Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: ""Eu sem você""] [Página Inicial] [Próximo: "Calango Zoiudo"]

06/08/2003 Dormindo no futuro
por Mario Persona

Dormindo no futuro

Todos os dias eu descubro no Google uma informação nova sobre a Brasiltec 2003, a maior feira de tecnologia da América Latina organizada pela Lemos Britto. Agora descobri um novo vizinho.

É que o Google leva alguns dias até renovar seu banco de páginas e incluir o que já foi publicado a respeito. O que achei agora foi o blog Divã do Theo assinado por Jota Theófilo. Ele foi meu vizinho e eu não sabia.

Theo morou no Prédio Inteligente, a poucas quadras de onde eu morei, a casa dos teletrabalhadores, que estavam mais para teleentrevistados, tamanho foi o assédio da imprensa. Enquanto o Prédio Inteligente tinha o objetivo de mostrar o que há de mais novo em tecnologia comercial e residencial, a Casa Inteligente Inclusiva mostrava a viabilidade de uma vida mais digna de se viver e trabalhar para quem sofre de alguma deficiência física.

A proposta da casa onde morei foi de valorizar o Teletrabalho, tema de matéria da Computerworld enviada por Adrien Bisson (meu aluno do MBA de Gestão de Empresas de TI e Internet da Uninove), que prevê um crescimento significativo do número de empresas que adotam o teletrabalho.

O evento todo reunia ainda o Fórum de Inovação Tecnológica, o Congresso Habitar e o 12º Salão de Novos Negócios. Mas vamos ler as impressões de meu vizinho Theo, que ainda não conheço pessoalmente, sobre a experiência.

Antes de entrar em seu Prédio do Futuro, ele escreveu: "Estou como jornalista (que chique !!!) responsável pelo o Mini-Estúdio de TV no Prédio Inteligente, na BRASILTEC, feira organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com a Lemos Britto. Vou (literalmente) dormir nesse projeto (funcionará num estilo Reality Show apenas com jornalistas) de 29 de julho à 2 de agosto."

Foi de sua expressão "dormir nesse projeto" de construções futuristas que tirei o título "dormindo no futuro". Depois de passar pela experiência, Theo a descreve assim:

"Nesta semana, participei da Brasiltec - Maior feira de ciência e Tecnologia da América Latina. Entrevistei os ministros: Roberto Amaral, Miro Teixeira, Marina Silva. Fiz muitas matérias que irão ao ar pelo CNU (Canal 15 net , canal 71 tva) durante o segundo semestre. Foi um tempo legal. Porém , fiquei todos esses dias indoor. Trabalhei, durmi, fiz amigos, sem sair do complexo do expo center norte em sp. Isso mesmo, não saí para nada !!! Desfrutei de tecnologias de pontas. Tomei banho em banheiros modernos; Me entreti com telas de vídeo digital; dormi em colchões maravilhosos; utilizei elevadores de sucção - sim, isso mesmo, igual ao dos Jacksons..., fiz exercícios em academias modernas; MAS NÃO VI O CÉU, NÃO SENTI O SOL; NÃO VI MINHA FAMÍLIA; NÃO ENCONTREI O POVÃO, só modelinhos bonitinhas. O que salvou, foram os jornalistas do Brasil todo e Mercosul que ficaram comigo e dividiram minha angústia."

Enquanto isso, vamos ver como estavam meus vizinhos mais próximos, teletrabalhando com afinco...

A jornalista Fernanda Do Coutto S. Riberti da ImprensaWeb tenta disfarçar a saudade do filho enquanto trabalha. Só depois que saiu da casa Fernanda soube que tinha conseguido um caminhão de açúcar para o Fome Zero, que não chegou a tempo de ser entregue na feira mas será encaminhado a uma instituição. Perdeu a oportunidade de ganhar a viagem (é, o tal do almoço com o presidente não saiu), que ficou com a estilista de moda Amanda Bricoli Ao fundo, a arquiteta Eliane Adesse. Enquanto isso, na suite ao lado, a designer Beatriz "Teca" Arantes criava seus belíssimos convites, observada por um jornalista.

O empresário Peterson Serra Lopes continuou administrando virtualmente sua LanHouse RoxPlanetGame confortavelmente instalado em sua suíte, antes que o pessoal todo se reunisse para o almoço do último dia. De camisa amarela, o publicitário Antonio Novaes, da agência LatitudeCom, celebrava ter sido o que morou mais tempo na casa: entrou com 35 anos de idade e saiu com 36. É que apagou velinhas por lá.

