Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Alvin Toffler no presente do futuro"] [Página Inicial] [Próximo: "Alegria de pai"]

21/11/2003 Aprendizado por contato
por Mario Persona

Aprendizado por contato

É claro que a educação a distância é um fato e uma tendência irreversível. Porém alguns cursos do tipo "estude sozinho" às vezes decepcionam porque não passam de uma monótona sucessão de telas intercaladas por testes, animações e uma musiquinha para acordar. Será possível fazer melhor do que isso?

Sou um dos maiores entusiastas do ensino a distância, mas há cursos que trazem um volume de informação que é apenas uma fração do que seria possível beber de um livro sem a odiosa perda de tempo para ir de tela em tela. Não passam de tutoriais e tropeçam no fato de que apenas uma parcela do conhecimento pode ser transmitida dessa forma. O filé só é servido pelo contato e debate de idéias. Quer um exemplo? O que você prefere: aprender futebol clicando numa sucessão de slides com frases do Pelé ou batendo uma bola com ele?

Li em algum lugar (veja em meu criado mudo logo abaixo) de uma empresa que possuía um dos maiores especialistas do mundo em interpretação de fotografias aéreas para prospecção de petróleo. A fim de reter esse conhecimento, foi contratado um analista de sistemas para desenvolver um software de inteligência artificial capaz de igual façanha.

Durante meses o analista conviveu com o especialista, transferindo para o software todo o conhecimento que conseguiu captar. O projeto terminou num software que não funcionava e num analista de sistemas que funcionava. O contato pessoal fez dele o segundo maior especialista em interpretação de fotografias aéreas para prospecção de petróleo.

Se você quer aprender algo, é preciso entender o segredo do aprendizado. Primeiro, humildade para reconhecer que não sabe. Depois, flexibilidade para mudar e aprender a se adaptar a uma nova visão que será conquistada por novos conhecimentos. Terceiro, sempre que possível busque um contato pessoal, o debate e o relacionamento com seres igualmente humanos, mesmo que para isso utilize a tecnologia da informação.

É no relacionamento - real ou virtual - que a sinapse se exterioriza envolvendo os cérebros próximos ou conectados, gerando imprevisíveis centelhas de novos conhecimentos numa cadeia sem fim. Este é o aprendizado por contato e a verdadeira disseminação do saber.



Conhecimento Empresarial: Como as Organizações Gerenciam Seu Capital - THOMAS H. DAVENPORT LAURENCE PRUSAK
Não tenho certeza, mas acho que foi neste livro que li o caso da empresa que queria inventar um software de análise de fotos aéreas para prospecção de petróleo que menciono em meu texto. Não tenho como conferir porque li o livro em sua versão inglesa e emprestado de um amigo. Já não está em meu criado-mudo físico, só no da memória. Ao contrário do que geralmente acontece com livros emprestados, eu devolvo.

E a gorjeta, doutor?

Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?