Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Medalha de Pérola"] [Página Inicial] [Próximo: "Cliente de Estimação"]

09/09/2004 Exposição
por Mario Persona

Exposição

A exposição do que uma caixa de sabão em pó é e faz normalmente passa bem pela aceitação do mercado. Mas ainda existe preconceito contra a exposição de marcas e competências pessoais, talvez pela grande carga cultural que recebemos de que não devemos "fazer propaganda" de nós mesmos. Sempre que nos expomos ficamos sujeitos ao bom tempo, mas também às tempestades críticas. O que fazer?

Se nos detivermos a escutar todas as opiniões, nunca vamos sair do lugar. Que o profissional hoje deve se expor, não resta dúvida. Que isso poderá ser mal interpretado, idem. Porém, com a mudança do paradigma do emprego para um paradigma de prestação de serviços, existe a necessidade de cada profissional trabalhar muito bem sua imagem e pregá-la no poste da exposição pública. Para ser conhecido por muitos, contratado por alguns e execrado pelo resto. A pergunta é conhecida: Por que razão ninguém come ovos de pata? Porque pata não canta quando põe ovos. A galinha sim.

Quem já morou nos EUA sabe que lá existe uma cultura diferente a respeito disso. Desde a escola as pessoas são estimuladas a se expor, em discursos, apresentações artísticas, teatro, esportes etc. Até em enterro tem um monte de gente, inclusive jovens, que faz discursos. Numa high school lá eu morria de vergonha quando via colegas de classe ir à frente e declamar um poema como se estivessem em um palco, e isso numa aula equivalente a uma aula de português aqui.

Uma amiga me avisou que virei tema de comentários (todos negativos) numa comunidade chamada "As piores descrições do Orkut".* Ali fui chamado de Pavão, "maria-vai-com-as-outras", autor de auto-ajuda, mané, modorrento, spammer, "rei-do-marketing-palestrante-motivacional" e outros adjetivos chulos que prefiro não repetir aqui. Pelo jeito as 15 pessoas que dedicaram seu tempo a tecer críticas visitaram meu site, meu blog e leram algumas de minhas crônicas.

Diverti-me um bocado com os comentários. Por que? É que tinha acabado de assistir Piratas do Caribe com a atuação ímpar de Johnny Depp no papel do Pirata e chamou minha atenção um diálogo que ocorre entre ele e o Comodoro, logo após o Pirata salvar do afogamento a mocinha prometida ao Comodoro:

Comodoro Rorrington [examinando os pertences do pirata que acaba de ser algemado]: Só um tiro e nenhuma munição extra. Uma bússola que não aponta para o Norte... [examina a espada] e eu quase esperava que fosse feita de madeira. Sem dúvida alguma você é o pior pirata de quem já ouvi falar.

Pirata Jack: Mas você já ouviu falar.

* O link só funciona para quem faz parte do Orkut.

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra
JOHNNY DEPP, GEOFFREY RUSH, ORLANDO BLOOM, KEIRA KNIGHTLEY

O produtor Jerry Bruckheimer (Pearl Harbor) e o diretor Gore Verbinski (O Ratinho Encrenqueiro) apresentam esta grande aventura PIRATAS DO CARIBE: A MALDIÇÃO DO PÉROLA NEGRA. A vida do pirata ,Capitão Jack Sparrow (JOHNNY DEPP), vira de cabeça para baixo depois do grande castigo. O astuto Capitão Barbossa (GEOFFREY RUSH) rouba seu navio, o Pérola Negra, e ataca a cidade de Porto Royal, raptando Elizabeth (KEIRA KNIGHTLEY), a linda filha do governador. Num ato heróico para resgatá-la e recuperar o Pérola Negra, Will Turner (ORLANDO BLOOM), amigo de infância de Elizabeth, junta forças com Jack. O que Will não sabia é que uma antiga maldição condenou Barbossa e sua tripulação a viverem para sempre como mortos-vivos. Suspense repleto de aventura, cheio de ação, mistério, humor, personagens inesquecíveis e efeitos especiais jamais vistos fazem de PIRATAS DO CARIBE um grande filme.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 17 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

eu simplesmente amei demais esse filme e adorei tudo...
ah! e esse diálogo é bem mais complexo do q parece não é mesmo? heheh tb me chamou atenção! parabéns!

