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"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
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Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

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24/09/2003 Comunicação e Marketing Profissional
por Mario Persona

Convite: Curso de Comunicação e Marketing Profissional

Dia 24 de Novembro (segunda-feira), das 9:00 às 18:00hs darei um curso de Comunicação e Marketing Profissional na Câmara de Arquitetos e Consultores em São Paulo. Mais informações aqui ou no endereço/telefone/e-mail a seguir.

Minha participação é em um módulo de um curso maior, Gestão Empresarial para a Construção com 64/horas aula, mas neste meu módulo de 8 horas pretendo tratar do profissional de um modo geral (eu mesmo sou arquiteto, embora não praticante). A inscrição pode ser feita em um ou mais módulos. Segue programa:

Dia 24 de Novembro de 2003
Segunda - das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 horas
Carga horária: 8 horas/aula

Investimento - Módulo 07:
Profissionais: R$ 440,00 valor à vista ou parcelado em duas vezes
Comunidade Câmara de Arquitetos:
R$ 390,00 valor à vista ou parcelado em duas vezes

Obs.: No valor deste curso já está incluído o livro "Gestão de mudanças em tempos de oportunidades" - Mario Persona - Editora Futura.

Hoje o profissional não pode mais ficar esperando pelo cliente. Vivemos em uma sociedade extremamente competitiva, que nos diz o que comprar, o que vestir, o que comer, o que fazer ou aonde ir. Pessoas e empresas atentas para as necessidades humanas se apressam em mostrar que podem satisfazê-las. E o profissional, o que faz?

No ranking das necessidades de todo ser humano, onde você colocaria a sua especialidade? Quando alguém procura por um profissional, também busca conhecer melhor a pessoa, suas competências e potencial. Portanto, mostrar esse lado humano é o primeiro passo para uma estratégia de marketing bem-sucedida. As pessoas querem conhecer melhor quem irá atendê-las e com que competência saberá fazê-lo. Quanto de você está sendo revelado para que elas possam confiar?

As pessoas parecem trabalhar cada vez mais para ganhar cada vez menos, enquanto vêem sua imagem e seu trabalho sendo desvalorizados. Isso pode ser revertido com ações éticas de marketing. Depois deste curso você irá querer trabalhar sua imagem a partir de questões como estas, que serão levantadas, comentadas e acompanhadas de recomendações:

· Que valor o seu cliente enxerga em seu serviço?
· Que imagem você gostaria que ele tivesse de você?
· Que uso você faz do poder de propagação de clientes-aliados?
· Que linguagem utiliza para conversar com seu público?
· Quanto de humano está impregnado em seu atendimento?
· Qual é seu cliente ideal?
· Quais os tipos de clientes que gostaria de ter em maior número?
· De onde vêm seus clientes e quais são seus interesses?
· Quem são seus competidores e em quê são bem-sucedidos?
· De que forma você gostaria de ficar mais conhecido?
· Que tipo de informação e treinamento recebe sua equipe de apoio?
· Qual seu relacionamento com colegas e como você os promove?
· O que fazer para aumentar o número de indicações?
· Que estratégia de comunicação você criou para sua atuação?
· Qual seu relacionamento com a mídia e que oportunidades aproveita?
· Que tipo de material promocional você utiliza?
· Quais as técnicas que utiliza para fazer uma apresentação ou falar em público?
· Como a Internet tem contribuído em sua carreira?

Objetivo:
- Valorizar a pessoa, profissão e atividade do profissional que negocia e vende produtos e/ou serviços
-Desenvolver um pensamento estratégico de marketing pessoal, de produtos e serviços
- Estimular o pensamento investigativo e criativo na negociação e venda
- Usar novas estratégias de contato para conquistar atenção e interesse
- Descobrir quem toma decisões e criar contatos de qualidade
- Entender como as pessoas tomam decisões
- Entender a questão preço x valor e fugir da commoditização
- Neutralizar argumentações
- Saber como obter informações úteis sem perder o foco
- Transformar frustrações em possibilidades de negócio
- Exalar credibilidade
- Criar um senso de urgência para a tomada de decisões
- Gerenciar necessidades, possibilidades e expectativas

Programa:
- Fugindo da robotização para não perder a função
-O que você tem de especial é seu diferencial
- O produto ideal é criar sensação profissional
- A criatividade que mistura fantasia com realidade
- Criando uma marca quente no cérebro de seu cliente
- Ousando pegar um atalho que valorize seu trabalho
- Sua apresentação é o que causa maior sensação
- Como ser mais conhecido sem ficar convencido
- A reciclagem constante é sempre importante
- Imprimindo uma imagem mental com seu estilo pessoal
- Descobriu o que deixa contente aquele fiel cliente?
- Capa é tudo na hora de vender conteúdo
- Entrando no mercado real com um endereço virtual
- Quem mais clientes encaminha: o colega ou a vizinha?
- Ostras rugosas que escondem pérolas preciosas
- Dando um lugar destacado a quem lhe ajudou no passado
- Quando o dinheiro não der, imite a "Bruxa de Blair"
- Se surpreender, ninguém irá esquecer
- Quebrando o gelo e manias com novas tecnologias
- Você revela a seus colaboradores quem são seus amores?
- Nunca deixe seu ouvinte sem o prefácio seguinte
- O cliente na rede mundial: meu bem, meu mal.

Maiores informações :
Câmara de Arquitetos e Consultores
Rua Miguel Cabrera, 43 - Cep.: 01252-090
(Altura do nº 1700 da Av. Sumaré)
São Paulo - S.P
Tel/Fax: (011) 3868-3090
E-mail: cursos@camaradearquitetos.com.br

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 4 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

Estou fazendo uma monografia sobre este tema: venda de serviço de arquitetura tendo como objetivo lucro.Gostaria ,se pudesse de uma orientação sobre este tema.Marketing e estratégia na área de arquitetura.Aguardo uma resposta.Grata arquiteta Simone

Enviado por simone em 27/04/2004


Prezada Mário,
Gostaria de saber sua opinião sobre o dilema marca própria x franquia. Explico, sou franqueado de uma grande empresa nacional no ramo da educação. Acontece que antes de ser franqueado tive a experiência de ser empresário independente, tive alguns obstáculos mas tive mais vitórias. Hoje, como franqueado, questiono procedimentos e ja fui até chamado para dar treinamentos de novos produtos. Claro que a marca ajuda, mas colocando na balança vejo que há claramente uma grande desvantagem para franqueados que conhecem bem o assunto e que migraram para franquia por empolgação.
qual sua opinião sobre o assunto?

Enviado por Davis D'Albuquerque em 20/10/2003


Oi Mário,

Entrei para conhecer o seu blog e estou muito surpresa com a quantidade de coisas que você faz, com os seus projetos e ações. Muito legal, parabéns!
Bem, não sei se você lembra, esteve lá no Lê Mê Nê há alguns dias, deixou um comentário. Só não consegui descobrir de onde você é, nem onde dá aulas. Agora vou ler com calma o seu projeto sobre blogs.
Parabéns mais uma vez,
Mel

Enviado por Mel em 25/09/2003


Qnd vc virá fazer ministrar um curso como esse aqui pelos lados da Bahia?! :)

Enviado por Rebeca Borges em 25/09/2003


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"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



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