Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Qual tecla eu aperto?"] [Página Inicial] [Próximo: "De Gol em Gol"]

03/09/2003 Teddy Bear-Pererê
por Mario Persona

Teddy Bear-Pererê

Há um ano meu filho ganhou um ursinho, um Teddy Bear com fitinha no pescoço. De tanto brincar, arrancou uma perna do urso que ficou Pererê. Mesmo assim, ele não trocou pelo elefante.

Ele atira longe o elefante fofinho que compramos para substituir o urso. Será que é porque o elefante veio com um sininho na barriga? Não sei. Meu filho prefere o ursinho portador de deficiência e faz a inclusão social ao seu modo. Pedro entende do assunto.

A questão da inclusão do portador de deficiência tem ocupado meu pensamento há algum tempo. Para falar a verdade, há 17 anos. Mas nunca pensei que eu pudesse dar voz àqueles que não a tem.

Como assim? Enxergando o mundo pelos olhos de alguém que saiu de fábrica privado de alguns acessórios, ou os perdeu pelo caminho. Pernas, olhos, ouvidos ou células cerebrais, por exemplo. Quando você enxerga o mundo assim, descobre deficientes não catalogados. Um exemplo? O deficiente em cidadania que estaciona sobre a calçada. Não percebe que seu carro ali é mais uma dificuldade para aqueles que já vivem cheios delas. Tente passar com uma cadeira de rodas por ali.

Nosso mundo já é intransponível por natureza. Cabe ao homem criar as rampas, os acessos, os dispositivos que permitam incluir outros na sociedade e no trabalho. Um site muito interessante que luta por isso é o www.saci.org.br. Vale a pena visitar e até se engajar como um Repórter Saci, convite feito ali por Renato Laurenti, tetraplégico, que mora na cidade de São Paulo e procura relatar as condições de acessibilidade física de locais públicos.

Assinei o boletim do site, mas não me tornei Repórter Saci. Decidi fazer de outro modo, colocando em prática um projeto antigo. Depois que minha filha teve seu livro "Uma luta pela vida" premiado em um concurso literário, fiquei motivado a usar um de meus dois neurônios para falar pelos que não falam.

O livro de Lia Persona é um romance baseado na vida real e mostra o valor do cuidado de uma enfermeira para com o portador de deficiência. Ela explica sua inspiração em entrevista à jornalista Fernanda Do Coutto S. Riberti. O lançamento do livro é noticiado também no www.saci.org.br.

Essa mesma inspiração me motivou a criar o blog "Quero contar...", com a história de Pedro, o dono do Teddy Bear-Pererê. Pedro, que não fala, não anda e não enxerga, conta ali sua própria história. Bem... com uma ajudazinha do papai aqui.

Como minha memória anda meio queimada, recorro à ajuda de Lia e de seu livro para me lembrar de alguns eventos. É que ela entrevistou, pesquisou e desenterrou fotos, cartas e até receitas médicas para montar o cenário e escrever uma comovente mescla de ficção e realidade em seu livro "Uma Luta Pela Vida".

O blog de Pedro é uma forma de fazê-lo falar e apontar as dificuldades que passam os portadores de deficiência, despertando as pessoas à ação. Há muitas maneiras de facilitar a vida dessas pessoas, ou pelo menos não dificultá-la estacionando sobre calçadas ou em vagas para pessoas especiais.

Alguém poderá chegar neste ponto e reclamar: "Pôxa! O Mario Persona saiu de seu tema que é marketing, negócios, Internet e coisa e tal!". Ok, não fique desapontado. Minha idéia é usar a Internet para estimular o negócio de todos os negócios que é a ação social, cidadania, consciência cívica - você escolhe o nome que deseja dar. Mesmo porque se não existirem condições mínimas de saúde, segurança e inclusão social os negócios não acontecem. Pelo menos quando falamos de negócios que tenham a etiqueta "dignidade" anexada a eles. Há um artigo muito bom sobre isso chamado Marketing Social e Internet, de Luciano Augusto Toledo.

Numa época quando se fala tanto em inclusão social, é preciso entender que a primeira inclusão é aquela que é feita no coração. Como Pedro fez com o Teddy Bear-Pererê.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 2 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

Mario, oi!

Foi o Renato Laurenti que, como bom repórter, passou a pista do teu blog! Nem preciso dizer que curti muito, né?

Podemos divulgar pela SACI? Tenho certeza que a SACIzada vai curtir as façanhas do Pedro, do Teddy Bear Pererê & família.

E, se quiser nos dar a dica de outras crônicas, iremos publicá-las. Temos 6.800 usuários cadastrados por este Brasil afora e 90 em outros países, de Angola ao Japão. Além disso, muitos textos são enviados pelos usuários para sua rede pessoal e/ou replicados por outras publicações. Eta Saci pulador!!

Um grande abraço,
Marta Gil

Enviado por Marta Gil em 06/04/2004


Quase inacreditável a família Persona! Parabéns
Que continuem servindo de inspiração a pessoas que sejam desassossegadas e que não perderam a capacidade de se indignar, procurando fazer mais, que dizer.

Enviado por Bel Patronis em 14/03/2004


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?