Enviado por gabi em 01/11/2004


Excelente... sensacional artigo...

com certeza será, novamente, o artigo mais visitado de nosso portal (estaremos publicando esta semana)...

Enviado por Augusto em 06/10/2004


Meu amor...Algumas pessoas têm a incrível capacidade de atrair os outros. Elas são espirituosas, animadas e comunicativas. Em qualquer lugar, conseguem se enturmar facilmente, porque sabem como causar uma excelente primeira impressão. São risonhas, confiantes e nós gostamos de ficar ao lado delas.
Costumo dizer que são "chaveiros" de mão cheia, porque abrem qualquer porta. Adorei o seu texto, me diverti aqui lendo-o, me fez pensar em quantas pessoas a gente não encontra pela vida afora com um "Marketing Pessoal" exageradamente perfumado e maquiado que no final não se sustenta por muito tempo. Basta vasculhar um pouco nossa memória e lembraremos quem vende gato por lebre. Professor, seus textos são bárbaros! Eu amei...vou linkar você, espero que não desgoste da idéia. Beijocas, Dani.

Enviado por Danila em 03/10/2004


Sou Coordenador Pedagógico de uma Faculdade de Administração de Empresas e tenho passado por alguns momentos indesejáveis por conta das críticas maldosas que tenho sofrido. Realmente, minha exposição como coordenador é muito diferente de quando eu era professor. Tenho a impressão de que, modestamente, tenho feito um bom trabalho e isso incomoda as pessoas que "torcem para o jacaré". Muito boa sua comparação com o filme. O importante é ter segurança no que faz e se divertir com os comentários!

Enviado por Fábio Alexandre Vieira em 02/10/2004


Somos eternos iluminadores do nosso proprio caminho, mesmo que este já esteja bem iluminado seremos uma luz amais para que os soberbos possam saber, este também é um feitor da iluminacão deste tão competitivo mercado.

Enviado por Arrhan Almeida em 29/09/2004


Olá Mario, estou sempre em seu site!! Fui seu aluno ali no ISCA faculdades até 2003, vc realmente foi meu melhor professor e desde então não perco vc de vista!

A respeito do Orkut é uma opção legal... mas na Folha ON LINE diz: "[...]Após algumas semanas de experiência, no entanto, a pergunta que persiste é: quem está dizendo a verdade--nada mais do que a verdade no Orkut?"

Td tá liberado, e como sempre OS MELHORES são atacados, "quanto mais mexem, mais fede..." MAIS MARIO, MAIS CRESCE, MAIS SUCESSO!!

abraços de seu amigo

Marquinhos
THE CIPRI...

Enviado por MarQuiNhoS em 29/09/2004


No mundo atual, a exposição é algo fundamental para o sucesso de qualquer profissional. Afinal, quem não é visto não é lembrado.

Quanto à comunidade no Orkut, aquilo ali é coisa de gente desocupada, que não tem mais nada para fazer.

Mario, se serve como consolo, tenha a certeza que esse tipo de coisa o promove ainda mais. E de forma positiva.

Um forte abraço!

Enviado por Tiago Deecken em 18/09/2004


Show de bola Mario PersonaLIDADE. É importante que o profissional de hoje tenha um posicionamento visual de qualidade no mercado, não fazendo propaganda enganosa, mas expondo o que há de bom. Isso torna visivel a personaLIDADE que existe em cada um de nós e atrai cliente$.

O Filme é muito bacana e faz lembrar aquele velho jargão: Falem mal, mas falem de mim.
Por favor!!!

