texto para os leitores de
WEG em Revista."

Como o site da empresa é dinâmico (não há um link direto), para ler, clique aqui, escolha "WEG em Revista" no menu da esquerda, depois "Edição Nº 30" e a crônica "Percalços Viandantes". Se preferir, pode baixar a revista inteira em formato PDF. O texto não aparece neste boletim ou em meu site por ter sido criado com exclusividade para a WEG.

Enquanto isso você pode ler aqui "Paiêêê... seu cliente chegou!"

Boa leitura e bons negócios!

Mario Persona


"Paiêêê... seu cliente chegou!"

Ouvi no rádio um banco anunciar seus serviços usando um diálogo entre um garoto e o Joca, um amigo que deseja falar com seu pai.

Garoto: "Agora ele não pode atender, está no banco."
Joca: "Será que vai demorar?"
Garoto: "Não, costuma ser rápido."
Joca: "Quando ele voltar, peça pra ligar para mim."
Garoto: "Tá bem."

O telefone é desligado e o garoto grita: "Paiêêê... O Joca pediu para você ligar pra ele quando sair do banco!" O pai estava no home banking.

O que já é comum no dia-a-dia de pessoas e empresas está se tornando comum também na área de consultoria – o consultor vai ao cliente via Internet. A consultoria a distância é hoje uma opção atraente, principalmente para quem deseja um consultor de qualidade sem precisar arcar com despesas de viagem, hospedagem e a dificuldade de agendar uma data conveniente para ambos. Se as reuniões envolverem a presença de outros, a dificuldade aumenta.

A possibilidade de um consultor otimizar seu tempo atendendo um número maior de clientes começa a revolucionar a área da consultoria. Serviços de profissionais de renome, antes só disponíveis para médias e grandes empresas, já podem ser adquiridos por pequenas empresas, profissionais liberais e até mesmo empreendedores com sonhos de seu primeiro negócio.

Além dos serviços pagos, há organizações que oferecem consultoria on-line gratuita, ajudando novos empreendedores a reduzir as chances de fracasso no negócio. Para quem prefere a informalidade além da gratuidade, existem as listas de discussão ou fóruns de negócios espalhados pela Internet, excelentes oportunidades de consultoria informal.

A ferramenta mais popular para a consultoria a distância continua sendo o telefone, mas o custo das chamadas de longa distância pode inviabilizar o serviço. A alternativa é usar serviços de voz sobre IP, alguns gratuitos, que reduzem substancialmente os custos de telefonia. O e-mail é outra ferramenta excelente, por permitir manter um diálogo assíncrono, isto é, sem que os envolvidos precisem estar simultaneamente disponíveis para o contato. O e-mail é a ferramenta do diálogo de conveniência.

Ao sistema de telefonia é possível também associar o apoio de um chat para redigir com clareza informações como valores, porcentagens ou endereços. Para completar, há programas para apresentações gráficas, além da já popular webcam e vídeos para Web. Numa escala mais avançada, pode-se optar pelo uso de um sistema de videoconferência, porém alguns exigem equipamentos mais sofisticados e linhas dedicadas para ambas extremidades.

Uma das recentes adições à lista de ferramentas para consultoria via Internet são os blogs, sistemas de diário na Web que permitem reuniões de trabalho dentro de um ambiente de acesso privado, criando ao mesmo tempo um arquivo do que foi tratado para referência futura. Além destas ferramentas mais populares, existem sistemas comerciais que incluem estas e outras possibilidades de comunicação.

Tudo isso abre um campo novo para profissionais que se propunham a prestar consultoria, porém, por não residirem nos grandes centros, tinham seus custos inviabilizados pelos gastos com viagens, hotéis e tempo perdido entre um trabalho e outro. Agora já não importa se você mora no Oiapoque ou Chuí. No conforto de seu home-office, tomando açaí ou chimarrão, você poderá ouvir seu filho gritar do micro:

"Paiêêê... seu cliente chegou! Olha ele aqui no ICQ."

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

Sua empresa tem histórias para contar?
Desta vez não falo de um livro, mas de um serviço literário. Quando a empresa consegue criar uma aura romântica e humana em sua comunicação, passa a conquistar também o coração de seus clientes e colaboradores. Grandes empresas usam crônicas e histórias em suas publicações, criando assim um forte elemento de fidelização de leitores. Sua empresa faz assim? Se a sua empresa quiser contar histórias, acho que tenho talento e estilo para escrevê-las. Uma coluna de crônicas pode criar um atrativo a mais para sua revista, jornal, website, house-organ ou boletim eletrônico, encantando seus leitores e valorizando ainda mais sua marca.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 3 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

O artigo escrito, chega a ser muito interessante, na forma de trabalho e de melhor comunicação.
Quando o autor comenta a respeito de reuniões que deixam de ser realizadas devido a questão de tempo das duas partes, é uma realidade muito próxima. Vivo com isso diariamente, muitas vezes vejo grandes negócios deixarem de acontecer devido a não ter tido decisões anteriores.Vale lembrar que nós consultores de Marketing necessitamos de aprovações de projetos para que esse podem ser colocadas em prática.
O leve e traz de informações, deixa de ter efeitos negativos devido a essa nova possibilidade de interação.
Prof. a sua visão é muito importante e precisamos a cada dia nós profissionais colocarmos em prática.
Parabéns...

Enviado por Ricardo Di Blazi em 22/11/2004


Meus parabéns pela contratação, com certeza reflete o grande profissional que você é. Mais uma vez adorei o texto dessa semana. Beijos

Enviado por Kelly em 28/10/2004


Muito bom o seu artigo Mário. Ele coincide com um momento em que estou orientando consultores (que além de fornecedores, se tornaram meus amigos) a utilizar os canais disponíveis para comunicação (Messenger, Skipe, Orkut etc). É muito engraçado a estranhesa que eles encaram a proposta.

Atualmente eu já convenci um a utilizar o Messenger onde posso transferir arquivos, vê-lo através da web cam, falar através do microfone e ainda mandar emoticons caso não goste da proposta ... rs. Isso é a convergência da funcionalidade do e-mail com o telefone, ao qual é mais dinâmico e que pode ser utilizado inclusive para reuniões (sem o custo exorbitante para adquirir um sistema de vídeo-conferência). Imagine juntar numa única janela do Messenger, dois consultores de lugares diferentes, ou então projetar a janela de diálogo no telão da sala de reuniões? As possibilidades são enormes e proporcionais à criatividade de cada um.

Para te dar um outro exemplo, recentemente tive que entrar em contato com uma consultora que me atende. Acontece que o celular dela estava com problemas e ela não para no escritório. E o que foi que eu fiz após alguns recados e e-mails? Deixei um scrap no perfil do Orkut dela! E onde foi que ela viu primeiro a minha mensagem? Pelo Orkut!´

As relações estão mudando, aliás já mudaram, o abismo que ainda existe para isso é a distância da geração analógica para a digital. Algumas pessoas nos seus 35 anos para cima, acham que esses recursos são coisa de adolescente ou então colocam uma barreira no processo de aprendizagem. Já a geração digital? Bem, essa já ultrapassou os analógicos na velocidade de 2,4 gigahertz ... risos.

Abraço

Jason

Enviado por Jason Abrahão em 19/10/2004


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?