Mario Persona CAFE - Crônicas de vida, carreira e negócios.

"É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
do modo mais simples" -
Ralph Waldo Emerson 

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona é palestrante, escritor, conferencista, consultor, tradutor, professor de comunicação e marketing.

Mario Persona CAFE

Últimas - Mario Persona CAFE Arquivos - Mario Persona CAFE Receba - Mario Persona CAFE Envie - Mario Persona CAFE Contato - Mario Persona CAFE

Quer publicar estas crônicas em seu site?

[Página Inicial] [Próximo: "Atenção, Queijos & Vinhos"]

10/07/2003 Palestra e Fórum Mundial de Mkt e Vendas
por Mario Persona

Palestra e Fórum Mundial de Mkt e Vendas

Na última semana falei sobre gestão de mudanças em dois workshops para um público próximo de quinhentas pessoas. Promovido pela ACIT - Associação Comercial e Industrial de Taubaté, tratava-se do 5º Congresso de Lideranças do Cone Leste Paulista, aberto na noite de quinta com uma palestra de primeira: Carlos Alberto Júlio, presidente da HSM.

Depois da palestra do Júlio, alguns participantes juravam ter visto um jacaré rastejando pelo gramado próximo, mas era só o Mario Persona com sua auto-estima transformada em baixa-estima. Depois do Júlio, não tinha sobrado muito para eu fazer ali. O jeito foi acreditar que eu ainda podia ser o segundo melhor palestrante, tipo prêmio de consolação para servir de motivação. Foi quando me avisaram que, além de nós dois, falariam também a Dulce Magalhães e o César Romão.

.:.

Surpreendente. Assim foi o Fórum Mundial de Marketing e Vendas da HSM em São Paulo. A HSM, que já exporta eventos para a Europa, América do Norte e América Latina, trouxe para o Brasil ninguém menos que Philip Kotler, John Stanton, Heinz Goldmann e Roger Blackwell, além dos brasileiros Júlio Ribeiro e Nizan Guanaes que já estavam aqui.

Pude rever e almoçar com o Carlos Alberto Júlio, e também com o Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí e diretor da indústria e lojas Samira. No segundo dia almocei com Raúl Candeloro, editor da revista Venda Mais e diretor da Editora Quantum, que está com o assunto certo para o momento exato: Revista MULHER Executiva.

Fui para o Fórum Mundial empenhado em fazer uma cobertura do evento para a Imprensa WEB, mas, cronista que sou, decidi fazer isso de uma maneira diferente. Em meus próximos textos vou tomar emprestado o conhecimento que foi derramado ali como leiteira que ferve quando a gente não está olhando e transformá-lo em crônicas. Já que plágio é copiar o pensamento de um único autor, e pesquisa científica é copiar de muitos autores, por favor, enxergue este meu trabalho como de pesquisa.

No do site Intermanagers há um resumo do evento e um espaço para opiniões, onde não faltam as usuais críticas de que valorizamos demais gurus estrangeiros que vivem falando o óbvio. Os usuais comentários óbvios acerca do óbvio. Será que isso é bom ou ruim?

Interessante como valorizamos o complexo e fechamos os olhos para o simples, o ouro que se sobressai dentre o cascalho da complexidade inútil. Para se chegar ao simples - ao óbvio - muita água corre na bateia. Sob as cãs que subiram ao palco - ou sob o que restou delas - muita água rolou. É comum vermos uma nova idéia, um novo produto, uma nova estratégia, e afirmarmos: "Oras, isso até eu seria capaz de fazer!". Mas não fiz.

O Fórum deixa três lições. A primeira, mais óbvia, é o conhecimento do simples, que precisamos ouvir repetidas vezes até ficarmos impregnados dele.

A segunda, é o próprio marketing dos palestrantes, provando que o simples vende. É claro que muitas reações em contrário tem o caráter do diálogo entre o vaga-lume e a cobra, quando o primeiro perguntou: "Se não faço parte de sua dieta, por que quer me comer?". "Porque você brilha", respondeu a cobra.

A terceira lição é a da organização, que deu show de bola em como transformar o simples em valor. Meus parabéns à bateia e às pepitas. Que venham outros eventos assim. Óbvio ou não, "Play it again, Sam".

A título de introdução, aqui vai, rabiscada no hotel durante o evento da HSM, a crônica "Uma pergunta que não quer calar". Boa leitura e bons negócios.

MARKETING LATERAL - Philip Kotler
Kotler falou deste livro em sua palestra. Ele define os contornos e a teoria para o marketing lateral, além do desenvolvimento de idéias revolucionárias que serão bem-sucedidas em um mercado consumidor já hipersaturado. Ao remover as limitações do marketing tradicional como mecanismo para o processo de criação de novas idéias, Kotler e Trias de Bes mostram às empresas que, apesar da alta probabilidade de fracasso nesse mercado, é possível alcançar um sucesso extraordinário.

E a gorjeta, doutor?


