Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Anterior: "Qual é o nome que te nomeia?"] [Página Inicial] [Próximo: "O que o Philip Kotler respondeu?"]

15/07/2003 No creo en spam, pero que los hay, los hay.
por Mario Persona

No creo en spam, pero que los hay, los hay.

O spam que recebi dizia: "Mandar millones de -mails sí funciona y funciona muy bien...". Será? Se funciona, como é que esse e-mail inoportuno veio parar em minha caixa postal?

É que a mensagem explicava assim: "Existen alrededor de 7.1 Millones de e-mails pertenecientes a Mexicanos, nuestra base alcanza los 3,000,000, base que tenemos segmentada en un 60%. Nuestras bases crecen y se actualizan diariamente." Oh! Descobriram que sou mexicano!

Mas será que existe alternativa de marketing digital para a pequena empresa ou profissional liberal sem emporcalhar a Internet com spam? Sim, existe. A primeira providência é ter um site com bastante conteúdo espalhado por um grande número de páginas. Isso criará uma maior visibilidade nos sites de busca. Sabia que este blog ajuda a atrair visitantes ao meu site?

A segunda providência é ter uma boa assessoria de imprensa para ajudar a construir sua marca garantindo que ela seja notícia sempre que acontecer um fato novo. Isso ajudará a ter seu endereço na web divulgado por sites de notícias ou revistas on-line, além de poder chegar a outras mídias, se o assunto for relevante.

A terceira providência é oferecer artigos de interesse para outros sites publicarem ou dar palpites em blogs como este, tomando o cuidado de incluir o endereço de seu site.

Isto ajudará para que mais páginas na Internet apontem para o seu site criando um melhor posicionamento deste nos serviços de busca que fazem análise de relevância e de referência na hora de posicionar um endereço nos resultados de uma busca. Os sites com maior número de referência na Web costumam ganhar os primeiros lugares nos resultados das buscas.

A providência seguinte é criar um boletim eletrônico periódico grátis que apenas assinantes recebam. Não estou falando de você criar uma possibilidade de alguém assinar para receber propaganda, a velha idéia do opt-in (Mamãe! Veja! Optei por receber toneladas de propaganda!). Acho que pouca gente estaria interessada em receber todas as semanas uma mensagem dizendo que seu produto é o melhor que existe e todo aquele blá-blá-blá que costuma encher nossa caixa postal.

Estou falando de assuntos de interesse. É claro que sua propaganda vai aparecer em algum lugar do boletim, mas não será ela o motivo das pessoas assinarem. Você entraria em uma banca para comprar uma revista só de propaganda? Se você tiver, por exemplo, uma editora, aposto como existiria mais gente interessada em receber uma sinopse semanal de um livro do que uma lista de "novos lançamentos", como a maioria faz.

Fiz tudo isso como estratégia de marketing para meu próprio negócio e se você fizer algumas buscas no www.google.com verá que os resultados são até satisfatórios. Minha meta, como profissional da área, é atrair qualquer pessoa que faça uma busca por palavras como "palestrante", "palestras", "workshops", "seminários". No momento em que escrevo esta, fiz uma busca pela palavra "palestrante" e, dentre 43.000 resultados, meu site aparece em terceiro lugar. Nada mal, hein?

É claro que isso pode mudar todos os dias, à medida que novos sites contendo "palestrantes", "workshops", "treinamentos" etc., entram no ar, e isso é mais uma razão para eu não parar de alimentar a Web com textos de interesse como este. Há três meses, eu aparecia na mesma busca em primeiro e segundo lugar dentre 34.600 páginas. Entendeu como funciona?

Há três meses, buscando por "planejamento estratégico" eu encontrava meu site em terceiro e quarto lugares dentre 40.700. Hoje? 44º dentre 41.600. Isso significa que entrou muita gente de lá para cá oferecendo a mesma coisa - planejamento estratégico - ou com palavras mais relevantes em seus textos.

Se eu procuro agora por "comunicação e marketing" (sim, faça buscas de frases sempre entre aspas), uma das páginas de meu site, que fala de "comunicação e marketing", vai aparecer em quinto lugar dentre 11.400. Há três meses a mesma busca por "comunicação e marketing" me colocava em segundo e terceiro lugares dentre 7.660.

E uma busca por "marketing pessoal"? Estava em terceiro e permaneço, ainda que o número de sites contendo "marketing pessoal" tenha aumentado. E por aí vai.

Obviamente para obter esses resultados há muito trabalho envolvido, inclusive ficar repetindo palavras como "palestrante" nesta página com risco de parecer redundante a quem lê. Mas é este o verdadeiro marketing digital. Não se trata de espalhar e-mails para todo mundo na base da panfletagem, mas de se criar uma estrutura de comunicação de uma marca que agregue valor à mensagem.

Aposto como você aprendeu algo lendo esta página, que funciona dentro da filosofia da flor e da abelha. A flor atrai a abelha com a condição desta levar o pólen a outras flores, polinizando e gerando mais vida. Pronto, já atraí você e ofereci algum nectar. Se achou que este texto adoçou seus conhecimentos, que tal sair por aí polinizando para mim?

Sugestão de Pauta: Uma pequena empresa ou profissional liberal consegue estabelecer sua marca usando a Internet e sem apelar para o spam?

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 1 Pessoa comentou. E você, qual é sua opinião?

Sou uma quase Administradora formada, com certeza tenho muito caminha pela frente mesmo formada, pretendo fazer meu Marketing pessoal logo.Etendo que para se realizar o trabalho acima descrito, ou, se precisa de bons conhecimentos do mundo virtual, ou de um bom assessoramento dos profissionais da área.
Obrigada por adoçar meus conhecimentos.

Enviado por Kenia Mendonça em 15/07/2003


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?