Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Dia de Fúria"] [Página Inicial] [Próximo: "Os 3 Porquinhos"]

11/06/2004 Propaganda que eu gosto
por Mario Persona

Propaganda que eu gosto

A propaganda enviada por e-mail ganhou o apelido de "Mala Direto". Não só a propaganda, mas a empresa que envia também. Tem que ser "mala" para ficar importunando a gente com e-mails enviados em torrente. Minha caixa postal virou palheiro e nunca tenho certeza se vou encontrar alguma agulha ali.

Há alguns anos me inscrevi em um site para receber propaganda. Não, você não precisa voltar a ler o primeiro parágrafo. Eu disse mesmo que propaganda por e-mail é uma péssima prática e já foi o tema de uma crônica que escrevi sobre o assunto, "Spam - A pá de cal do marketing".

Acontece que a propaganda que solicitei não vem na forma habitual. Refiro-me ao boletim eletrônico ou newsletter da Land's End, uma loja de roupas nos EUA. Considero este boletim referência no uso da Internet para propaganda, pois dá prazer de ler. Vai muito além da propaganda pura e simples. Conta histórias de pessoas como eu e você.


Boletim da Land's End com história para o dia dos pais.


A Land's End entrou na Internet em 1995 e nunca deu prejuízo. A empresa já atuava há anos no segmento de vendas por catálogo e hoje pertence ao grupo Sears. Em 1995 colocou no ar uma versão Web de seu já aprovado atendimento e desde então só teve lucro. O site da empresa tem um detalhe que muitos não têm: informação que agrega valor ao produto e cultura ao cliente. Vou deixar que um aluno, Carlos Ferreira de Souza, diga o que achou:



"Quando o professor Mário Persona fez a propaganda do site que deveríamos analisar , realmente achei que seria uma Loja Americanas melhorada, mas devo confessar que acho super esquisito comprar roupas pela Internet.

"Descobri ali que minha 'santa terrinha' – Portugal é claro – produz a melhor flanela do mundo e que é necessário tosquiar 4 bodes na Cachemira para se produzir aquele casaco de cachemir que não pinica nem faz espirrar. Tudo bem escrito, mostrando povos, costumes – inacreditável!! Isso é cultura!

"Aprendi novos laços de gravatas, medidas de roupas em decimais, dicas de roupas para 'desaparecer' as dobras e pneus. A chamada 'Onde estilo independe de tamanho' faz qualquer cheinha sentir-se esbelta.'


Hoje, quando é fácil e barato fazer propaganda, a disputa não é por acesso a banco de endereços para enviar uma mala direta – ou um "mala direto", que é o que realmente é –, mas pelo acesso à atenção do cliente. Algumas empresas acordaram para isso também no meio impresso. A rede de supermercados BIG parece ter sido uma delas.

Recebi de lá um impresso que se sobressaiu em meio ao monte de papel que vai direto para o lixo. Trazia uma promoção de queijos e vinhos, mas era um delicioso manual sobre o assunto, com a história dos diferentes tipos de vinhos e queijos, suas origens, regiões e coisas do tipo. Separei para ler, li inteiro, e ainda fui lá comprar queijos e vinhos.

Voltando ao boletim eletrônico que recebo da Land's End, ele é diferente porque não faz propaganda. Quero dizer, faz, mas de leve. O espaço principal é ocupado por uma crônica ou história de pessoas como eu e você. O boletim termina com um link-frase que diz "The Store is Yours", cujo significado é "A Loja é Sua", mas que em inglês pode soar também como "É a sua história". Por isso gosto de receber. E a sua empresa, é "mala" na comunicação com o cliente ou conta histórias?

resenha resenhas resumo resumos livro livros crítica críticas opinião opiniões literatura literaturas comentário comentários

Você Já Pensou em Escrever um Livro?
SONIA BELLOTO

Numa linguagem dinâmica e cativante, Você já pensou em escrever um livro? É um instrumento de trabalho para quem lida com a escrita no dia a dia e para quem deseja tornar-se um escritor de sucesso. Você aprenderá métodos valiosos para romper seus bloqueios e produzir textos originais e eficazes. Vai saber como arranjar tempo para escrever, qual é o seu estilo pessoal, como dar vida aos tetos e como desenvolver seus potencial criativo. Além disso, terá orientação especial sobre a criação de personagens, diálogos e cenas que cativam os leitores. Percorrerá todas as etapas que precisam ser cumpridas, desde a idéia inicial para um livro até os detalhes finais de publicação e comercialização. Este livro é indispensável como roteiro para conhecer todos os segredos desta instigante e admirável profissão de escritor. Um verdadeiro marco editorial.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 2 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

Antes de tudo devo parabenizar-lo da grande pagina de Mario Persona.
Gostaria de falar aos leigos sobre um assunto muito legal q esta relacionado com a materia: Grupos na internet.
È facil basta voce mandar por email ao grupo e esse email sera espalhado para o resto dos membros.
Eu possuo um de minha autoria a quem quiser entrar: pontosdevista@meugrupo.com.br mande me um email e ingresse nesse grupo de troca de texto de autoria propria. Um abraço a todos.

Enviado por Alexandre em 25/08/2004


Ouvi Mario Persona na CBN, demorei para acessar o site e descobri o quanto tempo perdi...
Ano passado fiz um treinamento de desenvolvimento pessoal, trabalhando avaliação de oportunidades e desenvolvimento de personalidade efetiva e facilidade de criar relacionamentos.
Estive pensando numa alternativa de MKT, através da Web e obtive a resposta através do site...
Como uma frase de Napoleon Hill escrita por meu trainer Ricardo Perini: " Uma das coisas mais valiosas na vida é a arte de pôr em prática os conhecimentos e as experências dos outros"

Grande Abraço ! Izaias Alves izaias_alves@hotmail.com

Enviado por Izaias Oliveira Alves Sobrinho em 01/07/2004



Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?