Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Bom pra quem?"] [Página Inicial] [Próximo: "Marketing de gente"]

31/10/2003 Quem escrever o último apague a luz
por Mario Persona

Quem escrever o último apague a luz

Um dos clássicos do marketing é, sem dúvida, o livro Administração de Marketing, de Philip Kotler. Há quem diga que tudo o que devia ter sido escrito sobre o assunto está ali, e que todos os livros de marketing - inclusive do Kotler - não passariam de repetições do que ele escreveu.

Mas veja o que saiu na última edição brasileira, a décima, do livro:

"Um recente livro, Marketing Radical, elogia empresas como a Harley-Davidson, a Virgin Atlantic Airways e a Boston Beer por terem obtido êxito ao quebrar todas as regras do mkt. Em vez de financiar dispendiosas pesquisas de marketing, desembolsar enormes verbas em comunicação de massa e operar grandes departamentos de marketing, essas empresa esticaram seus recursos limitados, aproximaram-se de seus clientes e criaram soluções que satisfizeram melhor suas necessidades. Elas criaram clubes de compras, utilizaram estratégias criativas de relações públicas e concentraram-se em fornecer produtos de alta qualidade e em conquistar a fidelidade dos clientes no longo prazo. Ao que parece, nem todo processo de marketing precisa seguir os passos da Procter & Gamble".

Mais adiante, depois de explicar que existe o Marketing Empreendedor, mais criativo e liberal, o Marketing Profissionalizado, mais formal, e o Marketing Burocrático, que não está nem aí para outra coisa além de justificar seu departamento, Philip Kotler escreve:

"O resultado é que o marketing efetivo pode assumir várias formas. Sempre existirá uma tensão entre o estágio profissionalizado e sua manifestação mais criativa (o marketing empreendedor). É mais fácil aprender a abordagem profissionalizada, que será tratada na maior parte deste livro. Mas também veremos como a criatividade e a paixão verdadeiras funcionam em muitas empresas e podem ser utilizadas pelos administradores de hoje e de amanhã".

Concluindo: Kotler escreveu tudo o que precisava ser escrito SOBRE marketing, quando afirmou o que está acima, mas não DE marketing, já que seu livro aborda principalmente o marketing profissionalizado e apenas uma pequena porção do marketing criativo ou empreendedor. Por isso está na décima edição em português e cada vez é revisado, alterado, ampliado etc. Eu acrescentaria que o marketing profissionalizado está para o marketing empreendedor assim como o conhecimento explícito está para o conhecimento tácito. E, assim como o conhecimento, o marketing vive mudando e nunca esgota sua capacidade. (Sobre conhecimento, eu insisto que você leia "Conhecimento Empresarial: Como as Organizações Gerenciam Seu Capital" por Davenport & Prusak.)

Ouvi o Kotler contar numa palestra em evento da HSM que visitou um cliente que tinha seu primeiro livro, da década de sessenta. O cliente pediu um autógrafo no livro e Kotler se recusou, dizendo que boa parte daquilo que escreveu ali não funcionava mais. O mundo tinha mudado desde então. Na década de sessenta não existia Internet, os padrões de consumo eram outros e a forma de se planejar marketing também.

Ele acabou autografando, mas só depois de ter certeza de haver ensinado para seu cliente que o derradeiro livro de marketing ainda não foi escrito. Isso me deixa mais sossegado para lançar meu livro Marketing Tutti-Frutti no início de 2004, pois pode ser que ainda tenha lugar ali para alguma idéia inédita. Afinal, quando alguém escrever o último livro de marketing, é melhor que apague a luz. Porque estará trancando a porta da criatividade.



P.S. A palestra do Kotler no evento da HSM me inspirou a escrever a crônica "Uma pergunta que não queria calar". Dia 3/11 pretendo assistir a palestra de Alvin Toffler, autor de "A Terceira Onda" e outros livros, na ExpoManagement. Fique ligado neste blog para conhecer os pensamentos dele sobre o futuro.



Marketing de A a Z - Philip Kotler
Se você quer um resumo mais leve (deve pesar menos da metade) do que encontra em Administração de Marketing, então este livro deve servir. É um apanhado dos principais conceitos envolvidos no pensamento de marketing, apresentados de forma simples e direta. O livro está em meu criado-mudo, mas ainda não li por falta de tempo. Deve viajar comigo numa das próximas viagens, que é quando mais tenho oportunidade de ler entre um vôo e outro.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 9 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

Você tem o resumo do livro marketing de A a Z do Philip Cotler?Se tiver , tenho interesse em adquiri-lo .
Obrigada

Stela

Enviado por Stela em 13/05/2009


Estou fazendo uma pesquisa sobre marketing empreendedor, vc teria resumo de livros ou indicaçoes de livros para me enviar...
Grata, Guiomar

Enviado por Guiomar em 11/03/2008


Você tem o resumo do livro marketing de A a Z do Philip Cotler?Se tiver ,poderia me enviar por email?
Obrigada.

Enviado por Mayra Botelho em 21/11/2007


Sua analise da principal obra de Kotler,será de grande valia e poderosa ferramenta para formação de conceito e execução pragmática destes. No banco academico ouve-se muito,mas no day by day é que as coisas se justapõem. Este texto dissecado,desidratado(?) e temperado com os condimentos brasileirissimos de Mário Persona serão prontamente absorvidos e saboreados.

Enviado por Ruy Sousa Ojeda em 25/08/2007


Estou fazendo um artigo referente ao MKT na Internet/e-commerce. Estou analisando 3 livros sobre o assunto e preciso de um resumo deles:
MARKETING NA WEB - JIM STERNE
E-MARKETING ESTRATÉGICO FRANK FIORE
MARKETING NA INTERNET - : Abdolreza Eshghi, Balaji C Krishnan, Jagdish Sheth

Vcs teriam como me ajudar?

Grata,

Sueli

Enviado por Sueli Nascimento em 25/07/2007


gostaria de receber o resumo do livro Marketing AZ de Phillipe Kotler. Gratos.
Noeli

Enviado por noeli em 18/05/2007


Você tem o resumo do livro marketing de A a Z do Philip Cotler?Se tiver , tenho interesse em adquiri-lo .Abraços , Rodrigo.

Enviado por rodrigo amaral em 11/01/2006


quero o resumo do livro marketing A a Z autor do livro philip kotler

Enviado por elivamia lucia da costa em 23/05/2005


Devemos respeitar o nosso Papa do marketing (Kotler), mas nossa realidade é muito diferente. Nossa economia não permite que tenhamos uma estrutra que suporte as estratégias gigantescas de marketing (tipo Procter & Gamble).
Aqui na Região NE do país, mais precisamente no Ceará (veio de Guerra), os empresários fazem das tripas coração para utilizar estratégias de marketing para sobreviver.
A falta de recursos financeiros e a grande concorrência no mercado, fazem com que o empresário seja criativo e adote medidas de sobrevivência, constantemente.
Nossa posição enquanto consultor nessa área, é estimular e indicar alguns caminhos para eles seguirem.
Todos sabem, que as teorias administrativas vem de fora e que dificilmente elas se aplicam ao pé da letra em nosso país. A criatividade tem sido uma competência ou habilidade de muitos empresários para sobreviver ao "stress" da economia globalizada.
Achei muito "bacana" seu artigo sobre o marketing "tuti-fruti" e eu acho que é por ai. Temos que experimentar vários sabores e gostos para podermos atender sempre bem nossos cliente. Afinal, eles são a razão de viver de nosso negócio - Essa deve ser sempre a nossa máxima.

Enviado por Jorge Torres em 08/11/2003


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?