Só agora, do lado de fora, estou vendo a repercussão que o evento teve na mídia. A Folha de São Paulo publicou um especial sobre todos os ângulos do evento. A jornalista Nathalia Barboza mostra que entendeu perfeitamente a proposta, quando escreve que a casa visa "demonstrar a eficácia do sistema de trabalho em casa, com o suporte das novas tecnologias, mostrando ser viável manter uma relação de trabalho entre as mais diversas profissões sem que o profissional esteja presente fisicamente na empresa".

Mais abaixo você encontra outros veículos que descobri que já publicaram na Web. Mas deve ter mais por aí. Passada a experiência que agora parece ter sido um sonho distante e exótico, fica a certeza de poder contar aos meus netos que um dia eu dormi no futuro.

Revista dos Eventos
Universia Brasil
Portal Qualidade
Câmara de Arquitetos
O Popular de Goiânia
Portal da Automação
Regional News
O Estado de São Paulo (aqui também e aqui)
Feiras do Brasil
Franquia Shop
Rank Brasil
Salão Inovação Tecnológica
Equifax
Motonline
Correio Web
Pequenas Empresas Grandes Negócios
Sebrae
La Tercera (Chile)
Click News
M4 Interiores

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 7 Pessoas comentaram. E você, qual é sua opinião?

online ********* main

Enviado por hod8qjy@hotmail.com em 16/05/2006


Adorei saber que o Prof.Mário Persona ou melhor ex-professor ficou em uma casa parecida com a do Big Brother, só que com uma grande diferença, essa casa trás algum benefício para nós, enquanto a casa já citada acima, não trás nenhum benefício a não ser o mundo da estética, consumismo, um mundo materialista.
Espero que vc tenha outras changes incrivéis, pois vc é uma pessoa de garra. Adorei ter vc como professor, ah... se pudesse voltar novamente o tempo...

Enviado por ALESSANDRA FADEL ALVES em 13/08/2003


Mário,
a admiração do aluno (agora ex) continua ... acompanhei passo a passo sua estadia lá na casa e como também sou adepto do Home-office o interesse era natural.
Pessoal, morram de inveja de mim que tive a oportunidade de ter o Mário como mestre por um ano inteirinho no ISCA - Limeira.
Obrigado Mário !!

Enviado por JOSÉ ADILSON MENDES em 12/08/2003


É a primeira vez que acesso este site; costumo receber as crônicas de negócios e sempre tive curiosidade em saber como é o Mário Persona. A foto é sua, não? Igualzinho eu imaginei. Adoro o jeito como vc escreve; suas crônicas, a grande maioria, traz situações e comentários que estão diretamente ligados ao meu cotidiano. Trabalho na área de Comércio Exterior, prospectando clientes e, mais do que nunca, precisamos estar afiados para convencer o cliente e permanecer no mercado.
Prazer em conhecê-lo. Abraços.
Francisca

Enviado por Francisca em 11/08/2003


Mario

Acho você ótimo de qualquer jeito.
Escrevendo cronicas de marketing, livros, palestras e agora bloggeiro.
Tudo que você faz é com muito carinho e dedicação, por isso é essa grande pessoa e consegue ser um agente modificador.
Que a paz de Deus e o amor de Jesus estejam sempre com você, sua equipe e a sua família.
Grande abraço e continue sendo essa pessoa maravilhosa presente em nosso dia a dia.
---
[R: Ô, José Valdir, desse jeito eu vou ficar inchado e não vou caber num blog! Obrigado e grande abraço! - MP]

Enviado por José Valdir Telles em 07/08/2003


Uma ferramenta interessante para esse tipo de pesquisa é o googlealert.com.

Nele você cadastra algums keyworlds e sempre que algum novo site entra no resultado da busca por essas palavras ele alerta você pelo email.

Ótimo para se colocar o nome. Use " para buscar sempre o nome completo, deve existir um monte de Mario sendo acrescentado ao google diariamente.

---
[R: Valeu, José. Já fui lá me inscrever e estou usando. - MP]
[R: Descobri que o próprio Google acaba de lançar um serviço assim em http://www.google.com/newsalerts - MP]

Enviado por José Luiz Junior em 06/08/2003


"É nóis na fita!" E nas tiras e tiradas.

Enviado por Antonio "Companheiro de Quarto" Novaes em 06/08/2003


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?