Aquele abraço,
Éder Tuler

Enviado por Eder Tuler em 17/09/2004


Prezado Mario,
Adoro suas crônicas! Trabalho há mais de vinte anos no varejo e hoje estou tentando ingressar no mundo da consultoria. Não podia imaginar o quanto seria difícil abandonar a fórmula "carteira assinada/salário"!!!
Particularmente hoje estava abatida por causa de uma visita mal sucedida a um cliente. Cheguei a ficar deprimida, apesar da minha convicção sobre o conteúdo do meu trabalho. Sua crônica de hoje me trouxe novamente energia para prosseguir pelo caminho que sempre me inspirou. Eu lhe desejo muito, mas muito sucesso!!!

Enviado por Mônica em 17/09/2004


Que grata surpreza receber seu email com sua página. Há algum tempo atrás lia suas mensagensdiariamente e gostava muito, era tudo uma em cima da outra, agora tem blog... Claro, criar é muito válido, mas ficar julgando se certo, bom ou satisfatório não acho correto, ainda mais o que farão esses criadores se suas criaçõesforem restritas a julgamentos e opiniões. Um basta a censura, não gostou, mude de social

Abçs. Alfredo

Enviado por Alfredo em 17/09/2004


Você é o "Cara".
Alguem tem que se expor...senão nada acontece.
"Pau neles", sem temores.

Abraço......mark

Enviado por Mark em 17/09/2004


Sr. MÁRIO continue escrevendo o que pensa tendo o direito de, até, escrever apenas bobagens.
Não estou dizendo que este é o seu caso.
Mas como agradar à todos?
Quem hoje escreve contra você, amanhã, pode estar à favor.
Levar à sério o que está escrito na Internet é meio complicado.
Pois não se sabe quem está escrevendo e por que tipo de motivação?
Assim como nem todo mundo tem a mesma personalidade quando está atrás do volante de um automóvel muita gente escreve aquilo que pessoalmente não teria coragem de dizer para você.
Vejo um Blog como um diário pessoal em que você, generosamente, dá a liberdade às outras pessoas de conhecerem o que você está pensando neste momento. Podendo estas pessoas expressarem o quê pensam, mas isto não dá o direito de fazer qualquer tipo de julgamento.
Até porque quem os investiu de tal autoridade?...
"Faz o que tu queres. Tudo há de ser da Lei. Pois, o Amor é Lei. Amor sob vontade... E ainda... cada
homem e cada mulher é uma estrela..."
Por isso continue expressando o que você pensa apesar da saudade que muitos, inacreditavelmente, estam demonstrando ter dos tempos de ditadura e censura de imprensa...Se é que você me entende...
Mantenha o fogo acesso...uma das caracteristicas de um bom café é ser servido bem quente.
Isto é tudo que tenho a dizer no momento. LUCYPHER.

Enviado por Lucypher to the Hell em 16/09/2004


É natural do ser humano falar dos outros. É mais fácil. Os incompetentes e incapazes sempre criticam que fez o que eles gostariam de ter feito...
Paciência!!!
O dom da comunicação infelizmente não é pra qualquer um!
Você é 10!!!!!!!!

Enviado por Danielle em 16/09/2004


Oiii...

Obrigado pelo "ABRAÇO"...

Gostei muito dessa crônica...
Não se preocupe quando falam mal de você,isso e inveja.Isso e por que eles queriam estar em seu lugar,com essa capacidade de escrever MARAVILHOSAMENTE..

Beijos e um forte ABRAÇO!!!
CRISTIANE.

Enviado por CRISTIANE em 15/09/2004


É como aquele velho ditado, falem mal, mas falem de mim! Nunca tinha pensado nessa questão cultural de como os americanos são criados, é realmente bem diferente dos brasileiros. Nós ainda criamos as nossas crianças em redomas de vidro. Estou querendo tirar uma dúvida com você quando tiver tempo agradeço se enviar um e-mail. Beijinhos

Enviado por Kelly (Brasília) em 15/09/2004


Mário,

Grande artigo!!

É incrível ...mas eu lembro de várias pessoas que eram tratadas como visionárias e "marketeiras" e alcançaram sucesso...

Parabéns

Enviado por Rigonatti em 09/09/2004


Ótimo!! Huhu!
Muito bom como sempre Mário!

Também assisti o filme, e gostei um bocado. Este diálogo também me chamou a atenção.

Enviado por Diego Eis em 09/09/2004



Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?