Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Calango Zoiudo"] [Página Inicial] [Próximo: "Lia Persona para quem lê Persona"]

15/08/2003 Estou de mudança
por Mario Persona

Estou de mudança

Não é o que parece. Continuo morando e trabalhando no mesmo lugar. Mas estou mudando. Sempre e de modo permanente. Mudança é o assunto de meu último livro e mudança foi o tema da entrevista que dei ao boletim "Carreira & Sucesso" enviado a 3.050.714 leitores.

Carreira & Sucesso: Qual é o objetivo do livro?

Percebi que todas pessoas vivem um momento de mudança contínua. Se antes o mercado de trabalho exigia um aperfeiçoamento contínuo do profissional, hoje ele exige também a aptidão a mudanças. Não basta você se aperfeiçoar se não estiver disposto e apto a mudar. As coisas ocorrem com tamanha rapidez que as próprias empresas precisam mudar para acompanhar os novos tempos. Um cliente meu, que antes fabricava máquinas de embalar cigarros, hoje fabrica também máquinas de fabricar fraldas descartáveis. Mudança radical, não é mesmo? Às vezes, o profissional precisa passar por mudanças assim se quiser sobreviver e estar revestido de uma qualidade que é muito importante hoje em dia: empregabilidade."

Carreira & Sucesso: O que é marketing de simbiose, expressão que você cita no livro?

O dicionário define simbiose como "associação permanente de dois ou mais seres vivos, indispensável pelo menos a um deles e útil ou indiferente ao outro". Em negócios, estamos muito acostumados com palavras e expressões como competição, concorrência, guerra, ganho e primeiro lugar. É claro que tudo isso existe e é muito bom, mas é importante lembrar que simbiose é o contrário de competição. Você tem, por exemplo, o passarinho que vive na boca do crocodilo, comendo os restos de comida presos em seus dentes. A reação lógica, neste caso, seria o crocodilo engolir o passarinho, que é feito de carne. Um marketing ganancioso ensinaria assim. Mas o crocodilo não faz isso, pois precisa de alguém que limpe seus dentes. Então, ambos convivem bem e se ajudam.

Leia mais desta entrevista em "Carreira & Sucesso".


Para quem pretende visitar a COMDEX, é bom se programar para assistir também a palestra de Thiago Richter Bacchin, diretor da Cadastra, sobre Publicidade on-line em ferramentas de busca. Será dia 18/08/03 às 11:30 hs.


Curioso é o e-mail que recebi (cópia abaixo) onde o autor respeitosamente me chama de "senhor". Só que depois do "Sr." vem um "Idiota" que soou grave demais em meus ouvidos. Aparentemente alguém enviou um e-mail a ele sugerindo que lesse minha crônica "SPAM: A Pá de Cal do Marketing" e o teor do texto deve ter causado algum efeito colateral. Já que em seu e-mail ele menciona uma dezena de grandes empresas, tentando com isso dar respaldo à sua opinião, achei por bem excluir suas marcas. Também decidi excluir a identificação do rementente enquanto aguardo sua autorização (sim, eu já solicitei) para publicar. Leia você mesmo:

From: ..........@terra.com.br>
To:
Subject: O SR. É UM IDIOTA
Date: Thu, 14 Aug 2003 22:05:57 -0300
X-Mailer: Microsoft Outlook IMO, Build 9.0.6604 (9.0.2911.0)
Importance: Normal

Prezado Sr. Mario.

Acho que o Senhor é um idiota.
Me desculpe a franqueza, mas não faço parte de nenhuma empresa de marketing direto, agencia de publicidade, nem mesmo utilizei em nenhuma oportunidade a artifício denominado SPAM.
O senhor citou muito oportunamente as propagandas que nos assolam a todo instante e que necessitamos apenas de alguns segundos, quando muito, para nos livrarmos dela.
São anúncios em revistas, jornais, televisão, rádio, out-doors, carros de som, e muitos outros.

Sou Gestor do ....... - Consórcio Brasileiro ......, que congrega empresas do calibre de ...., com 184 anos de tradição; [ dez empresas mencionadas ], E AS EMPRESAS DAS QUAIS SOU O PRESIDENTE ........, com sede em ........... e ............. BRASIL.

Não acho que estas empresas estão se apoiando em uma boia furada e grátis.

Eu mesmo estou perdendo mais tempo escrevendo este texto do que levo para apagar os mais de 200 e-mails que recebo.

Dentre estes, alguns me renderam bons lucros e melhoraram de alguma forma minha vida, de minhas empresas ou das empresas que represento.

