Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Marketing Pessoal - Entrevista"] [Página Inicial] [Próximo: "Não bebo leite de vaca"]

20/04/2004 Problemas ou oportunidades?
por Mario Persona

Problemas ou oportunidades?

Aquele trecho da praia é horrível – comentou o recém chegado amigo que caminhava ao meu lado. – Só tem pedras; é um problema caminhar por lá. – completou. Tinha razão. Passei pelas pedras para chegar ali. Tropecei, escorreguei, feri meus pés nos corais. A praia seria melhor sem elas. Ou não?

Escrevo da Costa do Sauípe, Bahia, onde falo sobre as melhores práticas na conquista e retenção de talentos para uma platéia de empresários de tecnologia da informação. Minha missão no Reseller Forum da IT Midia é ensinar como identificar e trazer à tona o talento potencial escondido nas pessoas.

Porém todos parecem preocupados demais com as pedras. Não as da praia, mas as que impedem o andar suave de seus negócios. Afiadas, escorregadias e assoladas pelas ondas de um mercado inconstante, são um perigo para quem já vive com a água dos impostos e juros altos batendo no queixo. Ou para quem vê o preço de seus produtos e serviços achatados como a plana areia na qual imprimo a marca de meus pés.

Antes de voltar, decidi fazer uma última caminhada pela praia, apesar do prenúncio de chuva. Sim, as pedras continuam lá, mas hoje não passei por elas com pressa. Parei para observá-las de perto. Ao invés de enxergá-las como problema, tentei descobrir alguma oportunidade. Foi o melhor da caminhada.

Descobri que em épocas remotas um vulcão deixara suas pegadas ali. Um espetáculo que ninguém viu foi preservado numa cápsula do tempo que agora se abria diante de meus olhos. Um monumento à competição ígnea entre lava, rochas e seixos que um dia disputaram aquele mercado, se amalgamando numa formação que só era bela e oportuna para olhares menos preocupados com o caminhar e mais atentos às oportunidades escondidas nas pedras das dificuldades.

Antes que nuvens escuras velassem o sol e escurecessem o mar, um imenso bloco de cristal branco piscou sua luz refletida por entre pálpebras de negra lava encimadas por cílios de corais. Rugas de seixos coloridos engastados na rocha eram testemunhas de séculos de ondas, imóveis e insensíveis aos pequenos caranguejos que sapateavam sobre sua pele pétrea e enrugada.

Enquanto as novas descobertas iam se revelando diante de meus olhos, percebi que aquele era o mais belo, rico e vibrante trecho inserido na monotonia da praia. Então outro problema surgiu: uma chuva intensa veio fustigar minha pele. Senti sua massagem vigorosa e refrescante como mais uma dificuldade que se transformava em oportunidade.

Sucumbi às recordações infantis de chuvas proibidas. A criança em mim chapinhou seus pés numa poça enquanto meu lado adulto vigiava para certificar-se de que ninguém nos observava. Um casal ao longe fugia da chuva que para eles era um problema. O mesmo problema que um dia foi visto como oportunidade pelo inventor do guarda-chuva, do limpador de pára-brisa ou da capa impermeável. Ou pelo poeta que cantou suas gotas e o artista que a imobilizou com seus pincéis.

Num movimento involuntário elevei meus olhos das pedras para o céu em busca do Artista. Um imenso arco-íris fazia a ponte entre terra e mar, envolvendo as nuvens sombrias numa aliança multicor. Eu nem precisava caminhar até seu fim para encontrar o pote de ouro. Estava bem ali onde antes só via problemas para os meus pés. Pedras escorregadias, afiadas e açoitadas pelas ondas do mar.



Agenda

Se você estiver no Rio, dia 20 de maio assista a palestra "O Poder do Marketing Pessoal" no evento promovido pelo Portal RV, que traz também Paulo Angelim com "Motivação como Fator Indispensável para o Sucesso".

Dias 28 e 29 de abril apresento na Câmara de Arquitetos e Consultores de São Paulo o módulo "Marketing Pessoal para Profissionais Liberais" que faz parte do curso "Gestão Empresarial para a Construção". Detalhes aqui.

Outros eventos como palestras, treinamentos e workshops acontecem in company. Para os próximos dias minha agenda inclui treinamentos com temas tão variados quanto "Comunicação, Marketing, Negociação e Vendas", "Criação de Plano Estratégico de Marketing", "Comunidades de Conhecimento", "Gestão de Mudanças" e "Satisfação do Cliente".

