Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "É pau? É corpo? É o fim da conversa."] [Página Inicial] [Próximo: "O que é sucesso para você? E para seus filhos?"]

25/01/2004 Mensagem a um formando
por Mario Persona

Mensagem a um formando

Meu filho,

Você acaba de decolar de seu pequeno planeta acadêmico para uma viagem através do imenso universo profissional. Da atmosfera previsível do ensino formal, você parte para uma odisséia de descobertas nas galáxias do aprendizado informal. Sua formatura foi a plataforma de lançamento, o ingresso em nova carreira, mais dinâmica, mais veloz. Seu diploma é apenas o zero de sua contagem regressiva. Se olhar pela escotilha, verá outros viajando ao seu lado. É melhor acelerar.

Profissionalmente, você acaba de nascer, mas nunca terminará de crescer. E não apenas de crescer, mas também de mudar. Ao sair da faculdade irá descobrir caminhos que antes nem imaginava trilhar. Serão melhores? Sim, se você estiver disposto a sempre aprender novas maneiras de caminhar.

Comigo foi assim, você sabe. O diploma da faculdade de arquitetura e urbanismo foi parar na gaveta enquanto executava planos movidos a ideais. Foram três anos no interior de Goiás, lecionando numa escola que me ensinou muitas coisas que eu precisava aprender. Só depois é que voltei a ser o arquiteto da formação, o que também não durou muito.

Virei vendedor, profissão que todo profissional deveria ter. Por que será que há faculdades que não ensinam a vender? Depois fui comprador, negociador e editor. Enquanto você crescia fisicamente, eu crescia profissionalmente até chegar à atual configuração de escritor, palestrante, professor e consultor. Tornei-me multitarefa, como você poderá um dia vir a ser.

Agora você tem muitos desafios pela frente. O conselho que lhe dou, como pai e como amigo, é que seja um porquinho na forma de pensar. Estou falando daquele porquinho do antigo comercial de um frigorífico na TV. Quando lhe perguntavam, "o que você quer ser quando crescer?", o porquinho respondia alegremente: "Salsicha!"

Parecia um absurdo responder com tamanha motivação, já que aquilo significaria seu sacrifício. Ele precisava morrer para aquela vida de porco antes de se transformar em algo útil. Sei que você já captou a mensagem.

Se não estiver disposto a se sacrificar, jamais será alguém útil, para si, para o próximo ou para Deus. É preciso estar disposto a sacrificar continuamente o que você é, o que sabe e o que faz, antes que consiga transformar seu ser, seu saber e seu fazer em algo de valor. Mesmo porque, tudo o que você é, sabe ou faz não são coisas estáticas, mas dinâmicas, que estão sempre a mudar. Se começar a se orgulhar muito do que é, sabe e faz, é provável que não queira mudar.

Mas espere! Não leve o exemplo ao pé da letra. Não permita que a vida e as circunstâncias o transformem numa salsicha qualquer. Salsichas são todas iguais, têm todas elas o mesmo gosto e vivem amarradas umas às outras. Não seja assim.

Não se deixe amarrar por compromissos que comprometam suas crenças e seus ideais. Jamais permita que negociem seu caráter, ou levará uma vida de cachorro quente. Seja diferente, mantenha seus princípios, custe o que custar. Ouse viver assim, se quiser deixar um exemplo. Lembre-se de que reputação é algo que custa uma vida para ganhar e alguns minutos para perder.

Nunca perca seu lado infantil. Continue sendo a criança que existe em você. A criança que sonha, que acredita, que vê um futuro brilhante pela frente. Seja assim, mesmo naqueles momentos quando se sentir pequeno diante dos desafios. Por esta razão, além da disposição para o sacrifício, quero que se lembre mais uma vez do diálogo do porquinho do comercial da TV: "O que você quer ser quando crescer? Salsicha!" Percebeu? Bem-humorado, ele acreditava que podia crescer. Você também.


A razão deste texto? Bem, meu filho acaba de concluir seu curso de Ciência da Computação e parte para uma nova etapa em sua vida. Como nesta época do ano muitos jovens estão passando pela mesma experiência, decidi juntar uns conselhos de quem vai chegando perto de meio século de vida.

A tônica do que quero dizer é que o fim de um curso é apenas um novo começo. Espero que o que eu digo ao meu filho sirva também para o seu, ou para os jovens que conhecer. Que tal enviar uma palavra de encorajamento a tantos que empenharam bons anos de suas vidas nos estudos? Eles merecem parabéns pelo esforço.

VENDA SEU PEIXE! JOSE AUGUSTO MINARELLI
Este livro é essencial. Infelizmente nem todos os cursos ensinam uma das disciplinas mais importantes para qualquer carreira: vender serviços. Este livro aborda o tema com uma linguagem simples e direta. Trata do mercado de trabalho, dos passos do processo de venda de serviços e das características de um bom vendedor, o que todo profissional precisa ser. Em meus treinamentos de vendas costumo deixar claro que vender seu talento e capacidade é muito parecido com a venda de um produto. Se você acha que é vergonhoso vender, terá dificuldades em sua carreira. É melhor começar aprendendo a vender seu peixe.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 4 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

Parabens ao seu filho pela formatura. Parabens ao senhor pelas gratas palavras que servirão de alento para tantos jovens que talvez nao tenha um pai para lhes dizer tudo isso. Que bom que existem pessoas especiais assim que sabem dividir com todos aquilo que DEUS lhe deu de graça. O talento e a Generosidade.
Jesus esteja contigo sempre
Marleide

Enviado por marleide duarte em 21/06/2006


wwww.criarte7.blig.ig.com.br

Fico feliz pela formatura de seu filho e peço para que ore muito por mim... Estou no último ano de Publicidade.
Gosto muito de suas crônicas. Com elas, tenho aprendido a escrever...
Obrigada.

Enviado por Fabricia em 09/03/2004


Parabéns pelo tema abordado por este livro!
Estarei me formando no ramo de Publicidade e por isto me identifiquei muito com os assuntos descritos sobre o tema.
Realmente é uma batalha dura chegar ao "fim" de uma jornada e saber que outra, muito mais longa, está por vir. Porém, já estou prevendo o caminho que percorrerei com muita força e iniciativa.
Ao seu filho, parabenize-o pois ele conseguiu completar a 1ª fase da jornada dele.
Sinceramente,

Cris

Enviado por Cristina Silva em 04/02/2004


Olá Irmão Mário!

Fico feliz pela formatura de seu filho. No final do ano passado, tive o prazer de conheçer a história do Lucas e da Lia e fiquei encantado. Por já ser conhecedor do seu trabalho, tenho a nítida certeza de que os seus filhos terão uma carreira muito promissora, e que eles são muito especiais para Deus.
Transmita meus cumprimentos a ele e meus votos de grandes realizações na vida profissional e espiritual.
Um grande abraço,

Ribamar Alvino.

Enviado por Ribamar Alvino em 26/01/2004


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?