Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Você está preparado?"] [Página Inicial] [Próximo: "Bom pra quem?"]

16/10/2003 O que é, o que é?
por Mario Persona

O que é, o que é?

Será que o novo é realmente novo ou é possível encontrar um paralelo nas coisas passadas? Quem lê minhas crônicas e meus livros sabe que adoro escrever na forma de parábolas, analogias e figuras. É porque nosso cérebro funciona assim, fazendo associações.

Por esta razão a melhor maneira de aprendermos algo é fazendo uma associação. Para quem tem memória fraca, como eu, existe a técnica de se associar um novo conhecido a um homônimo do qual você dificilmente se esqueceria. A idéia é semelhante. Além disso, quando fazemos uma associação ou analogia, geralmente usamos um exemplo na forma de uma história. Você é capaz de se lembrar em detalhes de uma piada de uma página que leu apenas uma vez, mas não consegue se lembrar de um texto técnico do mesmo tamanho.

Falando sobre o que ouviu de Tom Standage, autor de "The Victorian Internet" numa discussão na Royal Society of Arts, livro comentado por Renato Sabbatini, Charles Handy, autor de "O Elefante e a Pulga", reproduz mais ou menos assim (adaptei ligeiramente para caber no contexto):

"A rede resultante dessa invenção, que se assemelhava a uma teia de aranha, crescia a uma velocidade exponencial. Ela deu origem a novas empresas e modelos de negócios e levou a uma aceleração no ritmo da vida comercial que, desde então, ainda não foi igualada. As empresas não tinham escolha ao aderirem à nova tecnologia; havia reclamações de sobrecarga de informações e intromissão na vida familiar.

"Novas formas de crimes surgiram e levaram ao desenvolvimento de códigos e cifras. As pessoas conversavam em 'salas de bate-papo', contavam piadas, faziam fofocas e jogavam xadrez. Inevitavelmente, o romance acabava florescendo entre operadores sediados em cidades distantes

"Engodo era o que não faltava. Alguém chegou a declarar que todo os habitantes da terra seriam reunidos numa única fraternidade intelectual. Os mais sábios proclamavam uma nova era de paz. 'É impossível que velhos preconceitos e hostilidades continuem a existir', declarou alguém, 'pois esse instrumento foi criado para a troca de pensamentos entre todas as nações do planeta'".

O que é, o que é? Se você respondeu Internet, errou. O autor fala da introdução do telégrafo na sociedade vitoriana e do impacto que causou nas comunicações. Recentemente um grupo de banqueiros em Genebra colocou um anúncio no The Economist com a seguinte frase: "Trabalhamos on-line há 200 anos".

Isso lembra o que um rei escreveu há mil anos: "Há alguma coisa de que se possa dizer: Isto é novo? ela já existiu nos séculos que foram antes de nós." Rei Salomão no livro de Eclesiastes. Uma das melhores maneiras de se enxergar um novo negócio é procurar uma associação ou analogia com alguma coisa que já existe. A cada dia me surpreendo com o que é possível aprender das gerações passadas.



O Elefante e a Pulga - Charles Handy
Autobiografia de Charles Handy, pensador europeu da área administrativa e autor de "A era da incerteza", entre outros livros. Ele aborda assuntos diversos, desde educação, trabalho e casamento até capitalismo, gerenciamento e sociedade. Leitura indispensável para quem pretende trabalhar por conta própria, consultores, palestrantes, professores etc.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 2 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

Engraçado como a descrição do impacto do Telegrafo cabe direitinho na descrição da Internet hoje. Realmente, não existe nada novo (ou quase), tudo já foi inventando é apenas questão de adaptar a novas necessidades utilizando de novas tecnologias.

Enviado por Carlos Alberto Alves em 19/11/2003


Concordo plenamente.As vezes queremos criar novos conceitos, novas tecnologias etc... etc.. e acabamos por não perceber, que o que existe hoje é ou foi consequencia de uma idéia do passado. O que é preciso ter,é uma boa percepção do que esta acontecendo ao seu redor e aproveitar as oportunidades. Edson FrºRofatto 8ºsem Administração de Empresas
ISCA Faculdades

Enviado por Edson Frº Rofatto em 22/10/2003


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?