Contratando e Mantendo as Melhores Pessoas
PETER CAPPELLI

Contratar uma equipe de funcionários talentosos e mantê-la é um desafio para qualquer empresa. Por meio de sugestões e ferramentas práticas, Contratando e Mantendo as Melhores Pessoas oferece conselhos abrangentes de como obter uma maior retenção de pessoal e efetuar contratações mais eficazes. Esta obra é um guia indispensável para qualquer gerente. Conhecer as 5 etapas para uma contratação eficaz: a definição dos requisitos da vaga, as entrevistas com os candidatos, a formulação de uma proposta de contratação etc. Evitar os esgotamento psicológico de funcionários e calcular a rotatividade de pessoal. Gerenciar fatores no ambiente de trabalho em afetem a contratação e a retenção de pessoas.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 7 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

Caro Mario Persona

Estou muito grato em poder contar com seu texto CRM DE MERCEARIA, que também me serviram como suporte em diversas aulas, desde disciplinas como Empreendedorismo (Curso Técnico Profissional do Brasilía até mesmo em graduação em Tecnologia na Uniban).
Agora também estou aplicando o mesmo em aulas de Estratégia Logística na pós de Logística no SENAC.

Desejo-lhe desde já muito sucesso.

Enviado por Marcos José Corrêa Bueno em 18/03/2010


Mario Cafe é seu sobrenome ou é apelido, pergunto pq o meu sobrenome é Cafe e segundo meus antepassados eles são os unicos cafe no Brasil; outra pergunta vc serve a Jesus Cristo.
Aguardo retono
Madalena Cafe

Enviado por madalena cafe em 19/02/2009


Caro Mário:

Há alguns anos lí seu artigo "CRM de Mercearia" que tem me ajudado muito a explicar o conceito de CRM a estudantes de graduação, pós-graduação (Especialização/MBA) e cursos empresariais. Sempre fui imensamente grato por isto e nunca tive oportunidade de manifestar tal gratidão: somente agora descobri seu site; fiquei encantado com ele e já o coloquei nos meus Favoritos. Sua inteligência e sua criatividade, demonstradas a cada linha que escreve, merecem servir de inspiração e exemplo para todos nós professores, que temos a missão de tornar simples os mais complexos constructos teóricos, de modo que possam ser aplicados na realidade, no cotidiano de cada um dos nossos alunos e de suas empresas.
Parabéns, obrigado e um grande abraço.
Marco

(Marco Antônio Machado, professor e consultor de Marketing e Gestão Estratégica - Minas Gerais)

Mario Persona responde: Olá, Marco Antônio. É um prazer saber que estou sendo de auxílio, em alguma medida, na formação de seus estudantes e de novos profissionais. Tem sido um prazer receber e-mails de pessoas falando disso. A crônica "CRM de Mercearia", publicada em meu livro "Receitas de grandes negócios" com o nome de "Rodízio Japonês" também é usada por alguns professores da FGV em cursos de pós-graduação. Em 3 cidades diferentes por onde passei, encontrei pessoas que tinham recebido de seus professores a indicação do texto para entender CRM. Como você escreveu, o importante é tornar as coisas simples. Grande abraço!

Enviado por Marco Antônio Machado em 24/05/2004


Caro MArio,

Parabéns pelo seu talento, eu amo o marketing, estou cursando a faculdade de administração com enfase em marketing. O que você poderia me ajudar sobre marketing politico e estratégia de preços e propagandas.

Um grande abraço!
Wanderson Candido

Enviado por Wanderson Candido em 30/04/2004


É a primeira vez que entro no seu blog, no site e confesso que estou encantanda. Sou administradora desde os 18, atualmente com 27 estou em um momento de muita mudança pessoal. Você me escreveu e tocou em pontos exatos do que eu precisava ler. Muito Obrigada.

Enviado por Kelly Nóbrega em 27/04/2004


Seu Blog é maravilhoso, os textos são maravilhosos, fazem mt bem para alma! Obrigada por compartilhar seus textos com todos!
Bjs Cici

Enviado por Cici em 21/04/2004


Caro Mario
Você é meu amigo. Chega sempre em casa com palavras de elevação. Me presenteia com seus artigos e nem espera retribuição. Repasso seus artigos e nem o consulto, pois eles serão também a outras pessoas um grande ensinamento, e desejo que todos o conheçam. Hoje, mais uma vez, li atenta seu "Problemas ou oportunidades" e além da lição: sonhei, um verdadeiro poema.Como é bom conseguir sonhar com um artigo, sair um pouco deste dia-a-dia cinzento e acreditar que tudo pode ser colorido dependendo do prisma. Obrigada pela sua amizade, você é realmente meu amigo, você me fez sonhar.
Um abraço de coração
Lucila

Enviado por Lucila Steffen dos Santos Fernandes em 20/04/2004


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?