Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Curso Sucesso em Vendas"] [Página Inicial] [Próximo: "Aprendizado por contato"]

17/11/2003 Alvin Toffler no presente do futuro
por Mario Persona

Alvin Toffler no presente do futuro

Ele tem um bocado de livros vendidos. Será que ouvi mais de quinze milhões? Deve ser, o que equivale dizer que pelo menos igual número de pessoas se preocupa com o futuro. Mas o quanto de futuro Alvin Toffler é capaz de prever? Segundo o próprio, nada. Mas que pode dar pistas, isso pode.

E foi de pistas que esteve recheada sua palestra no último Congresso da Expomanagement 2003, promovido pela HSM. Foi a única palestra que assisti numa semana cheia, com aulas e palestras para dar e clientes para visitar. Mesmo assim, saí do Congresso com um bocado de pulgas atrás da orelha. Coisas para digerir e ponderar devagar.

A principal é que nenhum homem é capaz de prever o futuro baseado no estudo das circunstâncias. Ele pode enxergar algo das tendências, mas fica a mercê de fatores que causam mudanças extremas e imprevistas, como atentados, guerras, epidemias e movimentos políticos e religiosos. Sempre foi assim e sempre assim será.

O foco da palestra esteve um bom tempo sobre a questão da criação de riqueza. Numa época em que a vida média era de menos de 40 anos de idade, era o campo o gerador de riqueza. Porém a indústria acabou com isso ao criar uma nova atividade que não apenas gerou mais riqueza, como ajudou a ampliar a média de vida dos seres humanos. Algo que, se continuar do jeito que anda, permitirá que uma criança nascida hoje na França, por exemplo, tenha já uma expectativa de vida de cem anos ou mais.

A atividade industrial não apenas criou um novo campo, mas revolucionou o próprio campo, industrializando e massificando a produção, além de criar produção em massa, mídia em massa e diversão em massa. Será que é toda essa massa que está causando um índice de obesidade em massa nos países mais desenvolvidos? Pode ser...

Quando os barões da indústria estavam alegres, apareceu uma nova forma de geração de riquezas. Uma fábrica na qual entra uma matéria-prima imponderável e da qual saem produtos etéreos. Uma nova forma de capital surgiu na sociedade do conhecimento, o capital intelectual. Hoje um dos homens mais ricos do mundo fabrica nada a partir de coisa nenhuma, se pensarmos apenas do lado físico. A indústria do software é uma indústria de conhecimento.

Para onde caminha essa humanidade? Bem, o Alvin Toffler disse muito mais coisas e vou citá-las em um ou mais de meus próximos textos aqui, mas não posso impedir de fazê-lo mesclando meus próprios pensamentos ou de outros ao assunto. Ou você acredita em imparcialidade? Sejam quais foram os fatos, eles são influenciados pelas crenças e emoções de quem escreve, tornando a informação final tão imprevisível quanto o futuro. O mesmo que Alvin Toffler ainda não consegue prever. Mas que dá umas boas pistas, isso dá.


A Terceira Onda - Alvin Toffler
Este livro foi citado algumas vezes na palestra de Alvin Toffler, ou seu tema serviu de base para as coisas que ele disse. Ele falou de um novo livro que deve sair, porém não me lembrei de anotar o título. Seria "Wealth Sustance"? Não tenho certeza. Mas se quiser munição de profeta, aqui vai uma relação de alguns que já estão em português:

O Choque do Futuro
Criando uma Nova Civilização
Guerra e Anti-Guerra: Sobrevivência na Aurora do Terceiro Milênio
Powershift: as Mudanças do Poder
A Empresa Flexível
O Espasmo da Economia
Previsões e Premissas

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 4 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

online ********* main

Enviado por xluukzu@mail.ru em 27/04/2006


olá,
vc conhece esta frase: " ou vc ... ( esqueci)ou faz parte da estrategia de alguém" a qual ele cita ? pois é to precisando saber em qual livro e a pag., pois desejo citar na minha monografia, me ajude, por favor!
ficarei grata, Danivia Raquel
P.S.: AGUARDO RETORNO, POSITIVO OU NEGATIVO
Bjs

Enviado por Danivia em 14/11/2005


Ponderar e digerir devagar pode ser mesmo a melhor decisão neste assunto.
Deus, em sua infinita sabedoria, abre-nos cada vez mais as portas do conhecimento e da facilidade tecnológica, que nos proporcionam possibilidade de uma melhor qualidade de vida, e de geração de riquezas com maior facilidade e menor tempo, consequentemente ofertando-nos o tempo necessário para que façamos o que é prioritário em nossa existência: primeiro, melhorar a nos mesmos; segundo, contribuir para a melhora de toda e qualquer de suas criaturas presentes em nosso entorno. Antes de mais nada. Será que percebemos isso?

Enviado por Kênia Mendonça em 20/11/2003


Percebo que homem sempre procura boas intenções para melhorar a sociedade em que vive, porém de boas intenções Hitler estava cheio, achava que a raça ariana era a única raça criativa. Muitas empresas querem eliminar a simplicidade das "raças" colocando fardos tecnológicos e obrigando a sociedade a aderirem aquela moda que futuramente poderão colher frutos amargos.
Li uma matéria na Super Interessante que falava que voltar a comer frutas estava sendo necessário para uma boa saúde.

"O que tem sido, isso é o que há de ser; e o que se tem feito, isso se tornará a fazer; nada há que seja novo debaixo do sol."
Eclesiastes 1:9

Creio que a ansiedade do homem colocar em prática sua sapiência o faz tomar decisões precipitadas, deixando de lado a integridade

Deus nos abençoe e nos simplifique

Enviado por Ivan Caratanasov em 19/11/2003


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?