Respostas: 1 Pessoa comentou. E você, qual é sua opinião?

teste
http://www.mariopersona.com.br

Enviado por Mario Persona em 11/05/2005


Publique aqui seu Comentário. Ele ficará visível nesta página. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do autor deste blog.

Quer falar em particular? Envie um e-mail para
contato@mariopersona.com.br

*Nome (obrigatório):

E-Mail (opcional):

Site (opcional):

Comentário

Código de segurança anti-spam:
Digite aqui em letras maiúsculas)


Leia outros textos nos
arquivos.

Gostou do CAFÉ?
Anote no guardanapo e convide alguém!

De: ....
Para:
Comentário:


*Preencha todos os campos.

Mario Persona CAFE


Subscribe Free
Add to my Page

Cardápio Profissional:

Palestra Palestra com Manteiga
Planejamento Planejamento Light
Comunicação Comunicação Quente
Redação Redação com Ovomaltine
Tradução Tradução Inglesa
Experiência Experiência ao Ponto
Imprensa Imprensa na Chapa
Contato Fale com o Garçom

After Hours: Quero Contar, True Stories, Chapter-A-Day, O Pintor em Minha Janela

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

Livros de Mario Persona

"Ser alguém é ter uma história para contar."
Isak Dinesen

Curioso para saber quem sou? Ok, você pediu. Para poupá-lo, vou começar nos anos 70. Após a fase mauricinho, virei hippie. Isso mesmo. Compus, cantei e toquei em festivais, vivi 3 anos só de macrobiótica e vesti bata de algodão de saco de farinha. Despojamento exterior de um Gandhi, mas vivendo como a rainha da Inglaterra, PAItrocinado no conforto de um apê só meu no Guarujá e faculdade particular em Santos.

Fim dos anos 70, desenhista, designer de ambientes e cartunista, recém formado arquiteto, metido em movimentos de contracultura e volta à natureza, fui morar no mato. Comprei um sítio após uma tentativa frustrada de morar numa comunidade. Onde? Alto Paraiso, GO. Foram 3 anos cantando "Refazenda", criando carrapatos, plantando mato e comendo arroz integral com gersal.

Foi também no fim dos 70 que nasci de novo, após três anos errando à procura de um sentido para a vida em filosofias do extremo oriente. Minha procura terminou no oriente médio
e os anjos ficaram alegres.

Voltei à civilização para continuar a carreira de arquiteto. Tive escritório de arquitetura, fui vendedor de materiais de acabamento, negociador no Banco Itaú e Cia do Metrô, editor de publicações cristãs da Verdades Vivas, tradutor técnico e diretor de comunicação e marketing da Widesoft.

Dinossauro da Internet no Brasil, em 1996 criei meu primeiro site, o bilíngüe
True Stories, seguido do trilíngüe Chapter-A-Day. Trabalhando na Widesoft, criei a comunidade Widebiz e ultimamente mantenho alguns blogs, como este CAFE, o biográfico Quero Contar e o devocional O Pintor em Minha Janela.

Hoje sou
palestrante, escritor, professor e estrategista de comunicação e marketing, além de garçom aqui no Mario Persona CAFE. Para saber mais é só clicar nos docinhos do cardápio profissional lá no alto.

Descobri o ócio criativo e faço que gosto trabalhando em casa. Meus clientes nunca iam ao meu escritório — nem eu — por isso decidi assumir o modelo home-office, conectado a um atendimento profissional, empresas parceiras, ao meu filho
Lucas Persona e aos meus clientes. Adotei o modelo futuro no presente.

Ao lado de minha mesa fica a poltrona de meu filho Pedro, que passa o dia escutando música. Quem é Pedro? Esta é uma outra história que você encontra no livro
"Uma Luta pela Vida", de minha filha Lia Persona, ou acompanhando o blog Quero Contar .

Com tanta
gente lendo meus textos, visitando meu site, assistindo minhas palestras, costumo receber um bom número de e-mails de leitores. Mas nenhum foi tão enigmático quanto aquele que trazia apenas uma pergunta: "Por que você se chama Mario Persona?".

"Você é o contador de histórias de sua própria vida, e poderá ou não criar sua própria lenda."
Isabel Allende



Vida, Carreira & Negócios - PodcastOneVida, Carreira & Negócios - PodcastOne


Powered By Greymatter

Copie o endereço RSS para seu leitor de feed O que é RSS?

 

 

Home | Planejamento | Comunicação | Redação | Tradução | Palestras | Coaching | Crônicas | Experiência | Imprensa | Contato

© Mario Persona Consultoria Ltda. contato@mariopersona.com.br Tel (19) 3038-4283 / Cel (19) 9789-7939 - Limeira - SP - Brasil

moving on, marketing de gente, gestão de mudanças em tempos de oportunidades, receitas de grandes negócios, crônicas de uma internet de verão


© Mario Persona

BlogBlogs.Com.Br Who links to my website?