Não me incomodo de verificar anúncios tipo "aumente seu pênis" ou "Lindas Ninfetas" ou mesmo "Fique rico hoje". Não demoro mais do que uns meros segundos para deletar a todos e mais alguns segundos para incluir o e-mail indesejado na lista de banidos.

Uma empresa impregnada por suas idéias (inclusive foi em seu e-mail de retorno que consegui seu site) pensa como o Sr.

Convido-o a entrar no site do ....... e verificar o texto que enviei a ela. ...........clique na Litura do dia.

Tenho quase certeza que não publicará nehuma parte de meu e-mail, mas fico com a consiência limpa do dever cumprido. dever de não deixar que pessoas ou empresas que se acham melhores que as outras.

Sem mais para o momento.

Atenciosamente.

........ ...........

----

Interessante, não é mesmo? Não pense que fiquei furioso por ser chamado de idiota. Consultei o dicionário (para ter certeza de que "idiota" significa "idiota" mesmo), fiz uma rápida auto-análise e conclui que ele tem toda razão. É que o dicionário define idiota como alguém "falto de inteligência ou entendimento", e isso se enquadra no meu caso. É verdade, devo admitir que sou mesmo um idiota, carente de inteligência ou entendimento. Porque minha inteligência não foi suficiente para entender a atitude dessa pessoa. Foi basicamente isso que escrevi em minha resposta a ele:

"Olá, ............,

Ao que parece uma empresa reclamou de um SPAM que recebeu de você e sugeriu que lesse uma de minhas crônicas, 'SPAM: A pá de cal do marketing'. Você a identifica como 'uma empresa impregnada por suas [minhas] idéias'.

É a primeira e única empresa impregnada por minhas idéias que conheço. Enquanto isso, em seu e-mail, você relaciona pelo menos dez empresas que não comungariam das mesmas idéias que expressei naquela crônica. Será que quis dizer que elas comungam de suas idéias? Se assim for, minhas idéias estariam perdendo para as suas de dez a um. Uma vergonha.

Terei entendido corretamente? Fico na dúvida, já que você menciona que sou falto de inteligência, que é a definição que meu dicionário dá para 'idiota'. Acredite-me, em alguns momentos também me considero assim, pois há muitas coisas que não consigo entender. Sua atitude é uma delas."

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 3 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

A Lrcasual faz otimização de sites nos padrões do google, yahoo, msn, blink, etc...
Desenvolvemos sites nos padrões do Google
Estamos localizados em Porto Alegre
Visite nossa pagina

Enviado por Otimização de Sites (SEO) em 26/06/2010


Hahaha

Bem diz a minha mãe "o melhor comentário é aquele que fica por dizer"...
...Vemos nessas trocas de e-mails o nível do stress em que chegamos.
Se não nos colocarmos nos eixos, respirar, digerir... podemos ir à loucura...e o pior... parecer louco perante a sociedade.
Parabéns ao Mario pelo EQUILIBRIO, tão "raro" nos dias de hoje.

Enviado por Elaine Christina Rocha em 29/08/2003


Para demonstrar que as coisas podem ser resolvidas de maneira pacífica, meu interlocutor reagiu da forma abaixo à resposta que dei ao seu e-mail me chamando de idiota:

"Prezado Sr. Mario.

Venho por meio desta, humildemente, me desculpar pelo e-mail anterior.

Infelizmente não tenho a clareza intelectual e a tranquilidade demonstradas por sua resposta ao ataque gratúito e infundamentado por mim proferido.
Motivado pela ira, comum aos menos providos de inteligência e civilidade como eu, o ataquei sem nem mesmo ter tido a curiosidade de ler na íntegra sua matéria.
Continuo não concordando com suas idéias colocadas ao final, porém compartilho plenamente dás do início de seu texto.

Acredito que, assim como pude ver a verdade por detrás de minha ignorância e preconceito e respeito de sua pessoa, outrospoderão distinguir um trabalho sério e válido em meio a avalanche de lixo cinernético que nos assola.

Um tio meu, muito querido, que felizmente foi meu mentor no início de minha vida empresarial me disse uma frase que, acredito eu, é uma verdade absoluta: "Todo trabalho bem intencionado produz bons resultados".

Espero sinceramente que o Sr. aceite minhas desculpas é procurarei, de agora em diante, analisar com mais tranquilidade e propriedade situações como esta. Esta foi sua contribuição pare este que de agora em diante passou a respeitá-lo por sua conduta totalmente civilizada e sábia."

Creio que este foi mais um daqueles momentos de Internet, quando clicamos em Enviar sem pensar. Os atuais programas de e-mail não têm um botão de "Arrependimento", daí a necessidade de se ponderar com cuidado antes de soltarmos nossos cachorros. No final podemos ser mordidos por eles.

Enviado por Mario Persona em 18/08/2003


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?